domingo, março 07, 2010

Camisas 2010 - Sugestões de melhoria



O aspecto que mais me incomoda na camiseta é a proporção (no caso a desproporção) entre a listras. A listra branca esta quase imperceptível e a listra azul está grosseiramente maior do que a preta. Tal fato não passou despercebido. Vários foram os comentários neste blog e em outros posts:

"O preto tem tanta importância quanto o azul na camisa do Grêmio. Acredito que quanto mais tradicional uma camisa de futebol, melhor." (Clube da Bolinha - 06 de março de 2010)

"Eu gosto dos uniformes do Grêmio com mais azul do que preto, mas achei que a falta do branco deixou a camisa carregada demais - talvez uma gola branca equilibrasse mais. Além disso, as faixas pretas, bem mais estreitas do que o de costume, deixaram a camisa meio, hã, pelada - de relance parece uma camisa estilo Ajax, com detalhes pretos nas laterais, e não uma camisa listrada." (Minhas Camisas - 07/03/2010)


Pro meu gosto, vendo assim de longe, ficou parecendo uma camisa azul com um "T" preto.

Quanto a listra azul mais larga, tem muita gente supondo que tal fato se deve ao patrocínio da Midea, que a listra foi aumentada para acomodar melhor o símbolo da empresa. Prefiro não acreditar nisso.

Enfim, medi a proporção das listras nessa camisa. O resultado pode ser conferido na imagem acima.

Com base nisso, me atrevi a fazer algumas sugestões de melhoria.

A primeira, a mais óbvia. Deixar a listra azul do mesmo tamanho da listra preta:


Depois, usei como base algumas camisetas que sabidamente fizeram ( e ainda fazem) sucesso entre a torcida.



A terceira, tendo como base a proporção adotada pela Kappa em 2001 (que pra mim seria modelo mais parecida com essa nova):




E por último com a proporção usada na camisa da Libertadores de 2009:

Abaixo um comparativo entre as proporções citadas:



48 comentários:

Márcio C. M. disse...

Qualquer uma menos a tua primeira sugestão me serve, ficaram muito boas!!!

FORA PUMA!!!

TSalvatore disse...

Curiosamente todas a sugestões melhorariam substancialmente a nova camisa.

O uniforme novo é tão esquisito quando o time atual, já repararam?

Só que a Puma tem a lei do menor esforço, quer enterrar o design tradicional da camisa gremista em algum de seus padrões do ano, foi o que ela fez.

O designer da Puma não deve ser brasileiro, ou deve torcer para algum outro time, do contrário ouviria a nação tricolor, mesmo que fosse só para melhorar as vendas.

Mais um ano de baixas vendas do uniforme tricolor. Como eu disse anteriormente, o azar é só do próprio Grêmio.

Ou o time se consegra Penta Campeão da Copa do Brasil, ai vai vender o uniforme não importa como ele seja.

Em tempo: quem sabe o uniforme preto não salva a pátria?

Eduardo disse...

Listras finas nao ficam bem com as ombreiras pretas.
---
Olhando assim de frente, a camiseta 2010 parece ter pouco preto, mas de lado, esta excessivo. Se a ultima listra preta for grossa (como teu desenho tipo 2001)a camiseta ficaria preta com 2 listras azuis....

A baseada na proporção de 2005 ficaria a melhor, mas teria que ter o recorte lateral alternando preto com branco ou azul com branco.
---
O modelo do desenho ideal seria aquele que foi mostrado no campo ontem, pois mostra mais a lateral da camiseta. É o template mesmo dela.
--
O trabalho ali das proporções está esclarecedor. Muito obrigado Andre, pq quase peguei uma regua hoje de tarde pra fazer isso aqui e desisti. Valeu.

Miguel disse...

