domingo, março 07, 2010

Camisas 2010



Eu não gostei nenhum pouco. Farei maiores considerações depois. Por enquanto somente pergunto:

- Isso é um modelo tradicional?





E o que foi esse lançamento? Cria-se todo um suspense para as camisas serem apresentadas 5 minutos antes da bola rolar?



34 comentários:

Rodrigo disse...

digamos que ficou "menos pior" do que a anterior de "marinheiro" e continuam descaracterizando o manto... inverteram as cores e diminuíram o número de listras (antes tinha 3 azuis e 2 pretas, agora tem 2 azuis e 1 preta)... lamentável,talvez servisse como fardamento pro kawasaki frontale.
o segundo (branco) SEM COMENTÁRIOS! fora puma 2010!!!

Eduardo disse...

A camiseta tem 1 listra preta.
O que seria as outras é cortada ao meio pelas costuras de baixo do braço.
O estatuto teria que garantir larguras iguais das listras azuis e pretas.
De frente não é uma camiseta feia, mas descaracterizou muito nossa camiseta.

Sancho disse...

Primeiro, as camisas são bonitas; ambas! O modelo tradicional é BASE para o desenvolvimento dos desenhos; nada mais. Caso contrário, a camisa deria igual todos os anos, o que é ridículo para os padrões atuais, seja com a Puma, Nike, Adidas, Kappa, Lotto, Umbro, Olympikos, Penalty, Wilson, etc.

Só que isso não retira o fato do Pacheco não fazer idéia do que seja "marketing".

martina disse...

e por que esse contorno no logo da midea?
polui e dificulta a leitura. fica feio até pra eles.
que triste.
a propósito, pra ficar encima do escudo, deviam ter pagado mais de 5 milhões.

acho que foi de vergonha que esconderam tão bem por tanto tempo.

claudioblog disse...

Realmente lamentável, e agora não adianta colocar o tercedor a escolher o modelo de camisa preta pra fazer "uma média", foi completamente mentirosa a fase de pré-lançamento. Gostaria de ver a vontade do torcedor ouvida em um movimento FORA PUMA em 2010.

Miguel disse...

Pois é... não tem NADA de 95 nessa camisa. Talvez só o número preto com contorno branco(como o da réplica). Não sei de onde tiraram essa idéia de colocar as listras azuis bem mais largas que a solitária listra preta, afinal... o preto é tão importante quanto o azul na combinação de cores e listras proporcionais atenuariam em muito o problema dessa camisa. Sem falar na praticamente extinção do branco na camisa(um detalhe branco na gola e naquelas listras de detalhes, que sempre tem, já trariam um alívio visual).
E o pior... é que eles fizeram isso usando o melhor template(é o da camisa verde da Arábia) disponível. Parece até má vontade... porque... olha a parte de trás da camisa: Banrisul e o número são pretos com contorno branco, mas o Tramontina segue branco com o contorno preto, não tem equilibrio, parece q foi feito sem pensar. Não sei como a direção aprovou isso, afinal... essa foi a segunda camisa que a Puma fez, lembrem-se que saiu na ZH que a empresa tinha feito a camisa, daí a direção pediu algumas alterações... imaginem que horror devia ser essa primeira versão.
Olha, a minha primeira impressão com essa camisa foi pior do que a do ano passado.
Se o lançamento não tivesse sido 5 minutos antes de um jogo(êee marketing), tinha que fazer como foi feito no Feyenoord ano passado: manda fazer de novo e fazer direito!

A branca, entretanto, me agradou bastante. O template africano caiu bem nela. Não ficou sem graça, nem algo muito bizarro... a númeração é mais interessante e tem o detalhe legal da gola na parte da nuca, que junta as 3 cores, como se fosse uma bandeira, assim como as listras pretas e azuis(eu sempre quis uma camisa assim, desde uma do Boca Juniors, que era no mesmo estilo).

A que o Victor usou me surpreendeu, tanto pelas cores(que ficaram legais), quanto pelo desenho da camisa do Buffon. Provavelmente lançarão umas 500 cores a mais, então... não duvido que essa seja a camisa mais vendida, afinal.. é bonita e o Victor é o ídolo indiscutível do time.

