quinta-feira, abril 15, 2010

Copa do Brasil - Grêmio 3 x 1 Avaí


O começo de partida do Grêmio foi animador, jogava uma partida de mata-mata, no abafa, com intensidade no campo do adversário. Gol, que teve como origem um escanteio mal marcado, já era merecido quando Jonas abriu o placar aos 18 minutos. Dez minutos depois, Borges apresentou seu cartão de visitas, girando em cima do zagueiro para chutar rasteiro marcar o 2x0. Contudo, apesar do bom futebol apresentado, já na primeira etapa o Grêmio dava mostras que não sabia jogar com a vantagem numérica, insistindo em afunilar o jogo pelo meio e tentando chutes de longa distância, em detrimento da valorização da posse de bola.

O Grêmio caiu muito no segundo tempo. O previsível cansaço de Borges e Leandro ajuda a explicar. Silas fez bem em tirar o já advertido Ferdinando, mas Adílson entrou mal no jogo. Mesmo assim, a queda de produção não se justifica. Em nenhum momento transparecia que o Grêmio tinha um jogador a mais em campo. A jogada de William Magrão, que resultou no gol de Jonas, foi uma das poucas coisas boas que aconteceram. Douglas centralizou demais o jogo, no que ficou faltando aproximação dos companheiros. Avaí descontou com Robinho, numa jogada onde a defesa gremista permitiu o avanço e progresso de Emerson Nunes. E o jogo que poderia terminar bem, acabou com time do Grêmio dando bico pra tudo que é lado e se escapando de levar o segundo gol.


No "total" da partida o Grêmio foi superior ao Avaí (especialmente quando jogavam 11 contra 11) e assim mereceu a vitória. Mas entendo que um torcedor do Avaí ache uma canalhice essa análise, a partida foi estragada pela arbitragem. Sobre o sentimento em relação ao erro, o Snel do Grêmio Libertador foi muito feliz no seu post.

Um jogador expulso por reclamação em relação a um escanteio. Me lembra Grêmio e Atlético Paranaense em 2007. Será que o tratamento será o mesmo?

Acho engraçado que alguns jornalistas só falem de arbitragem agora. Como curiosidade, tentem achar alguma referência a Grêmio X Pelotas no Twitter deste cidadão.

Minutos antes de se equivocar na marcação do escanteio, o bandeira Marconi Vieira se omitiu no toque de mão do defensor do Avaí e ficou discutindo o lance com Leandro.

No primeiro tempo, o Grêmio deu ao Avai 5 oportunidades (faltas e escanteio) de levantar bola na sua área.No segundo tempo, mesmo vencendo por boa margem o Grêmio tomou dois contra-ataques que só terminaram em carrinhos salvadores dos defensores.

Depois de duas partidas muito fracas, Fábio Santos voltou a ter uma atuação condizente com a camisa 6 tricolor.

A arbitragem do jogo de ontem não deve ter sido um presente de Ricardo Teixeira para Fábio Koff. Grêmio deve (ou deveria) redobrar os cuidados para o jogo da Ressacada.

Público decepcionante. Será que a direção deveria fazer alguma campanha pra chamar o torcedor ao Olímpico?

Fotos: ClicRBS, Terra e UOL

Grêmio 3 x 1 AvaíJonas 18'
Borges 28'
Jonas 55'
Robinho 57'

GRÊMIO: Victor; Edílson (Ozeia), Mário Fernandes, Rodrigo e Fábio Santos; Ferdinando (Adilson, intervalo), Willian Magrão; Leandro (Mithyuê) e Douglas; Jonas e BorgesTécnico: Silas
AVAÍ: Zé Carlos; Gabriel, Rafael e Emerson Nunes; Patric, Marcinho Guerreiro, Caio, Batista, Sávio (Roberto) e Uendel; Vandinho (Robson).Técnico: Péricles Chamusca

Copa do Brasil 2010 - Oitavas de final - Jogo de ida
Data: 14 de abril de 2010, quarta-feira, 21h50minLocal: estádio Olímpico, Porto Alegre (RS)Público total: 16.628Renda: R$ 187.128,00Árbitro: Alício Pena Júnior (MG)Auxiliares: Marconi Helbert Vieira e Marcus Vinícius GomesCartões amarelos: Marcinho Guerreiro, Vandinho, Batista (A), Ferdinando, Edilson, Willian Magrão (G)Gols: Jonas , aos 18 e Borges , aos 28 minutos do primeiro tempo. Jonas , aos 10 e Robinho , aos 12 minutos do segundo tempo


16 comentários:

Augusto Salla disse...

não tem que fazer campanha, tem que baixar o preço do ingresso. 40 reais é absurdo.