Bom comparativo, mesmo.
A que mais me agradou foi a de 2005(mais listras azuis e os detalhes pretos dão equilíbrio à camisa)... mas a primeira sugestão(10x10) demonstra que, mesmo com listras azuis mais estreitas, o logotipo da Midea segue bem colocado. Pra mim, isso demonsta que não tem a ver com o logotipo e mais com invencionices da Puma.

Acho que seria digno que todos os blogs gremistas fizessem um mesmo post, com a sugestão de uma camisa no mesmo padrão, mas com essa modificação nas listras. Além de uma reclamação formal com o departamento de "marketing". Afinal, Feyenoord e Uruguai já conseguiram sanar cagadas feitas pela Puma... isso também pode ser apresentado como argumento, então acho que vale a tentativa.

Rodrigo Rodrigues disse...

André,

A atual inspirada em 2005 e 2009 ficaram boas, a de 95 também mas achei ela um pouco estranha.

No twitter eu falei que era muito parecida essa atual com a de 2001. Não seria superstição pela Copa do Brasil? Vai saber o que passa na cabeça desse marketing.

Abraço.

Alfredo disse...

Nossas finanças combalidas e espaço para Midea tem sentido....

Alfredo disse...

Tudo passa por gestões sérias em relação a tudo no clube,começando por respeito ao Estatuto,cuidados na saúde financeira do clube.
Barcelona, sem problemas financeiros, dispensa patrocínio nas camisas. Apenas Unicef, por ato generoso, sem fins lucrativos. Nosso passivo é antigo e amargo.

both disse...

Achei menos ruim que a do ano passado. Mas a da libertadores do ano passado ainda é muito melhor. Comprei hoje a da libertadores, pois a desse ano não tem chance. Isso que a da libertadores tem alguns problemas sérios, como por exemplo o azul muito apagado (fraco), a tonalidade de azul diferente na camisa e no emblema e as listras brancas muito finas. Se pegasse a camisa da libertadores e colocasse um azul mais vivo, como o de 2001 da kappa (pra mim o mais bonito de todos os azuis que já vi), seria uma camisa excepcional.

FrÐ disse...

A proporção usada em 2001 me parece a ideal.

FrÐ disse...

A proporção usada em 2001 é mais ideal.

martina disse...

não é à toa que as arquibancadas tão lotadas de camisas retrô. aliás, isso por si só derruba o argumento de que a camisa tem que ser sempre diferente pra vender.

quanto ao logo da midea, não entendi aquele contorno. faria sentido só se caísse sobre as listras brancas, como o banrisul.

Bruno disse...

Bom dia pessoal!
Mais uma vez a Puma consegue acabar com o uniforme do nosso glorioso.
Mas o eu nao tenho tanta raiva da puma o q mais me irrita é saber q temos direigentes q concordam com isso, e o pior de tudo é que vao renovar contrato ate 2013 com esse lixo. Isso é lamentavel.
VAMOS NOS MEXER PESSOAL, NAO VAMOS DEIXAR QUE RENOVE ESSE CONTRATOOO!!!
Outra coisa, nao adianta nos quebrarmos a cabeça tentando ver um modelo melhor pra esse ano ainda se os BURROS dos dirigentes adoraram essa camisa, e não vão fazer as vontades do seu torcedo pedindo´pra puma reaver essa camisa!!!
Abraço a todos os cremistas!!!!

emerson disse...

2001 e 95 sao ótimas.
Minha ultima compra da tricolor foi em 2005. Depois disso nunca mais comprei. Cade a tradiçao do Duda e Pacheco?

Fora Puma!

Rodrigo disse...

Ah cara, acho que o pessoal exagera... as coisas tem que mudar, devem evoluir. A camisa tricolor não é diferente disso. Acho que essas mudanças servem pra inovar. Inovações no estilo do ano passado achei terríveis. Aquela gola de marinheiro...

Mas essa... essa ficou muito bacana. Uma inovação bem caracterizada. Não entendo porque as pessoas querem sempre a camisa de 95. Garanto que pra muita gente, a camisa poderia ser todo ano idêntica a de 95.

jacquessobrinho disse...