Ainda faltam ver as de treino(que, diz o Pacheco, serão nas cores do Grêmio) e a eleição da dita camisa Third... que torço pra que seja azul e preto, pra poder ser usada de vez em quando no lugar da tricolor, porque... ver mais essa 'invenção' da Puma... só traz desgosto.

E... renovaram com eles até 2013. Não entendo, a proposta financeira foi superior a dos demais, mas... na hora de desenhar a camisa, parece que consideram o Grêmio apenas mais um clube no seu catálogo, não o único no Brasil.

Miguel disse...

Ah! Engraçado... ontem eu tava olhando a comunidade do Grêmio antes do lançamento... e teve alguém que postou um mockup que eu fiz em 2008(que tu até publicou aqui na época), dizendo que aquela seria a camisa. Hahaha...

Gustavo disse...

Só há uma forma de tirar a Puma do Grêmio - não comprando as camisas. Não adianta ficar assinando abaixo-assinados e tal e depois comprar a camisa do popeye e agora essa nova aberração.

Outra coisa que o conselho deliberativo poderia fazer é definir e "travar" alguns aspectos da camisa tricolor, como largura das listras e tonalidade do azul. Alguns detalhes poderiam ser modificados de um ano para o outro.

Não sei porque, mas essa camisa me lembra um pouco as do Club Almagro, da Argentina. Acho que é isso que a Puma quer, comparar-nos com um time do Ascenso argentino.

Márcio C. M. disse...

A torcida do Grêmio já mostrou que não indignação contra isso. Por esse motivo não farei nada esse ano.

Tarsis Salvatore disse...

Tb pretendo fazer um longo post sobre isso. Por hora, fiquei mais ou menos com as mesmas dúvidas que tu.
A minha sorte é que eu não comprei a camisa antecipadamente e por um erro de cadastro meu cartão do exército gremista não chegou.

Acabei comprando com desconto, a camisa tricolor da Libertadores do ano passado mesmo! Ufa!

TSalvatore disse...

Fiquei com as mesmas dúvidas, embora não tenha achado que a camisa é medonha com oa do ano passado, tb estou decepcionado.

Lucas Dornelles disse...

Não me agradou nenhuma das duas camisas. ok, ambas são muito melhoras que as de 2009, mas não parecem camisas do Grêmio.
Tá na hora de alguém avisar pra Puma que o manto tricolor tem que ser respeitado, ou o Grêmio deveria entrar em campo com qualquer camisa "retro" fabricada pela marca, que faz muito mais jus a história tricolor.
O número da camisa tricolor consegue ser até mais estranho que o "pixelado" usado nos últimos anos.
Gostaria de saber quando teremos um fornecedor de material esportivo competente.

Miguel disse...

Um exercício de imaginação... e se a Adidas fornecesse pro Grêmio: http://www.footballshirtculture.com/10/11-kits/djurgardens-if-2010-adidas-home-kit.html

Luciano disse...

Achei muito massa, tanto a titular como reserva

Anônimo disse...

infelizmente, quem manda na camiseta é o fornecedor de material esportivo.
e, mais uma vez, comprovadamente o "marketing" do Grêmio desconhece o significado de propaganda. quando acertam em uma novidade, parece que querem desagradar à torcida. a camisa da libertadores 2009 foi a mais bonita e a menos usada. tá tudo errado. Mauro - portoalegrense de Buenos Aires.

André Kruse disse...

Sancho, gosto nao se discute. Mas esse é um sofisma que se criou para justificar esse tipo de coisa, essa historia de que a camisa seria igual todos anos. Não é verdade. Da pra mudar muita coisa. Gola, qual a listra fica centralizada, tamanho das listras, o que eu pessoalmente nao admito e mudar é deixar a listra azul maior do que a preta (o que aconteceu em 2007 e 2010) ou interromper a continuidade das listras ( o que aconteceu em 2008 e 2009)

Eduardo disse...

Horrivel, detestavel. eu acho o fim da picada uma empresa vir e destruir a tradição de um time grande como o Grêmio. É tão simples! Umas 3 ou 4 listras azuis, 3 ou 4 pretas, do mesmo tamanho. E entre elas uma listra menor (mas visivel) branca. Ta pronto! PORRA! Que é isso? Uma listra preta no meio só? Isso pode ser qq outro time de merda, mas não é o Gremio! Some Puma, vai embora logo, pelo amor de Deus. Mais um ano com uma camisa ridicula!

natusch disse...