Miguel disse...

Ontem percebi com mais clareza que o Grêmio só amassa(na base da correria) ou leva sufoco(com o time desligado), não consegue aquele meio termo, de cozinhar o jogo e fazer o adversário correr inutilmente.

E... não acho que o público menor tenha a ver com o preço do ingresso(alto de forma a 'incentivar' o torcedor a se tornar sócio, já que este paga uns 13 reais pelo ingresso)... mas com a desconfiança em relação ao time mesmo.

Rodrigo Rodrigues disse...

Eu acho que falta perna ao Grêmio nos finais de jogos. Mas por termos Paixão, ninguém ventila a falta (na minha avaliação) de preparo físico. O time cansa, é vísivel.

Esse papo de caiu de produção (se é esse o problema) me preocupa, pois virou rotina esse ano. O 2º tempo Gremista é sempre sofrível, ou dá sustos ou sono.

Quanto ao público, na boa, é oitavas-de-final da Copa do Brasil contra o Avaí e o ingresso ainda é caro, e o horário péssimo. 16 mil é padrão, sempre foi assim. Na próxima fase esse público dobra, ainda mais contra o Fluminense.

* O que há com o Adílson, segundo jogo lamentável dele. Os dois pela Copa do Brasil.
* O gol do Grêmio resultou de um escanteio assinalado erroneamente. No 2º tempo, o Avaí cobrou escanteio da mesma forma, mas não fez gol. Essa é a diferença. Não estou querendo justifcar o erro.

Abraço.

Miguel disse...

Concordo com o Rodrigo em relação à falta de pernas. Além dos recém recuperados Borges e Leandro, o Douglas e o Jonas estavam morrendo nos últimos 15 minutos.

msguenter disse...

Fabio Santos acertou quantos cruzamentos??? 1!!!! E isso que jogou bem, imagina num dia normal...

Ingresso 40 pila = publico grande só em super jogos!!!

André Kruse disse...

Augusto, diminuir o preço não seria uma campanha?

Rodrigo, esse escanteio que tu te refere no 2º tempo, não foi um lance que o Victor até chegou a tentar evitar a saída da bola?

Miguel, o Douglas ainda tentou voltar para marcar.

Miguel disse...

Pois é, André... talvez por isso tenha sentido a fadiga mais rápido. Se os dois volantes fossem mais combativos(e não apenas um), essa volta do Douglas pra marcar não seria tão necessária.

Gustavo disse...

Victor não foi bem no gol do Avaí, pois espalmou para a frente. Mas a culpa maior foi do sistema defensivo que passou a deixar o Avaí entrar de qualquer jeito.

Nada a ver o comentário do Snel, que tu lincaste. Acho horrível justificar uma coisa pela outra. Que culpa tem o Avaí por terem nos garfado no passado? O Grêmio também não teve culpa no lance, mas é importante frisar que isso mudou TODA a história do jogo.

O time mereceu MUITO as vaias no final do jogo, apesar do resultado bem favorável. Mesmo antes da equipe demonstrar cansaço, Jonas e Douglas ESBANJARAM jogadinhas firuleiras e sem objetividade. Pra mim, o camisa 10 foi um dos piores em campo, junto com o Edilson e o Adilson. Os destaques positivos foram o Magrão, Jonas e o Fábio Santos.

André Kruse disse...

Gustavo,

quanto ao post do Snel cada uma faz a sua leitura, mas minha referencia é sobre esse sentimento de culpa que sa abate sobre a torcida

Társis Salvatore disse...

