terça-feira, agosto 18, 2009

O Conselho e a não redução da cláusula de barreira


Eu continuo bastante decepcionado com o que ocorreu nessas duas últimas reuniões do Conselho Deliberativo do Grêmio. Mas estou ainda mais decepcionado com os debates que vem acontecendo. Revanchismo, picuinhas, disputas de vaidades, propostas "para inglês ver". De útil, atitudes que resolvam o problema, quase nada. Apenas dois movimentos (Grêmio Independente e Grêmio Novo) prestaram contas sobre as presenças e os votos de seus integrantes.

Neste momento, não vou atacar quem foi contra suas próprias promessas de campanha. Por ora me incomoda mais a questão do quórum, das ausências. Não me conformo com a tentativa de contemporização, com essa desculpa de que "é o normal", "sempre foi assim" e etc...

Confrontando o quórum dessas reuniões com as de outras realizadas nos últimos anos (levantamento feito abaixo) se verifica que a coisa não é bem assim. Fica difícil dizer que não foi algo devidamente orquestrado (especialmente em relação a quem assinou a lista de presença e não votou).

12/08/2009 - 161 conselheiros foram ao Olímpico. Oito assinaram a lista de presença e saíram antes mesmo do início da votação
30/06/2009 - Assinaram a lista de presenças, até o início da primeira votação 176 conselheiros

13/10/2008 - 282 dos 306 conselheiros aptos a votar partiparam do processo
23/11/2007 - Estiveram presentes aproximadamente 190 conselheiros
29/10/2007 - a eleição contou com a presença de 275 dos 300 conselheiros.
13/08/2007 - Estiveram presentes a reunião 235 conselheiros entre suplentes e titulares



P.S. O levantamento foi feito com informaçoes retiradas deste próprio blog. O site do Grêmio raramente informa as presenças nas notícias relativas ao conselho. Em apenas uma delas há um quórum tão baixo quanto os das referidas reuniões: 17/09/2007, uma Sessão Solene (homenagem a Túlio Macedo) - cerca de 150 conselheiros presentes

7 comentários:

martina disse...

e bem interessante ver quais as pautas que levam à presença em massa. em parte explica porque a cláusula de barreira não cai.

Gremista Vigilante disse...

Queria saber o grau de comparecimento do grupo do Cacalo, só para confirmar o que eu penso...

André Kruse disse...

Eu vi a lista de presenças do dia 30/06 é acho que tu pode confirmar o que pensa.

charles hansen disse...

andre. belo trabalho de resgaste de informações. eu tenho clareza que foi efetivamente orquestrada essa manobrinha politica.

Gremista Vigilante disse...

Bingo! (infelizmente...)

Sancho disse...

Só para avisar que é o que dizia DESDE a primeira sessão sobre o assunto.

Dizer "não" pega muito pior que faltar.

Além disso, ficou claro que a oposição -onde estão as principais forças em favor do "Sim"- não tem força suficiente para emplacar a mudança, mesmo tendo sido maioria na última eleição para o Conselho.

André Kruse disse...

http://sempreimortal.wordpress.com/2009/10/23/clausula-de-barreira-reuniao-de-1208/