sexta-feira, março 28, 2008

Escolhida proposta

Como era esperado, ganhou no conselho a proposta do Grupo português TBZ, em parceria com a OAS, para fazer a arena no Humaitá. Como negócio, parecia claro que a proposta da TBZ era vantajosa em relação a da Odebrecht (que não acredita no poder de fogo dos portugueses). Quanto a localização, a escolha pela manuntenção da Azenha ficou praticamente inviável com a proposta de demolição completa do Olímpico e construção de um estádio provisório. ( e haviam alternativas melhores para ficar na azenha):

Escolhida a proposta para a futura arena
O consórcio TBZ-OAS foi escolhido ontem à noite pelos conselheiros do Grêmio para construir a futura arena do clube, no bairro Humaitá, à beira da free way, na zona norte da Capital. Ele concorria com a construtora Norberto Odebrecht.

A partir de agora, a TBZ, empresa portuguesa que atua na área de gestão de estádios e de marcas de clubes, e a construtora brasileira OAS terão 90 dias para apresentar aos conselheiros, também para votação, o contrato de construção da obra.

Entre as exigências do clube, estão o oferecimento de garantias bancárias para o projeto e aquisição, por R$ 50 milhões, da área de 34 hectares no Humaitá, pertencente ao grupo Habitasul. Para ter aprovada sua proposta, o TBZ-OAS propôs ao Grêmio 65% de participação nos lucros que seriam gerados pelo empreendimento. Além da arena, que tem estimativa de faturamento anual de R$ 56 milhões, o projeto prevê um shopping center com 295 mil m2, hotel, centro de convenções, estacionamento e área para habitação.

Alguns conselheiros se posicionaram contra a troca para o Humaitá. Um deles foi o ex-presidente Hélio Dourado, que propôs em discurso a reforma do Estádio Olímpico. O também ex-presidente Fábio Koff comemorou a escolha:

- O Olímpico não comporta as obras que pretendemos fazer. Vamos para o Humaiá conquistar tantas glórias quanto conquistamos aqui.

A reunião teve a participação de 216 conselheiros." (Zero Hora 28 de março de 2008)




Arena do Grêmio será no Humaitá
27.03.2008
Conselho Deliberativo escolheu a proposta do consórcio TBZ

A noite desta quinta-feira foi movimentada no estádio Olímpico. Mais de 200 conselheiros estiveram reunidos no salão nobre do Conselho Deliberativo para decidir a construção e o local da nova Arena.

Momento histórico, os representantes dos torcedores gremistas escolheram por quase unanimidade a proposta número 2 encaminhada ao Clube pelo consórcio português encabeçado pela TBZ e o bairro Humaitá como o local de construção da nova arena Tricolor.

O Grêmio contratou como empresa de consultoria a Amsterdam Arena, que juntamente com o clube, configurou um modelo de estádio. As propostas feitas foram baseadas nesse modelo.

O estádio terá três anéis com capacidade para 50 mil lugares, todos com cadeira. A Arena terá cobertura completa, exceto a parte do campo. Um anel terá 150 camarotes, outro será de cadeiras vips e o restante terá capacidade para 40 mil torcedores. (Gremio.net)



Não por acaso, marquei em negrito duas passagens das notícias. Uma tecla que vem sendo batida insistentemente aqui. Quase um terço dos conselheiros, NÃO COMPARECEU numa reunião fundalmental para o futuro do Grêmio. Qual a desculpa para a ausência? será que existe uma?

7 comentários:

Gremista Vigilante disse...

Será que a secretaria do Conselho informaria os nomes dos gazeteiros?

Saudações tricolores,

GV [imortalgremio@yahoo.com].

Vicente Fonseca disse...

E ainda deram a desculpa da CHUVA que caía sobre a cidade. Eles têm poder suficiente para entrarem no conselho do Grêmio, mas não para comprar um reles guarda-chuva.

Outro ponto que eu queria desabafar, nada a ver com o tópico da reunião de ontem: tenho 3 pontos de NET em casa, pacote com um monte de canal-extra, assinei os últimos CINCO pay-per-view do Brasileirão. Mesmo assim, amanhã terei que ir num buteco ou na casa de alguém misericordioso para poder ver um jogo do porte de Grêmio x Juventude, um dos maiores do Gauchão. É dose.

Uma última (e única) pergunta: que achaste da escolha da proposta da TBZ-OAS? Era a melhor na tua opinião?

Abraço, e segue o teu trabalho, cada vez melhor.

André Kruse disse...

Vigilante, dessa vez vou tentar pedir a ata da reunião e lista de presença. O máximo que pode acontecer é eu não conseguir.


Vicente, dose é venderem pay-per-view do gauchão. A sky tá querendo fazer pay-per-view do campeonato espanhol. Na argentina tem pay-per-view das eliminatorias. e por aí vai. A tendência é só piorar

Sobre a proposta, pelo que li, ouvi, e conversei, ganhou a melhor. Nunca vi com bons olhos a saída da Azenha, mas a alternativa de implosão do olímpico e estádio provisório não me parecia viável. de resto a TBZ tinha melhor proposta. Segundo boatos, a odebrecht não acredita muito nos portugueses, achando que eles vão dar pra trás. Os portugueses, por sua vez, tem expectativa de fazer um bom dinheiro com a venda do olímpico.

Enfim, no fim das contas acabou ganhando a melhor proposta das três. Contudo vejo com alguma desconfiança essa fé no humaitá como "terra-prometida", e penso que a permanencia na azenha poderia ser melhor explorada

ia escrever que não aceitava a chuva com desculpa, mas acabei achando que ninguem ia falar uma besteira dessas

Grêmioacimadetudo disse...

Caro André:
Verificamos o site da tal TBZ é muito pobre. A empresa se jacta de ter 10 anos no mercado. O único estádio que administra é do Coimbra??? Não sei não, acho que eles não tem bala na agulha.
Tudo que está mo site Grêmio.net é pura especulação, somente após o contrato é que irão realizar o projeto de engenharia e arquitetônico.
Mais, segundo informações não será tão fácil assim a aprovação pela secretária do meio ambiente para a tal área. O tal edificio que aparece nas maquetes não tem condições de ser erguido naquela altura, por causa da proximidade do aeroporto.
Assim, tem muita água por rolar por baixo da ponte, antes que a torcida se iluda com tão belo projeto.

Anônimo disse...

"A reunião teve a participação de 216 conselheiros" e quantos destes eram suplentes. Sim porque é muito comum ter um número significativo de suplentes nas reuniões e, estes, normalmente assistem até o fim as reuniões. Deduzo, que na hora da votação, muitos destes estavam presentes e inclusive devem ter votado, pois imagino, não foi solicitado confirmação de presença.
Seria bom verificar.....

Orlando disse...

Com notícias ambíguas estão vendendo a falsa idéia de que o Grêmio terá participação no Shopping Center, hotel etc. etc. Não terá nenhuma participação

luciaS disse...

camiseta centenário gremio - edição especial

alguém aí sabe/tem idéia do valor de uma camiseta de 2003 (nova), edição especial e comemorativa ao centenário?? É q me ofereceram (e ela é novinha - sem uso), mas não tenho a menor noção de preço.
Sei q é uma relíquia!
Alguém me ajuda??

brigada