domingo, agosto 30, 2009

Brasileirão - Botafogo 3 x 3 Grêmio


Grêmio começou dando esperanças, jogando no campo do adversário, concluindo duas vezes no primeiro minuto de partida. Mas logo o time se encolheu. Deu espaços, iniciando tardiamente a marcação.

O Botafogo trocava passes na intermediária, e o tricolor não conseguia encaixar seu posicionamento defensivo, havia uma indefinição na marcação dos três atacantes botafoguenses. Numa jogada de contra-ataque o Fogão abriu o placar. Bola vinda da linha de fundo e Reinaldo teve que chutar duas vezes para vencer Victor (foto acima). O Grêmio reagiu cedo, Tcheco fez jogada pela ponta direita, contou com a ruindade Wellington (que cometeu um pênalti não marcado), bola sobrou para Perea, chute cruzado, Jonas fez pinball com a goleira, escapou da voadora de Alessandro (foto abaixo) e marcou um dos gols mais feios da história do futebol. O gol não alterou a postura do time, que continuava muito recuado, desarmes gremistas eram raros.

Na volta do vestiário a ordem era valorizar a posse de bola. Não deu tempo de ver tal idéia executada. 1 minuto de segundo tempo, contra-golpe do Botafogo, Victor Simões foi lançado (falha de Rafael Marques) e saiu na cara de Victor: 2x1. Nova desvantagem no placar e só então o Grêmio passa a tocar a bola no campo de ataque, mesmo sem ser muito efetivo. Aos 12, Souza achou Mário Fernandes na ponta direita, bom cruzamento do lateral/zagueiro e um belo voleio de Jonas para empatar o jogo mais uma vez. Botafogo se enervou, mas o jogo seguiu igual. Aos 28 Souza ganhou a disputa de Alessandro e sofreu falta de Juninho. Bola foi cruzada na área, não tocou em ninguém e entrou direto no gol de Castillo. Com um placar que garantira os três pontos, era natural um maior resguardo. Ocorre que o Grêmio parou de jogar, rifando a bola, se colocando todo atrás, não indo ao campo de ataque. É verdade que o Botafogo fez um gol num lance de sorte, mas deixou de fazer alguns outros.

Já nem sei dizer se o resultado foi justo. Merecendo ou não, mais uma vez o Grêmio perdeu a oportunidade de conquistar primeira vitória fora de casa.


Coisas que não consigo entender: Um time jogou na quinta. Outro treinou a semana inteira. Final do jogo, Grêmio morto em campo e o Botafogo pressionando. Explicação?

Time ganhando, treinador tira um atacante e coloca um volante. Eu não vejo nada de errado nisso, mas fico imaginando qual seria a repercussão caso o técnico gremista fosse, digamos, Celso Roth.

2º gol do Grêmio: Na hora, me pareceu que a bola efetivamente saiu antes do cruzamento de Mário Fernandes. Mas, ao contrário quer fazer parecer a imprensa do eixo, não há nenhuma imagem esclarecedora do lance. A bola saiu bem pouco, se é que saiu. Acho curioso que aqui não se repita aquele chavão do "lance difícil" e etc...

Sobre toque de mão:

Minuto a Minuto do ClicRBS - "05´ Souza tenta colocar na área e Leandro Guerreiro tira, e gremistas reclamam de toque de mão. O jogo segue."

Aos 35 minutos do primeiro tempo, pouco antes de Juninho quase surpreender Victor em cruzamento, a bola bate na mão de Reinaldo e o juiz manda seguir.

E no lance do Adílson, conforme o próprio Estevam Soares disse, "uma bola que bateu na mão do jogador do Grêmio". Impressionante a quantidade de pessoas que vivem do futebol e desconhecem por completo a regra. E não foi só o treinador do Botafogo (no calor da partida) que falou besteira, o pessoal do Sportv inventou uma série de critérios que não constam em nenhum livro de arbitragem.

Fotos: Extra, Uol e Terra

Botafogo 3 x 3 Grêmio
Reinaldo 19´
Jonas 23´
Victor Simões 46´
Jonas 57´
Souza 73´
Leandro Guerreiro 88´



BOTAFOGO: Castillo, Alessandro, Juninho, Wellington e Thiaguinho; Leandro Guerreiro, Michael (Jônatas, 34'/2ºT), Lucio Flavio e Reinaldo (Renato, 25'/2ºT); Victor Simões (Ricardinho, 32'/2ºT)e André Lima.
Técnico: Estevam Soares.