Eu vou ter que ser sincero, e dizer que até gostei da camisa. Ela é bem diferente mesmo, é uma camisa "tradicional" nem aqui nem no camelódromo. Mas eu tendo a achar que a gente não deve julgar a camisa de um clube de futebol a partir de fotos ou manequins, e sim dentro do campo - acho que é no gramado que a combinação de cores e formas ganha vida de verdade. E dos lances que vi do jogo de ontem, ela pareceu bastante bonita para os meus olhos. É uma impressão inicial, que pode mudar, mas eu gostei num primeiro momento. É uma sensação que eu tive com a de 2007 também: na hora que vi as fotos levei um susto, mas depois concluí que ela funcionava muito melhor vestida do que mostrada.

alguém disse...

O fato é que podem lançar a camisa que for, sempre vai ter alguém reclamando.

Achei que ficaram boas, diferentes, mas dentro do que sempre foi e (deve) ser feito: estão lá o azul, o branco e o preto. Não é isso que importa?

Aliás, o que importa mesmo é que o time jogue um futebol convincente, com camisa feia ou não. E até agora não se viu isso. Mas é mais fácil reclamar do design da camisa, né?

E só o fato de terem abolido aquela gola marinheiro já melhorou em 100% o visual.

E pra quem viu a camisa ao vivo, sendo usada em jogo (como eu), não existe nada a reclamar. Ela ficou muito agradável visualmente.

Eduardo disse...

Prefiro ver meu time jogando bem e com camiseta bonita.
Essa coisa do "tem sempre gente que reclama" também dá nos nervos.

O template dela é bom, mas nas laterais ficou demasiado preta.

A gola achei legal. O tom de azul também. A fonte dos numeros também é boa, embora ainda estranhe o preto no fundo azul.

O banrisul em preto nas costas tb ficou estranho demais. Aparentemente nao é aquele material colado como é na frente.

Como disse lá no inicio, feia ela não é, mas descaracterizou muito as listras.

E o discurso do Pacheco tava mais pra uma tentativa de amenizar as coisas do que por apreço real pela camiseta nova.

Eduardo disse...

No video de lançamento na Gremio TV
mostra uma camiseta sem o Midea e com a gola diferente (talvez essa esteja dobrada).

A menina com a 9 que puxa a "bandeira" com o desenho da camiseta também me pareceu estar com uma camiseta sem o Midea.

Curiosidade apenas.

http://img291.imageshack.us/img291/7642/diferente.png

Dinho disse...

A irritante Brasileiro 2009, felizmente, nunca mais!
A preta, com detalhes celestes, deve ficar interessante.
Poderia ter uma celeste também...

Sancho disse...

AK,

Claro que gosto não se discute, mas eu não estou discutindo gosto. Para o meu gosto, a camisa tem diversos problemas. O que eu faço é procurar enxergar ALÉM do meu gosto; e enaltecer aquilo que há de positivo.

Estou para dizer que o alargamento das faixas azuis deu-se pelo surgimento, de última hora, do patrocínio da Midea.

Mas, esse alargamento foi visualmente compensado com os ombros, laterais e números em negro; deixando a camisa equilibrada (até mais que a de 2004, que eu tenho e acho muito boa).

Abraço.

Sancho disse...

AH! Sobre o tamanho das listras, eu concordo; mas sempre haveria "tradicionalistas" para reclamar que estão muito largas, ou muito estreitas, que tem muito branco, que tem pouco branco, que o azul não é esse, que o preto não é esse, que o branco não é branco...

Abraço.

RAFAEL disse...

Galera...

Ponto 1) Quem disse que se "não for diferente, não vende", não entende nada de tradição.

PERGUNTA: a camisa #1 do Boca muda muito o seu design de ano pra ano ?? E a do Milan ?? E a do River ?? E a da Inter ?? E a do Real ?? E a do Atletico de Madrid ?? E a da Juventus ??
ATENÇÃO: Eu perguntei com relação a #1... as demais, Ok, pode mudar. É a história do clube, puxa vida!! Respeitem-a...

Ponto 2) Esses pseudo-lançamentos, mostra claramente, que não existe uma pesquisa de mercado antes de cada temporada. Qual o "target" destes produtos ? Até onde sei, é a torcida, certo !? Pois bem.........se é a torcida, então pq não "escutam" a torcida ??? É tão simples... Mais uma vez, iremos passar uma temporada, na bronca com a direção...

