quarta-feira, agosto 26, 2009

Renato no Grêmio em 1995



Último jogo de Renato com a camisa do Grêmio?

Primeiro uma breve introdução:
"A Copa dos Campeões Mundiais Brasileiros contou sempre com a presença dos quatro clubes brasileiros campeões Mundiais Interclubes: Santos (1962/63), Flamengo (1981), Grêmio (1983) e São Paulo (1991/92). Disputada em três anos seguidos, sempre no mês de julho, entre o final dos campeonatos estaduais e o início do Campeonato Brasileiro, contava com o patrocínio do canal de TV SBT, que transmitia todas as partidas" (Bola na Área)

O jogo em questão foi a partida inaugural da primeira edição do torneio. A grande atração da competição era a possibilidade de um atleta campeão mundial jogar 30 minutos por sua antiga equipe (por exemplo, Toninho Cerezo jogou pelo São Paulo).

No Grêmio, Renato (recém coroado Rei do Rio com gol de barriga) jogou a primeira meia hora do jogo contra o Flamengo, formando o ataque com Paulo Nunes e Jardel (que marcou os dois gols) . Renato saiu de campo dizendo que sempre se dava bem contra o Flamengo.

O torneio foi realizado no período da Copa América do Uruguai, logo as equipes tinham alguns desfalques. Grêmio sem Arce e Danrlei, Sávio e Edmundo desfalcavam o "pior ataque do mundo"

É difícil achar material sobre este jogo. O Vídeo acima mostra um pequeno trecho da transmissão. Ano passado Jardel falou sobre o jogo em um Chat da ZeroHora.com, em 07/06/2008:

Rodrigo: Tu e o Renato já jogaram juntos, lembra? Num torneio em 1995, Copa dos Campeões do Mundo...
Jardel: Rodrigo, jogamos em Brasília e nos demos bem. Até fiz um gol.

Reza a lenda que, apesar do bom resultado, a entrada de Renato não foi muito bem recebida por alguns atletas, que se sentiram ameaçados, o que teria influenciado na decisão de Felipão de não contratar reforços para o Mundial (Rivaldo era um dos cotados).

Segue a ficha do jogo:

Grêmio 2 x 0 Flamengo
Jardel 26´
Jardel 33´

GRÊMIO: Murilo; Marco Antonio, Luciano, Adilson e Roger; Dinho, Luis Carlos Goiano e Carlos Miguel; Renato Portaluppi (Arilson), Paulo Nunes e Jardel
Tecnico: Mazaropi

FLAMENGO: Roger, Gustavo (Fábio Baiano), Jorge Luís, Gelson, Branco, Charles, Fabiano (Leonardo Inácio), Marquinhos, Rodrigo Mendes, Mazinho, Romário.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Copa dos Campeões Mundiais 1995
Data: 04/07/1995, terça-feira
Local: Estadio Mané Garrincha, Brasilia-DF
Público: 29.298 pagantes
Renda: R$ 301.410,00
Juiz: Luciano Augusto Almeida (DF)
Cartão amarelo: Marco Antonio, Dinho e Marquinhos;
Cartão Vermelho: Branco
Gols: Jardel aos 26 e 33 minutos do primeiro tempo

7 comentários:

Renato disse...

Um dos gols do Jardel foi uma bola cruzada pelo Renato que, ao sair de campo, ironizou dizendo que era uma jogada ensaiada.

Márcio C. M. disse...

^ no quarto do hotel.

Vicente Fonseca disse...

Sensacional esse jogo, me lembro perfeitamente. Só não recordava que havia sido antes do bi da Libertadores e dos 5 a 0 sobre o Palmeiras.

Lara disse...

Então deixo a minha opinião.
Em blogs partidários (no sentido mais amplo da expressão, blogs que defendem uma tese), aceito a parcialização, pelo própria natureza.

Comentários ofensivos (no sentido mais amplo da palavra) que trazem risco de responsabilização para o blog, ELIMINAÇÃO

- Quando o blog se propõe ao debate, à controvérsia, ele tem a obrigação ética de aceitar todos os comentários (insisto: menos os ofensivos)que estejam dentro da PROPOSTA DO BLOG

Sob pena de praticar uma VIOLÊNCIA contra o leitor, comentarista de boa-fé que, atendendo ao chamado, ao apelo, ao canto de sereia do blog lhe deu prestígio de leitura, aumentou-lhe o prestígio social e o valor, deu-lhe dinheiro quando o blog tem publicidade.

Assim, na minha opinião, a eliminação de comentário postado segundo as regras anunciadas é abuso à boa-fé do leitor.

Não existem donos absolutos de nada. Até o direito de propriedade constitucional é relativo.

Todas as “propriedades” têm função social. Muito mais ainda esses blogs que, na verdade, pertencem ao Google e ao wordpress (também por isso, mas independente disso).

Como dizem os bacharéis.
Sub censura
S.M.J.

Está visto que tenho opiniões que procuro fundamentar, mas estou longe de verdades radicais e definitivas do tipo “então vai te catar” (cruzes!!!)

Faz teu próprio blog (!?) E se eu quero debater neste, segundo as regras dele, alguém pode me impedir? Só mediante violência virtual, na minha modesta opinião. Mediante discriminação.

Lara disse...

Esqueci de dizer: postado no blog sempreimortal

Gremista Vigilante disse...

Kruse, por favor, elimina o comentário desse desagradável aí de cima.

Pela mãe do guarda! Essa gente perdeu o senso do ridículo!

Quer discutir sobre política gremista e insistir de maneira abusiva sobre o teu ponto de vista? Quer defender o G6? Bate na porta da casa do Cacalo e te apresenta, meu velho. Aqui não!

"Função social" dos blogs... Era só o que faltava... Como diria o pessoal da (finada) Nova Corja, "num intendeu a tenéti"...

Gustavo disse...

Impressionante como esses caras colocam comentários totalmente deslocados do conteúdo do post. Ridículo, para ser mais honesto.

Sobre o post, alguém sabe quem jogou pelo Santos? Será que foi o Pelé?

Sobre política, seria interessante levantar qual será o quorum da próxima reunião do conselho. Aposto que será bem maior do que a última.