domingo, agosto 02, 2009

Brasileirão 2009 - Grêmio 4 x 1 Cruzeiro


Aposto que alguém vai querer explicar o jogo pelas expulsões. Vai estar sendo injusto, porque o Grêmio já era melhor antes de ter um homem a mais em campo. Criou mais oportunidades, dominou o adversário, e só não alcançou a merecida vantagem ainda na primeira etapa porque decidiu repetir aquela velha história de empilhar chances perdidas. No segundo tempo, com 11 contra 9, os gols acabaram saindo.

Autuori foi corajoso e inteligente quando colocou Douglas Costa em campo. Não deu certo imediatamente, mas antecipou uma mudança, deu tempo para o time se adaptar.

Eu até entendo um jogador como Renato, Edmundo ou Romário (que invariavelmente eram xingados pela torcida adversária) pedir silêncio após marcar um gol. Mas Wellington Paulista? Aí já é demais. Um jogador insignificante, que sequer é vaiado quando anunciado nos alto-falantes. Gostei muito da postura dos jogadores gremistas, especialmente Maxi e Souza. Tem certas coisas que não se pode permitir. Uma pena que Wellington não ficado em campo até o final do jogo. Seria um merecido castigo.

Roman fez de tudo para estragar o jogo, e a bem da verdade conseguiu. Nenhuma convicção nas marcações, até mesmo nas acertadas. Permitiu todo o tipo de pressão. Escandaloso o pênalti que deixou de dar no chute de Tcheco.


Fábio foi o grande nome do Cruzeiro no jogo. Um bom indicativo da atuação do Grêmio. Mas é justo dizer que os "mineiros" sentiram bastante as ausências de Kleber e Wagner.

Grêmio segue com problemas nas laterais.

Douglas Costa entrou bem, fez boas jogadas, deu velocidade e qualidade ao time. Mas continuo achando que ele não é a solução para todos os problemas do Grêmio, como muitos apregoam.

Que coisa linda foi ver o Tcheco "aloprando" na comemoração do 2º gol.

Baixo público. Frio? Gripe A? Resultados do meio da semana?

fotos: ClicRBS, Lance e Grêmio.net
Grêmio 4 x 1 Cruzeiro
Wellington Paulista (pênalti) 40´
Réver 58´
Tcheco 64´
Jonas 76´
Maxi Lopez 88´

GRÊMIO: Victor, Thiego (Douglas Costa, 28/1T), Léo, Réver e Fabio Santos (Jadilson, 8/2T); Adilson, Túlio (Joilson, 32/2T), Souza e Tcheco; Jonas e Maxi López.
Técnico: Paulo Autuori

CRUZEIRO: Fábio, Jonathan, Leonardo Silva, Thiago Heleno e Gérson Magrão; Fabrício, Fabinho (Soares, 14/2T), Henrique e Marquinhos Paraná (Bernardo, 33/2T); Thiago Ribeiro e Wellington Paulista (Elicarlos, 9/2T).
Técnico: Adilson Batista
16ª Rodada - Campeonato Brasileiro 2009Data: 2/8/2009, domingo, 18h30min
Local: Estádio Olímpico, Porto Alegre (RS)
Público Total: 15.026 (13.306 pagantes)
Renda: R$ 206.665,50
Árbitro: Evandro Rogério Roman (Fifa/PR)
Auxiliares: Roberto Braatz (Fifa/PR) e Marcos da Silva (PR)Cartões Amarelos: Maxi López (GRE) ; Jonathan, Fabrício e Thiago Heleno (CRU)Cartões Vermelhos : Jonathan aos 17/1ºT e Thiago Ribeiro aos 5 do 2ºT (CRU)Gols: Welington Paulista 40/1T; Rever 13/2T , Tcheco 19/2T ; Jonas 31/2T ; Maxi López 43/2T

9 comentários:

martina disse...

acho meio engraçada essa desculpa do frio pra ausência de público. lembra do gremioxpalmeiras em julho do ano passado? aquela chuva torrencial, e um frio de rachar. me dei o trabalho de procurar o público total: 36.688.

André Kruse disse...

pois é, acho que a coisa se explica mais pelo momento, os jogos fora de casa.

Coincidentemente lembrei desse jogo contra o Palmeiras antes de sair pro jogo ontem. O clima naquele jogo era bem mais "adverso" eu estava bem mais animado, disposto.

Mas, mesmo que se leve tudo isso em conta, o público foi muito baixo.

martina disse...

eu acho que é uma conjunção de fatores. o frio influencia, é óbvio. tem os resultados fora, a posição na tabela. mas tem a relação da diretoria com a torcida também. nem quero entrar no mérito da questão, só acho que é um dos fatores. e a bagunça na semi da libertadores, também espantou um monte de gente.

Eduardo Doria disse...

Não chegou dia 5 ainda também...

Já que o Gremio é nulo ofensivamente pela lateral direita, começo a pensar que Jadilson é melhor opção que Fabio Santos mesmo. Problema quem sabe é que pode acabar ficando um 3-5-2 capenga pra direita na zaga.
Tem sim o fator de 2 jogadores a menos, mas com 2 jogadores que driblam (Douglas e Jadilson) a coisa melhorou muito pra vencer uma retranca.

Gustavo disse...

O Grêmio praticamente não tem laterais. Isso é muito preocupante.

Verdade seja dita, o Tcheco teve grande atuação ontem, excetuando-se o pênalti idiota.

Lourenço disse...

Injusto querer comentar o resultado pelas expulsões?
Eu não lembro de uma chance de gol do Grêmio quando tinha 11 contra 11. O Grêmio, com 1 a mais, perdeu o jogo por 1 a 0, embora tenha criado mais chances. Perdeu as chances porque os jogadores que erraram as chances são os mesmos jogadores de sempre. Os erros de gols não fazem o jogo ser injusto, pelo contrário, são parte do jogo e "patrimônio" do Grêmio.
Com 2 a mais, Grêmio finalmente conseguiu fazer gols.

Que bom para o Grêmio, não tem nada com isso e as expulsões foram justas. Só não dá para escondermos o óbvio. Depois de ontem, ficou claro que o Grêmio tinha pouquíssimas chances de bater o Cruzeiro na Libertadores.

Anônimo disse...

Declarações do Roger elogiando o GRÊMIO e a torcida:


http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL1251785-9842,00-SOLIDAO+AMADURECE+ROGER+NO+QATAR+MAS+JOGADOR+JA+VISLUMBRA+RETORNO+AO+BRASIL.html

Vale um post.

Gustavo disse...

Foi um baita jogador no Grêmio, apesar de que o time jogava para ele, diferentemente de hoje.

Mesmo assim, acho que se voltasse para cá, hoje, cairia como uma luva.

André Kruse disse...

Lourenço, acho errado dizer que o Grêmio ganhou somente pelas expulsões. É no minimo simplista.

Gustavo, Não vejo o Roger jogando junto com o Souza.