Ponto 3) ALÔ ALÔ Conselho Deliberativo..... A camisa #1 precisa ser estatizada, precisa ser homologada no estatuto do Clube. O fornecedor de material esportivo, precisa seguir uma norma de medidas mínimas e máximas. Ficando dentro dessa homologação, sem problemas. CONSELHO OMISSO DÁ NISSO !!!!!

Ponto 4) Fica evidente que na época do Odone, as tradições do Clube eram mais fundamentais. Essa tradição tem muitos méritos, mas peca por entender que "modernidade" é "invencionismo.


POR FAVOR, ME RESPONDAM AS PERGUNTAS QUE FIZ NO PONTO #1.



Abs

Lucas Dornelles disse...

Na minha opinião se a camisa gerou esta discussão, já está errado.

Todo mundo conhece a camisa do Grêmio como TRICOLOR. Com listras em igual numero em azul, preto e branco.

Isso é fato. Querem fazer novos modelos? Que usem as camisas número 2 e 3. Não a titular.

Pra mim a camisa do ano passado era muito mais coerente com a tradição gremista do que esta, o que estragou foi a gola. Fazer uma camisa por causa de um patrocinador é uma das coisas mais absurdas que já ouvi. Bom o tempo em que fomos o primeiro clube a fazer com que a coca-cola mudasse a cor do seu logo de patrocínio respeitando a tradição do clube e rivalidade gre-nal.

Bruno Coelho disse...

Rafael, as camisas citadas, fora do Milan e do Real Madrid (ambas da Adidas) já mudaram sim. Nos casos dos clubes de camisas listradas, tradicionalmente possuem listras mais finas e a Nike já fez modelos com listras bem maiores (modelo 2005 da Juventus ilustra o que quero dizer). A mesma Nike já fez algumas mudanças na camisa do Boca Junior, muitas vezes variando o tom de azul do mais claro para o mais escuro. Repare, que não estou justificando e nem defendendo o desenho do novo modelo feito pela Puma, mas os clubes que você citou, a maioria deles já tiveram mudanças e "crimes" feito pela fornecedora de material.

Sancho disse...

A do Boca muda DIRETO! Até o escudo...

Sancho disse...

A do Boca muda DIRETO.

RAFAEL disse...

Sancho e Bruno

Uma coisa é aumentar ou dimunuir o tamanho das listras. Ok ! Isso não teria problema........se fosse só isso.
O problema da PUMA é que eles inventam demais.

Ps1: o Boca adotou no seu uniforme (núm.1), o azul escuro e o tamanho da listra amarela padrão, de uns 5 anos pra cá. É só pesquisar e verão... A questão do distintivo foi pq não existiam mais espaços para tantas estrelas...O que muda de uma temporada pra outra, são pequenos detalhes... tipo: cor de gola/mangas, fonte da numeração, patrocínio master, etc...

Ps2: A do Real (núm.1) que eu me lembre NUNCA deixou de ser toda branca. O que pode ter mudado são pequenos detalhes, como por exemplo ou na cor lilás, ou cor preta.

Ps3: A da Juventus só muda praticamente o tamanho das listras preta/branca. Só isso...

Todas essas agremiações mexem (inventam!!) apenas com relação ao uniforme número 2, 3... o número 1 é no máximo com relação a esses detalhes que citei acima.

Até a macacada já percebeu que o uniforme número 1, não deve ser modificado tanto assim de ano pra ano. Até os símios...

Mesmo assim, eu acho que houveram evoluções, como o do tamanho maior e com azul mais claro, do escudo do Clube por exemplo. Ficou bem legal !!


ENTRETANTO, NÃO É POR ACASO QUE A PUMA É FORNECEDORA APENAS DO GRÊMIO AQUI NO BRASIL E DE POUCOS CLUBES DE PESO DENTRO DO MUNDO DO FUTEBOL.

ELA AFRONTA AS TRADIÇÕES CENTENÁRIAS DAS INSTITUIÇÕES !!

ESSA É A REAL !!!!

100 ANOS DE HISTÓRIA NÃO PODEM IR PRA LATA DO LIXO COMO SE ESTIVÉSSEMOS ERRADOS O TEMPO INTEIRO !!!

PUMA QUE ME PARIU !!!!!!!

