quarta-feira, novembro 14, 2007

Grêmio x Flamengo - Brasileiro 1982



A narração do lance, feita por Luís Roberto da Rede Globo, é por demais tendenciosa (Pra não dizer mentirosa) . Não só a bola entrou como também Andrade usou o braço para tentar salvar o gol. Na imagem da para ver o jogador do Grêmio que está mais perto da marca do pênalti pedindo o toque do mão. No vídeo da partida, com o som original, dá pra ouvir a torcida do Grêmio gritar "Ladrão" em uníssono.

No seu livro "Grêmio: Nada pode ser maior" Eduardo "peninha" Bueno relembra esse lance:

"Foi marcado, então, um jogo-extra. E o Grêmio trucidou de novo. Mas descuidou-se e levou um no contragolpe. Faz parte do jogo e, outra vez, o Grêmio não reclamaria. Mas depois que Andrade, tirou uma bola com a mão de dentro do gol e Scolfaro, o juiz zarolho, fez de conta que não viu, aí não deu mais para ficar calado. De novo, veja na TV e me diga se estou inventando"

O site da revista Mundo Estranho da editora abril, ouviu jornalistas e ex-árbitros que consideraram esse o 8º maior erro de arbitragem de todos os tempos:

"O tricolor gaúcho buscava o gol do empate — e do título — quando o centroavante Baltazar cabeceou no alto do gol flamenguista. Para impedir o tento, o rubro-negro Andrade meteu a mão na pelota. Pênalti? Não para o juizão Oscar Scolfaro, que mandou o jogo seguir dizendo que o toque foi do goleiro Raul. Mas, como a gente vê na imagem, o arqueiro estava caído na hora do lance.."



Andrade, deu a seguinte declaração em 2009: "Eu pensei em retirar a bola com mão" [...] "pra te dizer a verdade eu não sei o que aconteceu, eu não sei se eu levei a mão na bola ou se eu fui com a bola realmente de/com a cabeça"

Grêmio 0 x 1 Flamengo

GRÊMIO:Leão, Paulo Roberto, Newmar, De León e Paulo César; Batista, Paulo Isidoro e Vílson Tadei; Renato, Baltazar (Paulinho) e Tonho (Odair).
Técnico: Ênio Andrade

FLAMENGO: Raul, Leandro (Antunes), Marinho, Figueiredo e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes (Vítor) e Lico.
Técnico: Paulo César Carpegiani

Campeonato Brasileiro 1982 - Final
Data: 25/abril/1982
Local: Olímpico (Porto Alegre-RS);
Juiz: Oscar Scolfaro (SP);
Público Presente: 62.256 espectadores;
Cartão Amarelo: Newmar, Tonho, Nunes e Lico;
Gol: Nunes 10 do 1º tempo;



8 comentários:

Anônimo disse...

Naquele ano fui a todos os jogos do Grêmio no campeonato brasileiro, menos neste. Era guri, levei medo... Fiquei em casa ouvindo o jogo em um radinho de pilha.

Márcio C. M. disse...

Até hoje, absolutamente todas as vezes que o Arnaldo Cesar Coelho abre a boca, meu Pai fala de um roubou que ele cometeu, não lembro em que ano, ou se ele está enganado. Alguém lembra ou viu?

Eduardo - Grêmista Lageano disse...

havíamos feito uma festa para a conquista do bí-campeonato do Grêmio, eu ainda guri e meu pai um gremista fanático e muitos amigos. Após uma partida histórica que já era para ganharmos no maracanã, onde o flamengo conseguiu empatar no final; este árbitro conseguiu não ver o que todo mundo viu.
Hoje seríamos tri-campeões.

Anônimo disse...

Discordo do Eduardo, se não tivessemos sido roubados em 1982 e em 2008, hoje seriamos tetra-campeões. Saudações Tricolores.

Unknown disse...

sou corintiano mas concordo com vocês gremistas e digo mais este foi o maior erro de arbitragem que já vi em minha vida, neste epoca lembro bem que toda arbitragem era tendenciosa para o flamengo, vocês precisam divulgar mais erro para que todos tenham conhecimento e saibam da robalheira que havia a favor no flamengo no começo dos anos 80.

Anônimo disse...

Hahahahahaha!Foi o RAUL que tirou a bola,a camisa de frio tinha mangas pretas,e o pessoal vem falar que foi o andrade,pqp!!Vejam no lance que tem a camera por trás...Pessoal já gosta de inventar!Mas que chororo!

André Kruse disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
André Kruse disse...

http://youtu.be/68peqVs3XzA?t=2m4s

Andrade: "Eu pensei em retirar a bola com mão", "pra te dizer a verdade eu não sei o que aconteceu, eu não sei se eu levei a mão na bola ou se eu fui com a bola realmente de/com a cabeça"