A baseadas nos anos de 2001 e 2009 ficaram muito legais.
Ao invés de lançarem as camisas no escuro, deviam antes submeter ao voto dos torcedores.
Na minha opnião da Puma só se salvam as retrô (que não foram criadas por ela) e as da Libertadores 2009.

jacquessobrinho disse...

A baseadas nos anos de 2001 e 2009 ficaram muito legais.
Ao invés de lançarem as camisas no escuro, deviam antes submeter ao voto dos torcedores.
Na minha opnião da Puma só se salvam as retrô (que não foram criadas por ela) e as da Libertadores 2009.

Hélio Sassen Paz disse...

André,

Boas as tuas sugestões. Procuro estabelecer uma média entre a largura das listras e tenho cuidado evitar que azul e preto se toquem, à exceção da junção das mangas com o corpo.

Também penso que não pode prevalecer branco nem preto nas laterais, nas mangas ou nos ombros caso o fornecedor queira impor algo.

Se tu tiveres como consguir fotos dos modelos que me faltam, por favor, dá um toque:

[]'s,
Hélio

Fabian disse...

Fora a primeira e a segunda sugestão, as outras ficariam muito melhores que a atual.

Manda e-mail com essas sugestões pro marketing!

andré disse...

A DE 95 ESTÁ ÓTIMA! A PUMA NÃO PRECISA SER DESCARTADA. BASTA ELA RESPEITAR A TRADIÇÃO DE UM CLUBE, E NO CASO DO GRÊMIO, A DIRETORIA COMEÇAR A RESPEITAR A OPINIÃO DA TORCIDA.

Anônimo disse...

Olha...as baseadas no modelo de 2001 e 2009 ficaram bem melhores...

A camisa do Grêmio tem que ter listras azuis, brancas e pretas..e não ser completamente azul com apenas listras pretas!! Observem...o símbolo ficou completamente dentro do azul..quando que tivemos uma camisa assim? Eu, sinceramente não lembro...

PUMA NO MORE.

Miguel disse...

Estava pensando agora... a Puma(assim como outras empresas de material esportivo) deveriam fazer como os estúdios de cinema e fazer as chamadas "sessões teste", chamam um grupo de pessoas de diferentes públicos alvos e exibem o filme em uma versão preliminar, esperando seu parecer pra fazer uma que outra modificação.
Transportando isso para as camisas, seria como selecionar alguns sócios, tanto homens quanto mulheres, de diferentes idades... pra que a camisa pudesse ser examinada em uma prévia, só que ainda durante o período de desenvolvimento. É, no final, uma pesquisa com o público alvo principal(o torcedor) e com divisões desse mesmo público.
Além dos benefícios em fazer uma camiseta melhor, seria um marketing interessante de aproximação com o sócio.

Mudando um pouco de assunto, vi o vídeo sobre a criação do uniforme away da seleção inglesa pela Umbro e fiquei com muita inveja(tanto pela tecnologia, quanto pelo empenho).
http://www.youtube.com/watch?v=yQQzHcTdDp0

Miguel disse...

Outra coisa... o Grêmio deveria exigir um controle maior sobre a criação ou, ao menos, uma maleabilidade maior em relação aos templates. Por que exigir? Porque o Grêmio é o único time no país que eles ainda tem contrato... isso deveria ser refletido tanto nos valores da assinatura do contrato, quanto nas execuções dos projetos.

Diego Bretanha disse...

Todos os modelos ficaram melhor que o da Puma. Isto é para que eles vejam que não queremos grandes mudanças e sim que mudem apenas alguns detalhes que estragaram a camisa. Podem continuar com o mesmo modelo, mas que diminuam as listras e façam como nas daqui...