Alfredo disse...

Clube grande respeita o ESTATUTO, ARTIGO 113: AZUL CELESTE sempre.

Gustavo disse...

Eu imaginei que o primeiro argumento pró-camiseta-lixarenta-2010 seria que ela é melhor do que a de 2009. Quer dizer que é só fazer uma camisa ULTRA RIDÍCULA num ano que depois, fazendo uma UM POUCO MENOS RIDÍCULA já tá boa?

Pelo amor de Deus, perderam a referência de qualidade, só pode ser.

Insisto, a melhor forma de tirar esses inúteis é não comprando a camisa. Todo o resto é bobagem.

Anônimo disse...

PESSOAL, POR FAVOR!!!!!! QUALQUER CLUBE É TRATADO PELAS EMPRESAS DE MATERIAL ESPORTIVO "COMO MAIS UMA NO CATÁLOGO" E PRONTO!!!!!!, OU ACHAM QUE SERIA DIFERENTE COM O GRÊMIO, OU COM OUTRA FORNECEDORA, ISSO SERVE PARA GRÊMIO, MILAN, BAYER, REAL MADRI, ETC...ESSA FRESCURA DE ACHAR QUE O CLUBE PARA O QUAL TORCEMOS TEM QUE SER TRATADO DIFERENTE BEIRA A INFANTILIDADE PARA NÃO DIZER OUTRA COISA.
AS CAMISETAS FICARAM BONITAS, SE TODO ANO FOSSE FEITO O MESMO PADRÃO CHEGARIA UM PONTO QUE NINGUÉM MAIS COMPRARIA CAMISETA, SERIA O LENGA LENGA DE SEMPRE, O QUE TEM QUE SER RESPEITADO É O BÁSICO DA INSTITUIÇÃO, NO CASO DO GRÊMIO AS LISTRAS VERTICAIS E AS CORES AZUL CELESTE, PRETO E O BRANCO, OU QUEREM TODO ANO A MESMA COISA?? NO MAIS É SEMPRE ESSE RANÇO UM NÃO GOSTA DISSO UM NÃO GOSTA DAQUILO.OLHEM OS UNIFORMES FEITOS PELA REEBOK AQUILO SIM É LIXO NÃO TEM NADA DE NOVO SEMPRE A MESMA PORCARIA, OS PRÓPRIOS TORCEDORES QUE USAM CAMISETAS DELES RECLAMAM DA QUALIDADE DO PRODUTO, SEM FALAR NO MAU GOSTO DOS UNIFORMES QUE ELES DESENHAM (OLHEM OS UNIFORMES QUE ELS ESTÃO FORNECENDO ESSE ANO PARA O SÃO PAULO, CRUZEIRO, E PARA O PESSOAL DO ATERRO DA BEIRA DO RIO)SIMPLESMENTE RIDÍCULO, QUALQUER MALHARIA DE INTERIOR FARIA MELHOR QUE AQUILO.
CONCORDO COM QUEM CRITICOU O CESAR PACHECO, ELE REALMENTE DIVULGOU EM MAIS DE UMA OPORTUNIDADE QUE O UNIFORME SERIA SEMELHANTE AO DA LIBERTADORES DE 1995, EU ACHO QUE ELE É TÃO TONTO QUE CONFUNDIU 1995 COM 2005, POIS, ESTA CAMISETA SE PARECE MAIS COM A DE 2005 SEM SOMBRA DE DÚVIDAS. A DE 1995 ERA COM GOLA POLO, ISSO SÓ DEMONSTRA A FRAQUEZA DO PESSOAL AMADOR DO MARKETING DO GRÊMIO, NEM OS MODELOS ANTERIORES ELES SABEM OU LEMBRAM.
AGORA VAMOS AGUARDAR O LANÇAMENTO DA 3ª CAMISETA NA COR PRETA, ESPERO QUE CAPRICHEM, POIS, DEVERÁ SER UM SUCESSO DE VENDAS.

Lucas Dornelles disse...

Eu sou a favor de esperar a camisa que os sócios vão escolher (isso se realmente acontecer isso) e fazer campanha pra que usem aquela camisa como uniforme numero 1 de 2010.

Chega de incompetentes escolhendo o manto tricolor. O Grêmio é da sua torcida e não de meia dúzia de conselheiros que se acham donos do clube.