domingo, fevereiro 27, 2011

Arbitragens na imprensa II

Esse tema envolvendo erros de arbitragem e a repercussão deles na mídia é um assunto que muito me interessa. Depois dos primeiros jogos da fase de grupos da Libertadores eu decidi repetir um "levantamento" que fiz no ano passado, sobre a forma como a imprensa trata da questão da arbitragem nos jogos do Grêmio e do Inter.

Foram analisados dois lances em que praticamente há um consenso que a arbitragem favoreceu a dupla grenal. O primeiro foi o pênalti marcado para o Grêmio no jogo contra o Oriente Petrolero. O outro, foi o impedimento não marcado no segundo gol colorado na vitória contra o Emelec.

Foram analisados 10 veículos, entre jornais, telejornais e portais de internet.
- Somente 2 deles falaram da posição irregular de Cavenaghi no gol do Inter.
- Todos falaram sobre o lance do pênalti para o Grêmio, sendo que apenas dois deles descreveram o lance como "confuso" ou "polêmico", tendo os demais registrado o equívoco da arbitragem.

Segue abaixo o levantamento:

Zero Hora
Grêmio 3 x 0 Oriente Petrolero - 18 de Fevereiro - "E, aos 43, Gabriel entrou na área pela direita e tentou dar um balãozinho em Caamaño. A bola bateu no dente do boliviano, mas o árbitro achou que foi na mão e assinalou pênalti."
Inter 4 x 0 Jaguares24 de Fevereiro -"E ele chegou aos 43. Zé Roberto cobrou falta para dentro da área, Cavenaghi escorou de cabeça e, na ponte aérea, Bolatti também de cabeça escorou para o gol"
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Correio do Povo
Grêmio 3 x 0 Oriente Petrolero - 18 de Fevereiro - "Aos 41, veio a penalidade para o Grêmio. Imprudente, Terrazas mergulhou em direção à bola que pegou no seu rosto, mas o árbitro Líber Prudente marcou penalidade"
Inter 4 x 0 Jaguares24 de Fevereiro - "Em seguida, aos 42, Zé Roberto cobrou falta para a área, Sorondo desviou de cabeça e Cavenaghi também. Na área, Bolatti apareceu de surpresa e mandou para as redes de cabeça."------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Sul
Grêmio 3 x 0 Oriente Petrolero - 18 de Fevereiro - “O placar foi aberto graças a um lance polêmico aos 43. Após cruzamento de Gabriel, Terrazas se projetou contra a pelota para afastá-la da área. O árbitro entendeu que a bola bateu no braço do jogador, marcando pênalti.
Inter 4 x 0 Jaguares24 de Fevereiro - “Só que Bolatti estava lá para resolver a questão. Numa falta lateral cobrada por Zé Roberto, Sorondo desviou, Cavenaghi tocou para a pequena área e volante testou para as redes: 2 a 0
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Comércio
Grêmio 3 x 0 Oriente Petrolero - 18 de Fevereiro - "Aos 40 minutos, Gabriel avançou e Terrazas conseguiu cortar de cabeça, mas Líber Prudente correu para marca do pênalti, alegando toque de mão do zagueiro boliviano. "
Inter 4 x 0 Jaguares24 de Fevereiro - "O volante argentino - que também havia marcado no Equador, no empate diante do Emelec e pedido para que os torcedores não se acostumassem com os gols - já era o artilheiro da equipe na competição, quando Zé Roberto tomou distância para uma cobrança de falta da intermediária. A bola colocada na segunda trave encontrou Cavenaghi. O atacante escorou para a entrada da pequena área. Bolatti apareceu por trás da zaga, cabeceou paras as redes, anotou seu terceiro gol no torneio e ampliou a vantagem colorada para 2 a 0, aos 43 minutos do primeiro tempo."
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Bom Dia Rio Grande

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Globo Esporte
Grêmio 3 x 0 Oriente Petrolero - 18 de Fevereiro - "No fim do primeiro tempo, quando o 0 a 0 parecia irreversível até o intervalo, o árbitro uruguaio Líber Prudente equivocou-se. Todo atrapalhado, o meio-campista Terrazas tentou bloquear um drible quase sobrenatural de Gabriel. E o boliviano achou melhor cortar a bola com a boca. Dentro da área, o juiz viu mão. Pênalti inexistente, bem cobrado por Douglas, aos 43: 1 a 0. "
Inter 4 x 0 Jaguares 24 de Fevereiro - "O encanto da torcida com o volante não minguou entre os 19 e os 43 minutos do primeiro tempo. E aí explodiu de vez. Zé Roberto cruzou, Sorondo desviou, Bolatti marcou. "
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

