quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Libertadores 1996



Seguindo com as participaçoes gremistas na libertadores vamos para o ano de 1996. O time era quase o mesmo de 95, dos titulares, apenas Arílson tinha saído. Como campeão o Grêmio iniciava direto nas oitavas. Primeiro adversário foi o Botafogo, que o tricolor superou com alguma facilidade. Nas quartas, o regulamento obrigava o cruzamento de times do mesmo país, então o gremio enfrentou o Coritnhians. No 1º jogo no pacaembu houve muita chuva e até mesmo um apagão nos refletores, mesmo assim deu grêmio 3 x 0. Foi ali que o presidente Fábio Koff disse a clássica frase: "o Grêmio é time copeiro e lameiro". Na volta o grêmio se classificou mesmo com a derrota de 1 x 0 para o Corinthians, gol de Edmundo no fim do jogo. Nas semifinais o gremio parou no América de Cali. No primeiro jogo no olímpico o gremio fez o primeiro gol mas parou no goleiro Cordoba. No segundo jogo na Colômbia o tricolor até saiu vencendo, gol de jardel que acabbou deslocando o ombro, mas o américa liderado pelo zagueiro bermudez virou o jogo para 3 x 1. Foi uma das poucas vezes que tive a sensação de ver aquele time do gremio "caindo sem lutar".

Um pouco disso se explica com a maratona de jogos imposta ao gremio pelo calendário. No dia 1 de junho o Grêmio enfrentou o caxias em Caxias pelo Gauchão. Dia 4 foi o jogo de ida contra o américa no olímpico. No dia 7 recebeu o Palmeiras pelas semifinais da copa do brasil, dia 9 enfrentou o glória pelo gauchão e no dia 12 o jogo de volta em cali. 5 jogos em 12 dias.

O time base naquela libertadores foi: Danrlei, Arce, Rivarola (Luciano), Adilson e Roger; Dinho, Goiano, Aílton (Emerson) e Carlos Miguel; Paulo Nunes e Jardel. ainda jogaram nessa libertadores o volante João Antônio e os atacantes Rodrigo Mendes e Zé Alcino.


Oitavas de Final - Botafogo
01/05/96 - Rio (Marcanã) - Botafogo 1 x 1 Grêmio -
Gol do Grêmio: Jardel08/05/96 – Porto Alegre -Grêmio 2 x 0 Botafogo – Gols:Luciano e Carlos Miguel

Quartas de Final – Corinthians

15/05/96 – São Paulo – Corinthians 0 x 3 Grêmio – Gols: Jardel (2) e Paulo Nunes
2/05/96 - Porto Alegre - Grêmio 0 x 1 Corinthians


Semifinal - América de Cali
04/06/96 - Porto Alegre - Grêmio 1 x o América - Gol do Grêmio: Goiano




12/06/96 - Cali - America 3 x 1 Grêmio - Gol do Grêmio: Jardel

2 comentários:

nikogetcat disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Beto disse...

Tens as fichas técnicas dessas partidas? E também gostaria de saber se sabe algo sobre a partida disputada na China em 1996, logo após a conquista da Recopa no Japão.. abraço