domingo, março 22, 2009

Gauchão - Ulbra 1 x 1 Grêmio


A única surpresa na escalação do time reserva do Grêmio em Canoas foi a presença de Orteman na meia cancha. Mal deu pra se ajeitar no sofá e a Ulbra abriu o placar: linha de impedimento mal feita, Lê recebeu na ponta direita e após o cruzamento rasteiro, Tatá fez o 1x0. A vantagem cedo na partida era o que a Ulbra mais queria, o time de Beto Almeida passou a valorizar o resultado, segurando e até catimbando o jogo. Isto somado ao forte calor da grande Porto Alegre na tarde de domingo acabou tornando o jogo bastante enfadonho no primeiro tempo. Grêmio criava pouco. Makelele era ala-direito no papel, na prática era mais um meio campo. As melhores chances foram dois chutes de Orteman e uma falta mal batida por Maylson, que passou pelo meio da barreira e só parou no ombro do goleiro André Luís, que defendeu no susto.

Time voltou do intervalo com Douglas Costa e Maxi Lopez no time. A equipe melhorou, muito mais pela iniciativa pessoal destes dois atletas do que por uma maior organização tática do time. Aos 10, Maxi girou dentro da área e cruzou rasteiro, Makelele chutou no alto, de perna esquerda, para empatar o jogo. Não tendo mais a vantagem no placar o time da Ulbra passou a sair mais para o jogo, e teve chances em erros do Grêmio, especialmente em chutes de Lê (talvez o melhor jogador em campo). O tricolor também teve chances de desempatar, em dois lances nos quais Maxi Lopez, na melhor das hipóteses, mostrou falta de ritmo. No primeiro grande jogada de Douglas Costa pela ponta esquerda, mas o cruzamento passou pelo avante; no segundo o argentino escorregou antes de pegar o rebote do goleiro.

Com o resultado "negativo" sobrarão críticas ( a maior parte delas infundadas) sobre a utilização dos reservas, sobre a escalação de Maxi e Douglas, etc...

Ficou bem claro que mesmo os reservas, entraram em campo pensando no jogo de quarta pela Libertadores. É inegável que a mobilização do clube se concentra no torneio continental.


fotos: GloboEsporte e Terra

Ulbra 1 x 1 Grêmio
Tatá 1´
Makelele 55´

ULBRA: André, Jonathan, Dudu (Henrique), Bruno e Júnior (Rogério Pereira); Wanderson, Teco, Gavião e Léo Dias; Tatá e Lê.
Técnico: Beto Almeida

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Saimon, Thiego e Héverton; Makelele, Júlio César, Maylson, Orteman (Douglas Costa, intervalo) e Jadílson (Helder); Reinaldo (Maxi López, intervalo) e Herrera.
Técnico: Celso Roth

Gauchão 2009 - 2º Turno - 4ª Rodada
Data: 22/03/2009, domingo, 16h00min
Local: Complexo Esportivo da ULBRA, em Canoas (RS).
Árbitro: Leandro Vuaden.
Auxiliares: Alexandre Kleiniche e Sedenir Martins
Cartões amarelos: Herrera, Saimon, Reinaldo (Grêmio); Tatá, Júnior (Ulbra).
Gols: Tatá, a 1 minuto do primeiro tempo; Makelele, aos 10 minutos do segundo tempo.

2 comentários:

Sancho disse...

O Grêmio mudou de esquema após a parada para água. Como os zagueiros visivelmente não se entenderam, passou a a jogar no 442, recuando o Jadílson e colocando o Makelelê como mais um meia.

Gustavo disse...

Não consigo ver no Maxi López uma virtude sequer que justifique sua contratação. Na minha opinião, até agora, jogou mal em todas as partidas que participou.

Em compensação, Makelele é um jogador versátil e de boa qualidade. Douglas poderia ter saído jogando ontem. Acho que nem vale a pena insistir com Orteman, o melhor é dispensá-lo logo.