Erich Beting, jornalista especialista em negócios do esporte, quando da celebração do contrato entre Flamengo e Olympikus, fez o seguinte comentário em seu blog:
"´Será a primeira vez no Brasil que um fabricante de uniformes de um clube também atuará como patrocinador principal da camisa´. Essa frase, publicada ontem em meu post sobre o acordo Flamengo-Vulcabrás para o patrocínio do Olympikus Tube no peito e nas costas da camisa rubro-negra gerou bastante crítica de alguns torcedores.
Lembraram-me muito bem [rono.jane] e [Jonas] que Figueirense e Atlético Paranaense já fizeram uso de tal expediente com a Umbro no final dos anos 90. A diferença, porém, é que naquela época a exposição da marca era uma espécie de ampliação do acordo de fornecimento do uniforme. Agora, porém, uma outra marca será exposta, que não a do patrocinador, e a empresa pagará a mais por isso." (Blog do Erich Beting, 10/06/2009 - 15h21)
Lembraram-me muito bem [rono.jane] e [Jonas] que Figueirense e Atlético Paranaense já fizeram uso de tal expediente com a Umbro no final dos anos 90. A diferença, porém, é que naquela época a exposição da marca era uma espécie de ampliação do acordo de fornecimento do uniforme. Agora, porém, uma outra marca será exposta, que não a do patrocinador, e a empresa pagará a mais por isso." (Blog do Erich Beting, 10/06/2009 - 15h21)
Ocorre que o referido jornalista também esqueceu de outros dois precendentes. Os dois do Grêmio:
- Em 1982, com a mesma Olympikus. Conforme explica o livro "A história das camisas dos 12 maiores times do Brasil" (imagem acima)
- Em 1995, com a Penalty na Copa Sanwa Bank. Conforme explica a reportagem da Zero Hora da época (imagem abaixo). Explicação que é uma "novidade" para mim.
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