sábado, março 08, 2008

Dia dos jogos

Com a tabela do Brasileirão 2008 nas mãos, Wianey Carlet fez um levantamento sobre os dias dos jogos em casa da dupla Gre-nal no campeonato:

JOGOS DO GRÊMIO NO OLÍMPICO
- Domingos: 13 jogos
- Sábados: 5 jogos
- Quartas: 1 jogo
- Total: 19
Obs: 19 jogos fora de casa

JOGOS DO INTER NO BEIRA-RIO
- Domingos: 10 jogos
- Sábados: 3 jogos
- Quartas: 5 jogos
- Quintas: 1 jogo
- Total: 19 jogos
Obs: 19 jogos fora de casa

Baseado nisso o colunista conclui:

"Para efeito de projeções financeiras, o Grêmio levou vantagem. Jogará na sua casa apenas uma vez em dias úteis, à noite, em todo o campeonato. Jogando 18 partidas aos sábados e domingos, no Olímpico, terá amplas possibilidades de obter grandes arrecadações.

Ao Inter coube menos sorte. No Beira-Rio, terá apenas 13 jogos aos sábados e domingos. Os seis jogos restantes serão disputados à noite, em dias úteis.

Embora a qualidade das campanhas seja o fator que mais influencia as arrecadações, é óbvio que o torcedor sente-se mais animado a ir ao estádio nos jogos realizados nos finais de semana. No Gre-Nal de bilheterias, portanto, o Grêmio larga como favorito."


Apesar de se apoiar tão somente no empirismo, Wianey não está errado nas suas conclusões. Vale lembrar o levantamento feito pelo datafolha em setembro do ano passado (postado aqui no blog):

Menos Público
As rodadas de meio de semana levam em média 26% a menos que as dos finais de semana, 11.789 pagantes contra 15.927, respectivamente


Porém, tanto a pesquisa como Wianey, ignoram a influência do horário das partidas no comportamento do público. No mesmo link acima citado, transcrevi uma coluna de Hiltor Mombach onde ele tratava do tema.


2 comentários:

Doardo disse...

Mas uma coisa que deve ser levada em conta nos jogos do gauchão, é que, nessa época, muitos porto alegrenses viajam nos finais de semana, deixando para ir aos jogos durante a semana.

Akinogal disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.