quinta-feira, janeiro 07, 2010

Douglas Costa - Bom negócio?

O assunto do dia não poderia ser outro: A venda de Douglas Costa.

Tivesse tal venda sido efetuada no primeiro semestre de 2009 eu não teria a menor dúvida, acharia um grande negócio. Contudo, pelo que ele apresentou nesse finalzinho de 2009 eu confesso que fico um pouco dividido. E pelo jeito não sou o único. No Grêmio Libertador o negócio foi classificado como péssimo, ótimo e mais ou menos

Olhando friamente, não há como dizer que foi uma negociação ruim. Douglas estreiu no Grêmio em outubro de 2008. Desde então se contam nos dedos suas boas atuações com a camisa gremista (muitos dirão que faltaram oportunidades). No mundial sub-20 não teve o destaque e a projeção esperados. 6,5 milhões de euros é um valor bem razoável para um jovem atleta, muito embora jogadores de menor cartaz tenha sido vendidos por quantias superiores. Só não me animo muito com esse percentual em venda futura, algo incerto e de difícil controle.

Mas é compreensível a "revolta" dos que acharam ruim a saída do jogador. Douglas ainda sinalizava com uma possibilidade de crescimento, amadurecimento em 2010. Poderia fazer um bom primeiro semestre e ser vendido no meio do ano (quando o mercado é "mais comprador"). Há também a desilusão com a saída de jovens jogadores de um modo geral. Eu não gosto como essa vendas são tratadas pela imprensa, como se fossem imperiosas (onde é que está escrito essa "regra" de uma venda por ano?)

A até então estranha contratação de Hugo faz muito mais sentido agora. Ponto para o planejamento feito pela direção. Só não gostei dessa história de querer justificar a venda para fazer caixa e satisfazer credores. Nada contra a "responsabilidade financeira", mas será que isso não deveria ter sido levado em conta antes de gastar milhões de euros na compra de Souza? Ou o momento justificava a extravagância? Me parece uma postura um tanto incoerente.

Ainda, não há como ficar brabo com o jogador. De fato ele vai se esconder na Ucrânia, mas também não podemos ignorar que essa poderia ter sido a única proposta milionária da carreira dele.

5 comentários:

Márcio C. M. disse...

Comprar o Souza mercenário, chinelinho, rachador de vestiário e enceradeira por 2 milhões de euros e vender um jovem por 5, 6 ou 7 milhões de euros é inaceitável.

Eduardo Doria disse...

Venda garante a folha de pagamento do time titular durante o ano todo, acredito.

Infelizmente o Gremio não tem condições de apostar em jogadores.
Apareceu proposta teve que vender mesmo.
É triste ver que ao mesmo tempo que se vende um jogador diferenciado, o Gremio faz mais um papelão na Copa São Paulo. Só deixa aquela impressao de que tão cedo nao aparece outro.

Prestes disse...

"Ou o momento justificava a extravagância?"

O argumento da direção era esse, André.

Carlos Maria disse...

Caro Eduado:
Porque sempre tem que sobrar para as categorias de base. Hoje ZH faz um levantamento e aponta 90 milhões nbos últimos 04 anos com venda de jogadores de base.
O grêmio acaba de ser campeão da maior competição nacional de sub-20, esta sim altamente técnica.
Esta "copinha" é para empresário ver e vender jogadores. Só tem timecos(tirando os grandes) que só se encontariam lá na final.
Ela é para jogadores sub-18, porque assim é mais fácil roubar eles dos clubes, pois jogador com 18 normalmente tem um contrato feito aos 16 anos e já por terminar aos 18 e com isso com seis meses de antecipação poder assinar um pré contrato.
Que não estamos fazendo uma grande campanha é verdade, mas tentar jogar tudo por água abaixo é f...,
Tenho certeza que para os garotos"inexperientes" sempre é bom ter uma oportunidade dessas. Agora julgar que pelos resultados niunguém jogará ou será um craque me parece muita falta de critério e observação.
Vamos com calma, tem muito jogador bom que não foi para são paulo.
Por favor deixem de fazer critica e se preocupem mais em ajudar a construir.
Os moranguinhos levaram também uma goleada ontem. A base ganhou 04 títulos este ano, pela primeira vez ganhou mais que o rival e isso é o que importa realmente.
Ganhar sempre é impossível.

Eduardo Doria disse...

Bom, eu nao to deixando de construir e a csp é sempre decepcionante mesmo. São anos assim. Não da pra negar os fatos. Momento algum mencionei que o Gremio tem que deixar de lado o trabalho feito nas categorias de base.
Só ressaltei a coincidencia dos fatos da venda e a desclassificação. Inclusive usei o termo impressão ali.
Se o Inter levou goleada, não altera o fato do Gremio não ter ganho de dois times pequenos. Talvez até dois "timecos" pra maioria das pessoas.