UOL
Grêmio 3 x 0 Oriente Petrolero -18 de Fevereiro - "Aos 41 do primeiro tempo, quando a partida parecia definida com placar em branco, brilhou a estrela de Gabriel. O lateral-direito deu lindo drible em seu marcador e tentou cruzamento. A bola tocou no rosto de Terrazas, mas o árbitro assinalou pênalti entendendo que havia sido no braço."
Inter 4 x 0 Jaguares 24 de Fevereiro - "Quando o enredo parecia se complicar, Bolatti surgiu de novo. Mais uma vez com a bola parada. O gringo aparou uma bola do alto, depois do desvio de Sorondo e Cavenaghi. Tudo começou com a cobrança de uma falta, ao lado da grande área. Agora, a pressão estava arrefecida de vez."
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Terra
Grêmio 3 x 0 Oriente Petrolero -18 de Fevereiro - " Três minutos antes, o lateral Gabriel entrou na área pela direita, tentou dar o drible e a bola bateu no rosto do zagueiro. O juiz uruguaio Líber Prudente viu mão e assinalou a penalidade, gerando muita reclamação dos bolivianos"
Inter 4 x 0 Jaguares 24 de Fevereiro - "Aos 43min, Zé Roberto levantou na área, Sorondo desviou e Cavenaghi - em posição irregular - escorou para o meio, onde o volante argentino apareceu livre para cabecear para o fundo do gol."
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

iG
Grêmio 3 x 0 Oriente Petrolero -18 de Fevereiro - "Aos 41, Terrezas foi todo desajeitado, com os braços abertos, marcar Gabriel. A bola bateu no rosto do boliviano, mas o árbitro Líber Prudente marcou pênalti. Douglas bateu e abriu o placar antes do intervalo. "
Inter 4 x 0 Jaguares24 de Fevereiro - "Quando o primeiro tempo se encaminhava para o fim com o 1 a 0 sendo um grande resultado, o Inter ainda marcou de novo. Zé Roberto lançou para a área, Cavenaghi escorou de cabeça, e Bolatti cabeceou para fazer 2 a 0"
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

FinalSports
Grêmio 3 x 0 Oriente Petrolero -18 de Fevereiro - "Aos 41 min, Gabriel fez jogada pelo lado direito e em um lance confuso, o árbitro uruguaio marcou toque de mão de Diego Terrazas, pênalti para o Grêmio."
Inter 4 x 0 Jaguares24 de Fevereiro - "Aos 43min, falta na intermediária. Em cobrança ensaiada, Zé Roberto colocou na área, Sorondo deu um toque até Cavenaghi que em posição ilegal escorou para o meio da área onde estava seu conterrâneo Bolatti. O gringo cabeceou reto para dentro do gol e ampliou para o alvirrubro"
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

5 comentários:

Sancho disse...

Melhor descrição do lance do pênalti foi do iG; ainda assim perde para o relato do Impedimento:

"O final do primeiro tempo caminhava para um inóspito placar zerado, até que Gabriel fez um ziriguidum na lateral e cruzou. Um boliviano atirou-se como um míssel com o braço esticado como se fosse buscar a Lois Lane atrás das placas de publicidade. A bola lhe atingiu as fuças, mas o juiz apontou a cal, e o penal foi convertido."

Anônimo disse...

Acabei de ouvir o Luiz Carlos Recche em seu programa matinal na Guaíba falar que o lance do penalti pro Gremi foi polemico.Até quando iremos aguentar a imprensa dizendo que o Gremio sempre é beneficiado pela arbitragem e o Inter prejudicado??Abraços Leonardo Leal de Lima

André Kruse disse...

Em 2007 o Reche reclamou que o Gaciba permitiu a cobrança de falta do Veranopolis (gol que tirou o Inter do Gauchao) quando já passavam 10 segundo além do tempo de acrescimo.

Ontem ele disse que pelo formato da coletiva ele não pode "retrucar" o que o Renato disse

Alfredo disse...

São pagos para serem formadores de opinião isentos.
Têm influência em pressão da torcida sobre árbitro, time...

carlyle goulart disse...

Eu tenho batido nesta tecla há anos, o inter, o corinthias e o flamengo são os times mais beneficiados pela arbitragem(vide carlos simon) já falei mas a máfia é grande, a rbs é uma vergonha(vide maurício saraiva,débora(leitão),aquela gordinha da TV COM, esse são os piores.