O texto do André é bem equilibrado, acho que é uma boa leitura do jogo. Ao meu ver, esse time PODE SIM ganhar essa Copa, mas ainda falta melhorar em conjunto. Tb temos alguns jogadores chave voltando de lesão. Além disso, esse foi o segundo jogo contra um time da 1ª divisão, foi um jogo difícil e o placar é bom, se o time tiver mais cabeça.

Para mim faltou aquela dupla de volantes que manda no meio campo, o Douglas tem as firulas dele mas jogou muito, foi guerreiro.
O Alemão jogou mal, o Magrão ainda não chegou naquele alto nível que tinha antes. Quando eles dominarem o meio campo, acabou time adversário, é muito difícil o adversário jogar bem com passe de qualidade. Faltou um pouco de cabeça, ter um jogador que pensasse o jogo, prendesse a bola, levasse o time.

O gol sofrido foi bizarro, estava desenhado esse gol quando dois gremistas sairam juntos no jogador do avai e deixaram o outro livre para chutar e o Victor espalmar. Isso, o Silas tinha que mostrar em VT, explicar o erro para os caras entenderem e se posicionarem certo.

Por fim, acho um enorme exagero potencializar o erro da arbitragem que deu escanteio quando não foi. Não não tivesse acontecido o gol gremista, seria mais um desses lances que acontecem a todos os times, principalmente contra o Grêmio. Quando a arbitragem errar mais 8 vezes em 8 jogos e nos sagrarmos campeões, ai a gente conversa.

Augusto Salla disse...

André,

é, mas tu sabes que quando se fala em campanha para trazer o torcedor, o clube acha que é botar anúncio no jornal, não baixar o preço.

Miguel, quem é sócio torcedor paga 20 reais. Sendo que paga 36 reais por mês de mensalidade. 36+4 jogos: 116 reais mensais. Convenhamos, isso é absurdo...

e porra, é indignante pagar 36 reais por mês para ter como único benefício significativo o direito de comprar pela internet, porque estudante paga metade tbm e ñ paga mensalidade.


aliás, quanto ao público, ñ esqueçam que passou na TV aberta, e isso deixou mta gente em casa, até pq o horário era uma merda.

Anônimo disse...

a politica do futebol mudou,el capo de tuti capi, borrou o genro(sua unica virtude),e os apitadores já começam a mostrar respeito,ksksksskskssk

Miguel disse...

Concordo sobre o valor alto dos ingressos+mensalidade... mas é uma forma de fazer caixa. E a mensalidade é um caixa garantido em todos meses...

Acabo pensando se além do 'incentivo' à associação... não é visada uma mudança de público de estádio. Mas daí é só especulação.

Alfredo disse...

A Geral mostou ser a melhor torcida brasileira.
Adilson pareceu descontado, Leandro e Borges cansaram.
Muito bom primeiro tempo.
Arbitragem nada localista, forte, no jogo de volta.

Eduardo disse...

Pago 66 reais de mensalidade. Sendo em media 2 jogos no Olimpico por mes. 33 reais pra jogo de gauchão é absurdo. No brasileirão, copa brasil ainda vale o esforço. Vale mesmo é na Libertadores.

Pra mim que moro em NH complica é jogo a noite. Fora deslocamento e estacionamento. Não ta barato mesmo ir em jogo. Tenho que fazer escolhas. Contra avai nao fui.

Outra: O desconto pra socio na compra de algo é 5% (gremio mania). Mas aí se o cara compra algo a vista, já ganha 10% (ao menos é assim aqui na gremio mania aqui no shopping). Isso sem ser socio...Ou seja, os 5% de socio na pratica nem valem.

Não parei com a mensalidade pq sei que depois me arrependerei, mas for ver pelo lado da razão, eu sou um que tá perdedndo dinehiro com o Gremio esse ano até entao.

Márcio C. M. disse...

Esse horário eu não tenho como ir no jogo, e sou sócio.

Sempre fui crítico do Adílson e ele terminou o ano passado jogando muito, esse ano está péssimo.

Falta preparo físico.