quinta-feira, fevereiro 04, 2010

Gauchão - Grêmio 1 x 1 São Luiz


O horário das 17h00 de um dia de semana é esdrúxulo em qualquer época do ano. Com o calor que fazia ontem no RS às cinco horas da tarde ainda era cedo para pensar em ir à praia, quanto mais para ir ao estádio e jogar futebol. Foi evidente que as adversidades climáticas prejudicaram o espetáculo. O primeiro tempo transcorreu com as equipes bastante travadas, errando muitos passes. O Grêmio tentava propor o jogo, e o São Luiz especulava no contra-ataque, mas o lançamento fatalmente era comprido demais e o gol de Victor não foi ameaçado na primeira etapa. Jonas teve as melhores chances de abrir o marcador, mas desperdiçou nas duas vezes que saiu na cara do goleiro Oliveira.

No primeiro tempo, Silas tinha repetido o 3-5-2 usado no Grenal (Com Hugo no lugar de Souza), mas alterou o time para segunda etapa, colocando Maylson e Rochemback em campo (indo mais para um 4-4-2). Mas o Grêmio cedo foi surpreendido, pois aos 2 minutos Vânderson abriu o placar depois da jogada do artilheiro Eraldo. Houve um natural abatimento e uma posterior reação, ainda que desorganizada. Ferdinando, Rochemback, Mário e Maylson se amontoavam no lado direito de ataque e o time insistia na jogada de pivô na frente da área. Borges, de cabeça, empatou o jogo aos 27, e mesmo que o time não tenha jogado bem, é possível falar que o resultado foi injusto, pois foram várias as chances criadas no segundo tempo. O chute de Borges que parou no travessão aos 6 minutos. As boas defesas de Oliveira nos chutes de Hugo (aos 14), Rochemback (aos 32) e Lúcio (aos 47), bem como a puxada de Borges aos 28 minutos da segunda etapa.


Quem é o batedor de faltas e escanteios do Grêmio? Parecia haver uma indecisão ontem.

Com o calor que fazia ontem, não seria o caso do sindicato dos atletas, árbitros, jornalistas (ou a ACEG) tomar medidas contra o jogo nesse horário?

Meira poderia e deveria ter reclamado antes da partida
. Depois, fica parecendo desculpa (ainda que aceitável)

Silas pode ter errado na montagem do banco de reservas. Se a situação de Hugo e Adílson era preocupante, o mais adequado seria pensar no longo prazo e poupar os dois.

Silas errou feio ao pedir cumplicidade para imprensa na coletiva. Se conhecesse melhor a realidade que cerca os cronistas daqui, saberia que o pedido é inútil (para não dizer contraproducente).

Silas NÃO erra ao testar diferentes formações e escalações. Acharia muito estranho se o treinador já tivesse convicções firmadas no sexto jogo do ano, quando ainda temos jogadores saindo e chegando.

Fotos: ClicRBS, Grêmio1983 e Grêmio.net

Grêmio 1 x 1 São Luiz
Vânderson 47´
Borges 72´

GRÊMIO: Victor; Mário Fernandes, Rafael Marques e Maurício; Joilson (Maylson - intervalo), Adilson (Fábio Rochemback - intervalo), Ferdinando, Hugo (Fábio Santos 24 do 2ºt) e Lúcio; Jonas e Borges.
Técnico: Silas

SÃO LUIZ: Oliveira; Marcelo Oliveira, Wanderson e Bronzatti; Jonatan, Beto Fronza, Rudiero (Baiano 28 do 2ºt), Jean Paulo (Nicolas 31 do 2ºt) e Xaro; Luciano Fonseca (Bruno Soares 18 do 2ºt) e Eraldo.
Técnico: Beto Campos

6ª Rodada - 1° Turno - Campeonato Gaúcho 2009
Data: 03/02/2010, quarta-feira, 17h00min
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre
Público total: 4.746 (4.170 pagantes)
Renda: R$ 62.132,00
Árbitro: Fabrício Corrêa
Assistentes: Vilmar Burini e Tatiana Freitas
Cartões amarelos: Fábio Rochemback, Maylson e Maurício. Bronzatti e Baiano
Gols: Vânderson aos 2min/2ºT e Borges aos 27min/2ºT

3 comentários:

Matias Schuler Guenter disse...

Concordo contigo!
O Silas esta um pouco perdido entre achar a formatação para o ano todo e conseguir os resultados logo. Logo logo o time se acerta, daí só vai!

Anônimo disse...

Caro Andre Kruse,realmente acho cedo essa pressão sobre o trabalho do Silas.Temos que deixar o homem trabalhar!!!!!!!!!Ele não tem culpa nenhuma se nossa pífia direção descarta nomes de qualidade pq ''não tem a cara do Gremio''.VAMOS ANALIZAR FRIAMENTE PESSOAL!!!!Mas,mudando um pouco de assunto caro André,tenho 20 anos e acompanho o Gremio desde que tinha 6,de lá pra cá nosso time disputou 8 Libertadores e,EM NENHUMA DELAS eu lembro de ver a nossa ''querida e amada'' imprenssa fazer campanha pro nosso time ganhar o caneco como eles fazem com o SCI.Em 2006 chegou a ser comovente o apoio que eles deram ao SCI e,em 2010,eles só falam em;''discubra mais sobre os adversarios do colorado na busaca do bi da América''ou''qual será a lista do Inter na Libertadores''e outras coisas...Ano passado falavam mais do SCI na Copa do Brasil do que o Gremio que disputava Libertadores!!!Como isso me dá nojo desses caras!!!!Abraços Leonardo Leal de Lima.

natusch disse...

Concordo plenamente com a tua análise. Na verdade, eu confesso que não me incomodei quase nada com o 1x1, apesar das tentativas de parte da imprensa de criar um clima de "crise": era simplesmente impossível jogar futebol naquelas circunstâncias. E o Silas precisa de mais tempo, com certeza - é cedo para queimá-lo (sem trocadilhos com a canícula porto-alegrense)...