quarta-feira, setembro 01, 2010

Eleição para o Conselho Deliberativo

Dia 11 de setembro (das 10h às 17h) ocorre eleição para o Conselho Deliberativo do Grêmio. Nela serão eleitos 150 conselheiros mais 30 suplentes (a metade do conselho).

Quem é sócio há mais de 2 anos, maior de 16 anos e e em situação regular com o Grêmio nos 12 meses anteriores à da eleição pode votar.

Mais de 25.000 sócios se encontram nessa situação. Entendo que todos esses tem o dever moral de comparecer no Olímpico e votar. A escolha dos conselheiros é fundamental para o futuro do clube. O Conselho é o orgão de representação do sócio perante a diretoria.

As chapas são as seguintes.

Chapa 1 - Renova Tricolor (Oposição)

Chapa 2 - Dá-lhe Grêmio (Situação )

Chapa 3 - Terceira Via

Como muitos já sabem, eu faço parte da chapa 1 - Renova Tricolor (sou nº 129 da lista). Aceitei o convite por acreditar que é chapa formada pelos grupos e pelos nomes que melhor representam as idéias que eu também defendo para o clube: a renovação, a modernização, a profissionalização e a democratização do Grêmio.

O Blog Imortal Tricolor fez um levantamento interessante sobre o percentual de renovação das chapas:

"A chapa Renova Tricolor tem 48 nomes que estão ou já passaram pelo CD. A nominata da Dá-lhe Grêmio contém 71 nomes que já são ou foram titulares ou suplentes do Conselho Deliberativo"

"a chapa demominada Terceira Via é composta em 100% por candidatos que não fazem parte do CD atual. Ou seja, coloca apenas nomes novos"


Acho que é forçoso acrescentar a informação de que 9 nomes aparecem tanto na chapa 1 como na chapa 2. Fiz um levantamento parecido em 2007, e é legal comparar e notar que o processo democrático do Grêmio evoluiu

13 comentários:

Anônimo disse...

Boa sorte, AK. Não votarei na chapa de vocês (vou de terceira via por entender ser a melhor), mas respeito, E MUITO, a oposição nesse pleito. Tá na hora de realmente profissionalizar, trabalhar e parar com o maldito binômio "imortal-copero", esse berço esplêndido onde o grêmio deitou nos anos 90 e desde então não levantou mais.
Boa sorte MESMO. Cobrarei teu empenho em eventual eleição, heinhô?
Ass: Carlos (impedimento)

André Kruse disse...

Pode cobrar Carlos. Uma pena não contar com o teu voto, mas também respeito muito tua posição.

Sancho disse...

Vale lembrar que a numeração só é importante entre o 46 e o 105. Ser 1 ou 45 dá na mesma. Ser 106 ou 150, também.

Acho que qualquer análise sobre as chapas deveria considerar o fato de haver uma "cabeça" com 45 nomes (que sempre entrarão se a chapa atingir o mínimo) e um "complemento" com outros 45 (que só entrarão se a chapa conseguir todas as cadeiras).

Abraço.

Anônimo disse...

Só faço uma critica a todo o processo, AK...q é a verdadeira carnificina q virou o conselho do grêmio. Vejo de fora, claro, sou torcedor de arquibancada e não sei dos meandros...Mas me parece q temos q pensar q acima de tudo tem o grêmio, não é? Parece "ingênuo" da minha parte isso, mas é a realidade...
E o processo eleitoral (até pra gente poder escolher com segurança) é feito quase as escondidas...li muito os blogs e tal pra entender, mas tudo q se lê, se desconfia...só sei q o q tá ae é lamentável...eu, q tento obter informação me sinto perdido, imagina o sócio q vai lá sem ter lido nada? Fica a mercê do tal "aperto de mão"...
Desculpa o termo, mas é F****

André Kruse disse...

anônimo, eu concordo com muito do que tu disse.

Nos dos blogs tentamos fazer ações pra tornar esse processo mais transparente.

Talvez tenha sido pouco. Mas, mesmo de maneira lenta, o clube tem avançado nesse sentido.

Jorge disse...

Pode me explicar porque o Zelio Hocsman esta inscrito na chapa renova tricolor e na da-lhe grêmio simultaneamente?? Isto é possível?? Grato...

Anônimo disse...

É interessante como a dita 3ª via critica muito mais a oposição do que a situação... Dá o que pensar...

André Kruse disse...

Jorge,

é possível sim, infelizmente.

Anônimo 2,

eu também acho estranho. A 3ª via deveria, no minimo, criticar os dois da mesma forma.

Carlos disse...

Acho que, e posso estar falando bobagem, q a critica q a terceira via faz é mais pelo fato de que a Renova tricolor quer a bandeira da "oposição", sendo q já foi situação em diversas vezes e fez parte de momentos dessa direção (até onde eu sei). Não tirem isso para crítica pq minha opinião é q todas as "baixarias" eleitorais são deploráveis. Somos todos gremistas e, desunidos, só nos F***...enqto isso, na beira rio, tudo em paz. Isso pra mim é inconcebível.

André Kruse disse...

Os grupos de oposição NÃO fizeram parte de momentos dessa direção.

Acho que a 3ª via se complica ao fazer da critica a oposição sua principal bandeira. Sem falar na ligação dos mentores da 3ª via com grupos da situação.

Carlos disse...

AK, só uma pergunta, muito mais pra esclarecer pra mim do que pra "acusar"...
Existem membros da renova q são do tempo do guerreiro? Inclusive o próprio? José otávio germano, o cara do detran, etc etc?
Só pra saber...
Como já disse e repito aqui, meu interesse é muito mais em saber o que vão fazer no grêmio (as PROPOSTAS!!!) do q essa brigalhada estúpida.
A renovação tem mesmo intenção de profissionalizar tudo no grêmio?
Existem áreas no clube q, na gestão do duda estão bem cuidadas, acho q qto a isso não existe contrariedade...E fico preocupado q acabe mudando o q está funcionando, o q seria um erro por puro revanchismo...o torcedor de arquibancada (o "chinelão", como eu) fica preocupado com isso...

Abraço!

André Kruse disse...

Carlos, esses citados por ti não fazem parte da chapa;

Existem sim membros da renova tricolor que trabalharam no clube entre 1999-2002. Assim como em outros períodos.

A ideia não é de profissionalizar "tudo".

Sobre esse medo de revanchismo, um dado que pode te tranquilizar é que a oposição já sondou o Irany Jr. para permanecer no cargo numa futura gestão.

Carlos disse...

Valeu andré, pelos esclarecimentos...
Bom saber que tu não faz parte do "maniqueísmo" reinante em certos blogs, onde os da "outra" chapa não prestam pra nada, e só os da "nossa" são bonitinhos, integros, etc etc...
E muito boa a noticia de já terem sondado o Irany Jr. pra seguir o belo trabalho q anda fazendo.
Sobre profissionalizar, acho q o meu "tudo" ficou exagerado...mas já ouvi dizer q o cara q manda hoje nas categorias de base não tem a mínima condição de fazer esse trabalho, e a ida do Rodrigo Caetano embora, aquela patacoada do Mauro Galvão só me desesperaram...
Muito bom saber...