segunda-feira, janeiro 04, 2010

Jogos Para Sempre - Copa do Brasil 1989



Download em:

http://www.futvideos.com/2009/12/jogos-para-sempre-gremio-x-sport-final.html


Considero o "Jogos Para Sempre" um programa extremamente válido. Tão válido que penso que o programa deveria ser contínuo, e não só um tapa buraco de final de ano. Faltam no Brasil mais trabalhos sobre a memória do futebol.

Tenho alguma restrição quanto ao formato do programa
. Esse não foi diferente. Penso que o entrevistador poderia induzir menos as respostas, deixando o entrevistado mais solto pra falar. Também me incomoda um pouco a lembrança do jogo em flashes, gostaria mais que o jogo rolasse "solto".

Acho que esse ano a escolha dos jogos a serem abordados foi fraca. Me pareceu muito mais um agrado a várias torcida do que propriamente uma escolha de partidas com boas histórias de serem contadas. E, me perdoem pela "heresia", mas aí se incluí o segundo jogo da final da Copa do Brasil de 89.

É uma partida importante na história do Grêmio, primeira edição da Copa do Brasil e etc..., mas olhando friamente, o jogo em si é normal, Sem grandes ocorrências, sendo o frango do Mazaropi o fato mais inusitado. Eu poderia listar uma série de partidas do tricolor que são mais interessantes do que essa.

No programa em si, acho que faltou a palavra de algum jogador do Sport sobre aquela partida, bem como imagens do primeiro jogo e detalhes das campanhas das equipes. Mazaropi foi bem, muito franco e carismático como sempre. Cuca falou pouco, sequer contou a história do chiclete.

Enfim, feitas todas essa ressalvas, ainda acho que é um programa que deve ser visto, tanto por quem já conhece, como também por quem não conhece a história.

4 comentários:

Lourenço disse...

Concordo com tudo, inclusive falei sobre isso com amigos nas festas de final de ano. Flamengo 2 x 2 Grêmio, de 1997, seria sensacional, assim como Grêmio 5 x 0 Palmeiras.

André Kruse disse...

97 a copa do brasil foi transmitida pelo SBT, acho que é um impecilho.

Mas mesmo na CB89 teve o Grêmio 6x1 Flamengo que é um jogo interessante.

Limão disse...

Meio fora de post mas acho seria interessante um post de restrospectiva dessa década maldita, pois das ultimas 3 decadas essa foi a pior que tivemos, em 80 e 90 ganhamos titulos expressivos,internacionais, e nessa ultima que passo só levamos uma copa do brasil de expressivo... o que acha?

Rodrigo Cardia disse...

Um jogo interessante de ser revisto seria um dos decisivos contra o Corinthians na Copa do Brasil de 2001 - talvez mais o segundo, um verdadeiro chocolate!

Outro JOGAÇO daquela mesma competição foi o São Paulo x Grêmio no Morumbi pelas quartas-de-final, 4 a 3 pra nós.