sexta-feira, novembro 30, 2007

Relato da Reunião sobre a Arena

Está rolando na internet um relato sobre a reunião do conselho deliberativo. Aparentemente um sujeito chamado Glênio Costa Mello postou esse relato numa comunidade do orkut e parece que o relato é fidedigno, mas com um pequeno problema. Esse Glênio Mello não é conselheiro, é sim sócio, pois constava na lista da chapa 2 na última eleição do conselho, e assim sendo me parece que ele não poderia estar presente na reunião do conselho. Mas o pior não é isso: Ao serem apresentados os projetos, foi pedido silêncio aos conselheiros sobre o que ali viram e ouviram, e esse sócio, saiu divulgando detalhes pela internet. Num primeiro momento isso até pode ser elogiado, pois assim, simples sócios como eu podem finalmente saber mais detalhes do projeto. Mas temos que lembrar que deve existir algum motivo para se pedir silêncio sobre os projetos. Abaixo as fotos do projeto da TBZ e da Odebrecht, respectivamente divulgadas na imprensa e o relato referido:

RELATÓRIO DA REUNIÃO
Pessoal,
Deixei para hoje o relato da reunião pois cheguei muito tarde....saí de lá à meia-noite e ainda não tinha acabado a reunião.....estavam entrando em questões financeiras da dívida e o que tinha para saber das propostas já tinha visto.
Na verdade existe um sigilo imposto ao conselho até a escolha....a documentação detalhada das propostas vão estar à disposição dos conselheiros de 3 a 12 de dezembro e só após isso será feita a escolha.
Mas vamos ver o que posso passar para vocês...... São duas propostas com as suas vantagens e desvantagens.......a cultura de estádio e patrimônio vai mudar radicalmente e tem que ter muita coragem para fazer isso......
Não está decidido ainda a questão dos sócios e donos de cadeiras....esta decisão se dará mais tarde, mas deu para ver que dificilmente o sócio será espoliado com este conselho.....acho que provavelmente o sócio venha a pagar um ingresso bem mais baixo ou não pagar nada e majorar um pouco a
mensalidade......o Odone chegou a exemplificar a questão dizendo que poderia destinar o último anel ao associado ( Este anel será o local mais barato do estádio).
Mas vamos ao que interessa:
Os projetos arquitetônicos estão praticamente acabados, estando abertos à alguns ajustes, mas na essência são estes.
O ponto de partida de ambos são o trabalho da AAA e o caderno de exigências da FIFA. Os dois tem um anel inferior, logo acima o setor vip, em seguida camarotes e por último, um anel superior. Como já tinha afirmado antes, a AAA não vai desenhar mais nada e o design dos projetos são diferentes.
Nas duas propostas a propriedade da Arena será da Grêmio Empreendimentos, porém todo o resto do complexo não, portanto, esta história de ter área grande para uma futura expansão é balela......as propostas estão concebidas para os próximos 50 anos.

Proposta da TBZ.
Construção na Azenha
Capacidade de 51.780 lugares
Custo do estádio: 270.000,00
Concessão da exploração da arena por 20 anos (65% para o Grêmio e 35% para a TBZ)
O Design é semelhante ao apresentado no início do ano, mas ficou melhorado e mais bonito. A área do shopping avança sobre a cascatinha e ocupa área pública onde tem aquela enorme área onde tem a feira aos sábados e também toda a quadrinha da esquina da cascatinha (osvaldo Rolla) com a Carlos
Barbosa. Eles prometem um sistema de acesso moderno e a evacuação em 5 minutos. Alegam que o bairro é mais valorizado para a construção da arena, adequado para um shopping, com mais potencialidade além da questão da tradição. Dizem que uma arena no humaitá é um "tiro no pé".
Todos os investidores já estão fechados. O estádio tem custo zero para o Grêmio. Será construido um estádio de 14 mil lugares em eldorado do sul. Posso afirmar que é um belo projeto, porém o maior entrave é a aquisição de área pública na cascatinha ( O Odone está bem contrário a esta idéia) e a
aquisição de área privada na parte de trás.

Proposta da Odebrecht
A área é aquela que já foi delineada no humaitá.
Tem quase 24 hectares.
Alegações para o local:
Para atender na plenitude as exigências da arena (espaço) Acessibilidade.
As Obras de acesso serão feitas dentro da própria área, sem envolvimento dos
órgãos públicos (vimos que não é bem assim). Proximidade com o trensurb (estação anchieta), Aeroporto e grande Porto Alegre. A arena é lindíssima, com capacidade inferior ao da TBZ (50.000 lugares), mas é maior nas dimensões. (Parece um queijo quase retangular com cobertura
arredondada em azul). Nesta área será construído um verdadeiro bairro comercial inclusive com
hotel, porém o Grêmio não terá participação, a não ser que queira ser sócio na empreitada o que envolve custos para o Grêmio. Portanto esqueçam esta enorme área para o Grêmio. A área do Grêmio será somente da arena e do seu entorno. O prazo para construção é de 36 meses. A concessão também é de 20 anos (A princípio o Grêmio teria uma participação minoritária, mas está sendo negociado uma maior participação). O Grêmio venderia o Olímpico. A odebrecht já fez proposta de compra (não divulgou valores), porém o Grêmio está livre para vender a quem quiser. Uma SPE (sociedade de proposta especifica) será criada com recursos do Grêmio (parte do valor do olimpico), de investidores e da Odebrecht. Esta SPE buscaria financiamento junto aos bancos com prazo de 10 anos de amortização. O Grêmio também formaria um fundo garantidor ao longo da construção da arena com recursos também da venda do olímpico (como uma poupança) e após pode amortizar o valor da odebrecht e dos investidores diminuindo o prazo de concessão de 20 anos. O Grêmio pode ter a concessão somente para si talvez em 10 anos. Quais as receitas que serão só do Grêmio.
Televisão, sócios e jogadores. Todas as demais, inclusive bilheterias, será da SPE. O Gremio deixará de ter o custo com empregados (em torno de 250 pessoas) e a manutenção da arena. A receita estimada, por ano, pela TBZ é de 57 milhões e da Odebrecht 52 milhões.

Bom acho que era isso.....o conselho estava lotado, não houve manifestações de preferências....não houve manifestação em público do Josias no conselho....a tendência, pela direção (percepção minha) é pelo Humaitá. Obras públicas deverão ser feitas sim em qualquer lugar escolhido. Fortunatti (secretário municipal e conselheiro) está cético quanto a investimentos pela prefeitura, mas o Odone disse que tem a promessa do Lula para liberação de verbas com este fim para o mundial, porém não acho isto tranquilo, pois até onde sei, a arena não foi indicada para a copa.

Um comentário:

Glenio Mello disse...

Eu sou o sujeito. É possível a presença de sócio em reunião do conselho sem a possibilidade de manifestação, é óbvio, desde que devidamente trajado e com disponibilidade de espaço. A questão do sigilo era para os detalhes das propostas que ficaram à disposição dos conselheiros as quais não tive acesso. O relato que fiz da reunião foi fidedigno e informado à posteriori pela imprensa e o próprio clube.