domingo, outubro 01, 2006

Desagradável


É muito desagradável ficar esse tempo todo sem ver o Grêmio jogar, ainda mais num fim de semana como este. Porém mais desagradável ainda é a sensação que tenho a cada rodada que se passa e, pra ser mais preciso, a cada jogo do São Paulo. A sensação é a de que o campeonato está sendo feito para o São Paulo ser campeão.


Ontem num lance polêmico, Denis Marques, do furacão, foi derrubado dentro da área pelo zagueiro Miranda. Um lance discutivel, mas como tem sido frequente a "interpretação" do juiz foi favoravel ao são paulo.


Não que o juiz não erre contra o São Paulo, como alias fez no classico contra o palmeiras. o problema é a diferença dada pela mídia sobre os mesmos erros. Quando o erro é a favor do são paulo nada se fala, quando é contra, há um festival de acusações.


É obvio que existe uma habilidade política em colocar a imprensa do lado do seu time. O supervisor de fuebol do São Paulo, Marco Aurelio Cunha, é uma das pessoas mais "ligeiras" nesse aspecto. Se alguém que tem alguma dúvida sobre este fenomeno e sobre como ele ocorre, dê uma lida no trecho do livro "como o futebol explica o mundo" de Franklin Foer. No trecho em questão o autor traz a tona a teoria de de Mario Sconcerti, respeitado jornalista italiano, ex- editor do jornal "Corriere dello Sport". Vale a pena.



Obs: O trecho em questão está na imagem acima, clique nela para aumenta-la.


Um comentário:

Jair Bernardes Jr. disse...

Esse tipo de manipulação sempre existiu. Infelizmente, para um time de fora do eixo Rio-SP ser campeão, ele deve lutar contra tudo e contra todos, como dizia o Felipão.
A pressão da imprensa é muito forte, atingindo a torcida, jogadores, dirigentes e árbitros.
Esse campeonato está pronto para o São Paulo, do mesmo jeito que o do ano passado estava para o Corinthias. Só espero que o Grêmio consiga superar as adversidades, coisa que o inter não conseguiu, sendo ameaçado de exclusão da Libertadores. Mas eles se comportaram direitinho e foram bem recompensados pela Conmebol.
Desse jogo eu não quero fazer parte.
Abraços.