terça-feira, dezembro 08, 2009

Brasileirão - Premiações

As premiações do Campeonato Brasileiro sempre são polêmicas, passíveis de discussão. Por que no 4-4-2? Escolhe-se quem fez melhor campeonato ou quem tem mais nome? Alguém viu todos os jogos? Reta final deve contar mais?

A Bola de Prata, da Placar, tem algum respeito pela tradição e por fazer a contagem desde o início do campeonato, mas mesmo assim, historicamente comete uma série de injustiças (como a supervalorização da reta final), e esse ano não foi diferente.

Já o Prêmio da CBF nunca teve muita credibilidade. É completamente dirigido, feito no atropelo e no oba-oba. O Prêmio dado a torcida é um belo exemplo disso. Outra piada é a escolha de Heber Roberto Lopes como melhor árbitro.

Algumas considerações (totalmente subjetivas) feitas a partir dos jogos que eu observei:
- Adriano, Tardelli e Victor são escolhas facéis.
- Pelo que fez no campeonato inteiro, Diego Souza não só seria um dos meio-campistas, como também o craque do campeonato.
- Não escalaria Hernanes de volante.
- Réver teria um lugar na zaga. (não vejo essa bola toda no André Dias)
- Acho questionável a escolha de Kléber na lateral esquerda.
- Não considero injusta a escolha de Andrade como técnico, mas não me agrada essa linha de automaticamente considerar o técnico campeão como o melhor do campeonato.

----------------------------------------------------------------------------------------------------

Bola de Prata Placar

Time: Victor (Grêmio); Jonathan (Cruzeiro), Miranda (São Paulo), André Dias (São Paulo) e Kléber (Internacional); Pierre (Palmeiras), Guiñazu (Internacional), Petkovic (Flamengo) e Marcelinho Paraíba (Coritiba); Adriano (Flamengo) e Diego Tardelli (Atlético-MG)

Bola de Ouro: Adriano (Flamengo)


----------------------------------------------------------------------------------------------------

CBF - Craque Brasileirão 2009

Time: Victor (Grêmio); Jonathan (Cruzeiro); André Dias (São Paulo), Miranda(São Paulo); Júlio César (Goiás); Hernanes (São Paulo), Guiñazú (Internacional); Petković (Flamengo), Diego Souza (Palmeiras); Diego Tardelli (Atlético Mineiro) e Adriano (Flamengo).

Melhor Jogador: Diego Souza (Palmeiras).
Craque da torcida: Darío Conca (Fluminense).
Revelação: Fernandinho (Barueri).
Torcida de ouro: Flamengo (Série A).
Melhor técnico: Andrade (Flamengo).
Melhor árbitro: Héber Roberto Lopes.

2 comentários:

Hélio Sassen Paz disse...

Kruse,

Não existe supervalorização das rodadas decisivas do brasileirão na Bola de Prata. Eles põem pelo menos três pessoas para atribuir notas aos jogadores em todos os jogos pelo país inteiro e só se torna inelegível quem tiver MENOS de 16 jogos.

Se um cara tiver 22 notas 8, a média dele será 8. Se outro tiver 38 notas 8, a média dele será 8 e o desempate favorecerá quem atuou mais. Isso me parece justo.

Antes dos pontos corridos, sim, a Placar atribuía um décimo a mais para os jogadores dos clubes que passavam de fase.

O Diego Souza degringolou quando o Pierre (maior ladrão de bolas) e o Cleiton Xavier (melhor meia de ligação) se lesionaram e passaram muitas rodadas fora. Como o Palmeiras decaiu horrores e o próprio Diego Souza diminuiu muito o seu índice de assistências e de gols e o Palmeiras caiu vertiginosamente na tabela, então EU penso que foi justa a escolha do Pet.

O modelo de premiação da Placar é transparente e bastante conhecido. Pode não ser perfeito e também não escapa de uma certa dose de subjetividade. Mesmo assim, mais justo, por estas bandas, não existe. E, ao contrário da maioria das coisas, a Bola de Prata é um prêmio cujos critérios nivelam por cima.

A propósito: o Victor tirou uma única nota abaixo da média 5: foi 4,5 no Grenal do frango no Beira-Rio. E o Mário Fernandes só não ganhou a Bola de Prata no detalhe. O Réver poderia tê-la ganhado, desde que o Grêmio tivesse levado uns três gols a menos e garantisse a melhor defesa. Só por isso perdeu para André Dias.

[]'s,
Hélio

Madcamp disse...

Pior foi o Gaciba ser escolhido como segundo melhor arbitro. o cara passou a maior parte do campeonato de molho por nao passar nos testes físicos.

Guiñazu e Sandro, Diego e Cleiton Xavier... pq jogadores q sao titulares e jogam juntos concorreram na mesma posição?
Sandro joga pela direita e guiñazu pela esquerda, diego joga pela esquerda e cleiton pela direita...

André Dias? o Miranda até concordo, mas o André dias foi ridículo.

Hernanes? jogou bem durante um mês (e bem na época q foram feitas as pesquisas) o resto do campeonato nao jogou nada.

Vitor do Goiás jogou mto mais q o Jonathan do Cruzeiro. todo jogo q vi do Jonathan ele sumiu em campo.

Qto ao arbitro, o Heber foi considerado o melhor, mas na verdade, ele foi o menos pior. Q arbitragem ruim e atrapalhada desse campeonato.