GRÊMIO: Victor, Mário Fernandes, Rafael Marques, Réver e Bruno Collaço (Lúcio, 36'/1ºT); Adílson, Túlio, Souza e Tcheco; Perea (Herrera, 15'/2ºT) e Jonas (Makelele, 30'/2ºT).
Técnico: Paulo Autuori.

22ª rodada - Campeonato Brasileiro 2009
Data: 30 de agosto de 2009, domingo, 18h30min
Local: Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro
Público: 10.691
Renda: R$ 116.857,57
Arbitragem: Rodrigo Martins Cintra, auxiliado por Márcio Luiz Augusto e Anderson de Moraes Coelho (trio paulista).
Cartões amarelos: Lucio Flavio, Alessandro (Botafogo); Souza, Mário Fernandes (Grêmio)
Gols: Reinaldo, aos 19, Jonas, aos 23 minutos do primeiro tempo; Victor Simões, a 1 minuto, Jonas, aos 12, Souza, aos 28, Leandro Guerreiro, aos 43 minutos do segundo tempo.

15 comentários:

martina disse...

o ângulo da câmera naquela primeira imagem era extremamente enganador. pra ter certeza mesmo, só se tivesse uma na linha.

Anônimo disse...

Não sei se por este canal, mas La vai a musica para a torcida mais fantástica do planeta.
Letra:### Musica : VITOR Teixeirinha.

Me perguntaram se tenho goleiro,
Esta na cara ,olhe a muralha,
Se o chute é La de fora , ou um cabeceio
Me estico e agarro a bola.
Mas se alguém chuta a queima roupa
Dou um pulo e encaixo com o peito.
Mas se alguém chuta a queima roupa
Dou um pulo e encaixo com o peito.

Não sou medroso nem cagalhão
Me criei aqui no monumental
Por isso não sou frangueiro
Mas quando eu visto o manto Imortal
Já tem avalanche La na geral.
Mas quando eu visto o manto Imortal
Já tem avalanche La na geral.

Me perguntaram qual minha paixão
É ter orgulho de ser gremista
Meu Nome é Vitor , e sou seleção
To no melhor time
E na melhor nação
Tono melhor time
E na melhor nação

Já respondi a pergunta seu moço
Me da licença tenho que ganhar o campeonato
Brasil afora atravessei os estados
Agarrando tudo,com o manto sagrado
Cheguei na azenha com orgulho alto
Pois sou da torcida melhor do mundo e maior do estado
Cheguei na azenha com orgulho alto
Pois sou da torcida melhor do mundo e maior do estado

Kbecinha - Blogremista disse...

Time que busca pelo menos a vaga na Libertadores não pode empatar com o Botafogo de Castillo e Leandro Guerreiro. Também achei o time pregado no final do jogo. Não culpo o Autuori, seguiu o manual e tentou fechar a meia cancha. Não acho que se tivesse mantido o Jonas em campo o resultado teria sido diferente. Não dá para cair na armadilha de culpar o técnico.

Bruno Coelho disse...

Acho que Autuori errou em tirar Jonas e colocar o Makelelê cedo demais. Ele poderia fazer isso faltando cinco minutos para o término da partida. Mas questiono se a maior culpa é dele. Por que Souza e Tcheco desaparecem em jogos fora de casa? Eles são o cérebro de nosso time. Se não jogarem bem, nosso time não jogará bem. Além disso, os outros dois foram por falhas individuais. Rafael Marques errou feio no segundo gol botafoguense. Bruno Collaço fez uma partida irreconhecível, deixando uma avenida para o primeiro gol do Botafogo.Está na hora de alguns jogadores, principalmente nossos meias assumirem a responsabilidade de comandar a equipe, pois até agora isso não vem acontecendo.

Anônimo disse...

Oi andre, vamos bem devagar,com o colaço, primeiro gol do botafogo,ele perdeu a bola no meio do campo,ok,ok,mas não lembro quem passou a bola atras dele, e ele tentando recuperar perdeu, e a avenida estava formada, 2º gol do botafogo,la na frente não sei quem, tirou o pezinho, e nesta rebatida sobrou pro atacante,falha terrivel do rafa marques,mas a culpa sim fica,na substituição mal feita, pois poderia ter tirado,souza\ ou o tcheco,ou o tulio, e colocado o douglas,simples como respirar, e ter tirado o EL PUM, que de ciclone não tem nada.

