segunda-feira, setembro 13, 2010

Resultado da eleição para o Conselho



Chapa 1 - Renova Tricolor: 50,42% - (2.327)
Chapa 2 - Dá-lhe Grêmio: 25,11% - (1.159)
Chapa 3 - Terceira Via: 24,4% - (1.129)

Total de votos: 4.624 ( 3 brancos e 6 nulos )


"Com estes números, a Chapa 1 foi a única a atingir os 30% necessários estipulados pela cláusula de barreira. Sendo assim, os 150 nomes divulgados pela chapa assumem imediatamente como conselheiros." (Grêmio.net)

O primeiro ponto a ressaltar é que foi uma importante vitória da oposição (Chapa 1 - Renova Tricolor) que fez a maioria absoluta dos votos.

Também é importante destacar a expressiva votação da 3ª Via, que comprovou a insatisfação do sócio com o momento do clube.

Lamentei na época e sigo lamentando a não redução da clausula de barreira. A existência de tal regra causa grandes distorções no processo eleitoral gremista. Impede a efetiva representatividade. Muitos dirão que foi um justo castigo para quem foi contra a redução, e não deixa de ser verdade. O resultado da eleição demonstra como foi infeliz o plano de esvaziar as reuniões do conselho de 30/06/2009 e 12/08/2009. Um verdadeiro tiro no pé e um ato revelador de como andam sendo mal pensadas as coisas no Grêmio.

Outro aspecto negativo foi o baixo comparecimento dos sócios. Sim, o dia era ruim. Sim, a falta de urnas no interior do estado dificultam a vida de muita gente, mas o numéro de votantes foi pequeno, mesmo levando tudo isso em conta. Mais de 28.000 sócios estavam aptos a votar. O clube esperava que 10 mil comparecessem. Mas apenas 4.624 (menos de 10% do quadro social) foram até o Olímpico exercer seu direito a voto. O percentual de comparecimento de pouco mais de 16% é um recorde negativo na história recente do clube. Imagino que cada um tem as suas razões para votar ou não votar, mas confesso que é bastante frustrante lutar por democracia e ver tão pouca gente dando valor a isso.

E pra terminar, preciso dizer que estou muito feliz em integrar o Conselho Deliberativo do Grêmio e ciente da grande responsabilidade que essa tarefa exige.

8 comentários:

Sancho disse...

Primeiro, parabéns! Eleito com méritos, meu caro. Eu não pude votar, como costumeiramente faço, mas me sinto representado pelos que foram.

A surpresa ficou com os votos da 3ª via. Acredito que um maior comparecimento acarretaria na entrada da 3V no Conselho ou, no mínimo, a lanterna da DLG. Especulo, certamente, mas acho que um maior comparecimento seria prejudicial à Situação.

P.S.: Sobre a chuva, por que não utilizar SEMPRE as dependências do ginásio?!

André Kruse disse...

Obrigado Sancho.

Não sei se caberiam todas as urnas no Ginásio, e como ficaria a questão dos acessos.

Vicente Fonseca disse...

Parabéns, André. Um dia tu ainda vai ser o nosso vice de futebol.

Abraço!

Alfredo disse...

Até quando a comissão vermelha de arbitragem da cbf vai massacrar o GRÊMIO?

Mário disse...

André, eu aqui velho colega de João XXIII fiquei feliz pela tua eleição. Bom saber que tem gente boa lá dentro do conselho. Parabéns e um abraço.

Carlos disse...

AK, tu é do Joãozinho????

Qual a idade de vcs?

Tb era de lá...

André Kruse disse...

Valeu Mário, um abraço

Carlos, eu tenho 27.

Eduardo disse...

Andre, voce acha que depois de reduzir a clausula de barreira para 20% ha alguma chance de reduzir novamente? Voce acha que 20% eh adequado? Eu acho que nao, que 20% eh muito. E que o resultado desta eleicao eh a grande chance de corrigir isso. Valeu e bom trabalho no conselho.