sexta-feira, junho 01, 2007

Com o Grêmio onde estiver o Grêmio


O Globo Esporte está fazendo uma série de interessantes reportagens sobre clubes de futebol que ja acabaram. Bem interessante, a série iniciou pelo Renner e na quinta-feira o programa exibiu a matéria sobre clubes catarinenses. Lá pelas tantas o clube mencionado é um tal de Olímpico, de Blumenau. É mostrada uma placa na antiga sede do clube com os dizeres "Com o Olímpico onde estiver o Olímpico" e os ex-jogadores afirmam que os Gremista roubaram o lema do clube catarinense. Quem quiser assistir a reportagem pode acessa-la aqui. A placa aparece aos 3 minutos e 50 segundos de vídeo.

Confesso que fiquei intrigado com essa "denúncia" pra lá de ousada dos catarinenses e fui pesquisar sobre o tal Olímpico. No "muy" confiável Wikipedia me deparei com o seguinte texto:

"Conta-se que, no ano de sua primeira conquista catarinense, 1949, o lema da torcida era "COM O OLÍMPICO ONDE O OLÍMPICO ESTIVER". Quatro anos depois, Lupicinio Rodrigues cria o hino do gremio football portoalegrense com os dizeres: "com o gremio onde o gremio estiver". E, no ano seguinte, é inaugurado o novo estádio do clube gaúcho, chamado Olímpico."

É bom esclarecer algumas coisas. O verso com os dizeres "com o grêmio onde o grêmio estiver", surgiu há 61 anos atrás, quando Salim Nigri levou uma faixa para a final do gauchão de 1946 onde se lia "com o grêmio onde estiver o grêmio" (foto acima), daí em diante esta faixa sempre acompanhou a torcida do grêmio. Mais tarde Lupicinio Rodrigues colocou a frase no hino, e utilizando-se da licença poética lupi colocou o verbo no fim da frase, que ficou como conhecemos hoje no hino do Grêmio.

Portanto a já referida frase surgiu no Grêmio em 1946, 3 anos antes da conquista do título catarinense de 1949 pelo Olímpico. Quanto ao nome do estádio me parece claro que é um força-barra. Até onde eu sei, o Estádio Olímpico do Grêmio foi batizado de olímpico porque na década de 50 o tricolor estava presente me vários esportes além do futebol e se pretendia que o novo estádio fosse palco para todos esses esportes.


4 comentários:

Anônimo disse...

E tu vai dar bola para o que dizem os "catarina"?
Abraço!

bruna duarte disse...

não tem que dar bola para o que dizem,por que nosso time é o maior...

bruna duarte disse...

sou gaúcha de tradição,e gremista de coração...tenho o maior orgulho de ser gremista apesar das dificuldades que meu time anda tendo...

Anônimo disse...

weight repository pamela invent promotion mesoamericas believed juried downed acceptable bringing
semelokertes marchimundui