Daniel disse...

baita bola cara ...
a de 2001 fico muito boa, e a de 2009 acho que te enganaste .. as listras são de 2008, mais finas e tal ..
são as melhores dentre todas.
acho que vale a tentativa de modificação. se a gente entrar com afinco no assunto talvez de certo.
o foda é fica na mão desses doente, chega a dá desgosto ...

abraço

Daniel disse...

baita bola cara ...
a de 2001 fico muito boa, e a de 2009 acho que te enganaste .. as listras são de 2008, mais finas e tal ..
são as melhores dentre todas.
acho que vale a tentativa de modificação. se a gente entrar com afinco no assunto talvez de certo.
o foda é fica na mão desses doente, chega a dá desgosto ...

abraço

Rovan disse...

A de 2005 é a mais bala na minha modesta opinião. Se inscreve pra designer na PUMa cara, tão precisando com urgência!!

Hélio Sassen Paz disse...

André,

Tu desenhaste os wireframes (contornos, gabaritos) no Adobe Illustrator ou dá pra ganhar tempo baixando-os de algum lugar? Se houver, qual?

Valeu! :)

Qualquer coisa, heliop@gmail.com

[]'s,
Hélio

André Kruse disse...

Daniel, a de 2009 é da Libertadores, nao a do Brasileiro.

Helio, os desenhos foram feitos no corel

Aguirre disse...

A 2001 e 2005 ficaram realmente muito boas, mais ainda a 2001 que ainda fica mais parecida com a atual do jeito que ta, ninguem ficaria desagradado com essas, claro que poderiam ate achar algum outro modelo melhor mas me geral ficariam contentes.

tiagospinelli disse...

Está contratado.
É só mandar o inútil do marketing embora e te contratar. Pelo menos as camisas não sairão erradas novamente.

redwolf disse...

Gurizada,

Eu já fiz, acho que todos que não estão satisfeitos e envergonhados com essa camisa (eu tb), devem entrar em contato com a ouvidoria do clube [ ouvidoria@gremio.net ] e dar sua opinião.
No email que eu mandei coloquei o link dessa página.

Agora é temos que mostrar a eles que não podem fazer essa palhaçada com o manto sagrado.

Saudações tricolores

Matheus disse...

Fala André!
Cara, o que acha se o patrocinador Banrisul, da frente da camisa, fosse preto. O lado que mais gostei da nova camisa do Grêmio foram as costas, com o número e patrocinador preto.
Abraço xiruzada!

Eduardo disse...

Realmente si ficasse como aque voce fez para lembrar a de 95 ficaria muito bom, até mesmo a de 2001, eu compraria umas duas.
Acho que nós deveríamos fazer uma espécie de protesto. Seria simples, já que nós poderemos escolher a 3, vamos comprar só a 3,assim eles vao perceber que nós realmente nao gostamos e talvez eles deixem a torcida votar, é claro, só os sócios, ou do E.G.

Anônimo disse...

O estranho é que tu deves ter feito estas modificações em questão de minutos, ou seja, tu levaste alguns minutos para fazer uma coisa melhor do que os caras da Puma levam um ano pra fazer, ou seja (de novo) os caras da Puma devem ter algum problema mental, pois, eles conseguem acabar com a camisa do Grêmio.
Acho que o traje do Grêmio deve ser o sonho de muito estilista de material esportivo e de muita empresa fornecedora também. A Puma esta deixando na reta, não podemos deixar isso assim.

André disse...

BOAS TUAS IDÉIAS, EM ESPECIAL A DE 95 E 2001.
O GRÊMIO DEVERIA POR NO ESTATUTO O PADRÃO DE LISTRAS DA CAMISA. LEMBRO BEM QUE QUANDO FOI LANÇADA AQUELA CAMISA PRETA (BLACK SHADOW SE EU NÃO ME ENGANO) TEVE UM GRANDE APELO PRA ELA SER DE JOGO. A DIREÇÃO ALEGOU QUE O ESTATUTO NÃO PERMITIA, QUE SÓ PODERIA TER CAMISAS AZUIS E BRANCAS COMO RESERVAS. PQ NÃO INSTITUIR UM PADRÃO DE LISTRAS?! OU MESMO UM PADRÃO DE CAMISA???
FORA MEIRA, FORA DUDA, FORA SILAS, FORA PUMA

André Kruse disse...