Gustavo disse...

Bah, eu vi um replay que mostrou claramente a bola saida totalmente. Não em grande margem (ela mal e mal saiu), mas não há como duvidar do fato.

Quanto ao "pênalti", não houve intenção, isso é certo. Só por isso, dá pra dizer com certeza de que não foi pênalti. Mas que aquele braço estendido ficou meio inexplicado, isso foi.

Quase que o Jonas conseguiu repetir a façanha dele do jogo contra o Boyacá. Daí até ele ia implorar pro Marca chama-lo de novo de "peor delantero del mundo".

Eduardo Doria disse...

Botafogo finalizou muito mais que o Gremio. Victor fez grandes defesas. Justo seria a derrota, convenhamos. Sem falar que arbitragem facilitou pra nós. Incrivel é que permancem os 9 pontos atras do líder, fica sempre o sentimento de "porra, era tão facil ganhar esse campeonato."

Vicente Fonseca disse...

Achei que a bola saiu no lance do Mário, mas o bandeirinha estava mal posicionado e o lance é muito difícil, porque é rápido e no ar, o que dificulta a visualização da linha de fundo.

Não sei se o Adílson não teve a intenção de pôr a mão na bola. Por isso o lance do pênalti é difícil também, ainda que eu ache que deveria ser marcado.

Jonas provando ser bom atacante. Fez 20 gols no ano, é um dos artilheiros do Brasileirão, não deixou o ataque órfão após a lesão do Maxi. O resto é implicância.

André Kruse disse...

Anonimo, eu acho que o Perea foi muito mal.

Martina e Gustavo, eu não vi nenhuma imagem que mostrasse claramente que a bola saiu. Até acho que ela saiu, mas me revolta essa cobertura da imprensa dizendo que a bola "saiu muito"

Bruno e Kbecinha, não acho que tenha sido um erro tirar o Jonas, mas o autuori tem sim sua parcela de culpa.

Eduardo, essa questão das finalizações é reveladora.

Vicente, a discussão do pênalti deveria se limitar a intençao. Infelizmente não foi isso que aconteceu. Ademais, o juiz foi coerente com as demais marcações dele no jogo.

Márcio C. M. disse...

Em tempos de Roth teríamos site, milhares de postagens em blogs de "gremismo" argentino, torcedores inflamados etc.

Agora o que eu não consigo entender é que ninguém comenta nada sobre a enceradeira tricolor.

Gustavo disse...

Cara (Marcio), não consigo entender a tua perseguição ao Souza, enquanto o verdadeiro CÂNCER veste a 10. O Souza joga pouco e ainda consegue decidir os jogos pra nós...

André Kruse disse...

Eu não concordo com esse "rigor" que o Marcio tem com o Souza, mas concordo que ele normalmente é poupado das criticas.

O Tcheco pode não estar jogando bem, mas está longe de ser o Cancer do time

Márcio C. M. disse...

Gustavo. Talvez se ele fosse interessado, não driblasse tanto para trás (como num contra-ataque que virou uma toque de bola na defesa aos 44 min do 1o tempo), só batesse 80% dos escanteios no primeiro pau (100% tá foda), eu não criticaria tanto ele.

Souza é uma enganação patrocinada pela mídia gaúcha, que festeja quando tem um falastrão como ele. Periodicamente tem notícia. Infelizmente essa enganação nós abraçamos.

Essa é a minha opinião. Por enqto o AK não me pediu para sair daqui, enqto ele não pedir eu vou continuar externando-a.

Gustavo disse...

Só falei que não entendia tua perseguição, não pedi pra tu saires. Concordo com os defeitos que tu citaste, mas obviamente não falas nada sobre as virtudes, que não são poucas.

O que eu não consigo entender é esse teu ódio pelo 8 e complacência pelo 10, que não tem feito absolutamente nada nos últimos 2 meses, pelo menos.

Márcio C. M. disse...

Para mim a maior virtude é o interesse, quem não tem isso nem falo sobre. Eu trocaria o Souza por um jogador mais participativo e que não fosse "dono do time", afinal, não é esse o motivo que faz ele até hoje bater escanteios?

A minha "complacência" pelo Tcheco é pelo fato dele não ser um craque e não ser propagandeado como.