Matheus, a tua é sugestão é boa. Mas me parece que falta branco na camisa. O banrisul nessa cor da uma atenuada nisso.

Fabian disse...

Mandem e-mails reclamando da camisa e com o link dessa página pra:

sec.marketing1@gremio.net

VAMOS AGIR!

dkpdp disse...

A comparação com a de 2001 e de 95 ficaram muito boas, mas a de 95 nao tem comparação é perfeita. Eu gostei do modelo desse ano, mas se fosse igual a de 95..........Bem melhor.....

Alfredo disse...

Kruse, é possível reproduzires uniforme com a camisa celeste 1950, Maracanã, 3x1 sobre o Fla?
Agradecido.

Daniel (Grêmio Manager) disse...

Muito boas tuas sugestões.
A camiseta desse ano sequer listrada é! A Puma saiu de um modelo com muitas listras (Libertadores 2009) para outra praticamente sem! FEIA!
Abraço!

Alexandre Perin disse...

Os clubes deveriam ter a última palavra com os fornecedores de material esportivo, mas isto não ocorre. Falta competência e coragem de mudar isto. Ou vocês acham que, por mais milhões de dólares que pagam, a Adidas tem o direito de profanar o uniforme de Milan e Real Madrid?

Alfredo disse...

O Estatuto do GRÊMIO devia ser distribuido para os gremistas, desde a tribuna de honra até a geral. Só o artigo 113 foi rasgado várias vezes, como no azulão ridículo da camisa do Brasileiro 2009.

Anônimo disse...

Chamei minha irma (6 anos) Lu vem ver a nova camisa do Grêmio? Ela veio e indagou: CADE O BRANCO???
tive q dizer eles va mudar! risos!

A camisa tem q ter mais braco tem que ser tricolor!!

Aguirre disse...

Tambem dava pra aproveitar e fazer um modelo sem o "Banrisul" que polui metade do manto, pra ver como fica ou entao tentar arrumas pra nao ficar do jeito q ta agora

Moretão disse...

- Pra mim essa camisa está pior que a do kiko. Só tem 3 listras, o que é pior que a gola de marinheiro.

- O preto é importantíssimo. Olhando as montagens, FICA MAIS DO QUE ÓBVIO que as camisas que tem proporções iguais de azul e preto são as mais bonitas. A listra branca não pode ser fina que a de 2009.

- A Puma errou de novo, mais uma vez! A de 2005 foi a última camisa decente.

- Talvez já esteja na hora de colocar no estatuto, o número de listras, como o Botafogo.

- Acho que o contrato termina no final ano... Fora PUMA!

Anônimo disse...

cara essa camisa 2010 ficou muito feia a camisa mais feia da historia do nosso imortal tricolor!!!
vamos fazer uma campanha!!!!!
fora camisa 2010 e sim qualquer um dos teus modelos de 95 e de 2001!!!!manda pra PUMA pra eles aprenderem como se faz uma camisa a altura do Grêmio!!!!!!

Eleté disse...

A mi la nueva camiseta me gustó, aunque lo único que me molestaba era justamente lo que comentás en esta entrada: la disparidad entre el celeste y el negro.

No hay necesidad de joder con eso, cualquiera de tus sugerencias queda mejor que como lo hizo Puma! Ojalá Puma escuche sus quejas...

Daniel disse...

Gurizada, com este uiforme de 2010 parece que o sjogadores estão de gravata. Ficou muito feia. Acho que os modelos de 95 e 2009 são os mais bonitos.