terça-feira, maio 06, 2008

Material Esportivo

Fui segunda-feira (5/maio), ao meio dia, na Grêmio Mania. Preciso dizer que saí de lá bastante decepcionado.

A Camisa Branca é realmente bonita. O tecido não é o infame tecido dos furinhos (salvo em algumas pequenas partes). O material dos números, patrocínios (exceto o banrisul da frente) e da puma é meio estranho, dando a sensação de não ser muito resistente.

A Camisa azul é bem sem graça, e com o tecido dos furinhos.

A Camisa Tricolor é triste. Realmente parece ser bem "vagabunda". O número não tem explicação. toda a parte de trás (costas) da camisa é lamentável.

Imagino que quem desenvolveu esse tecido na puma estava pensando em fazer algo inovador, revolucionário. Não deu certo. A camisa, antes de ser um equipamento do atleta, é um produto de venda do clube. Isso tem que ser levado em conta. Já década de 90 se atingiu um patamer razoavel na confecção de camisas. O ganho na perfomance é mínimo. Qualquer material, por mais que acrescente algo, não justifica tamanha feiura.

Na GremioMania só tem esses produtos da nova coleção para vender.

Não têm os calções novos
Não têm as meias novas
Não têm as camisas de treino
Não têm as camisa de goleiros
Não tem os abrigos , casacos e roupas de passeio.


Dito isso, vi uma notícia e foi impossível não relacionar:

Flamengo rompe contrato com a Nike
Clube diz que fornecedora de material esportivo desrespeitou adversários


O Flamengo rompeu o contrato com a Nike, fornecedora do material esportivo do clube. A direção flamenguista afirma que a atitude da empresa, que colocou à venda na véspera da decisão do Campeonato Carioca uma camisa comemorativa pelo título, foi o estopim para uma medida unilateral por parte do clube.

– Foi feita a notificação. O Flamengo já dá como rescindido o contrato com a Nike. Agora é esperar o processo judicial. Foi uma coisa muito séria. Ofendeu os nossos princípios, os princípios desportivos, e o Flamengo não é um clube arrogante. O que a Nike fez foi menosprezar os adversários do Flamengo. Não queremos mais negócio com eles. Não há diálogo – disse o advogado do clube Michel Asseff ao Globoesporte.com.

Contra o América do México, nesta quarta-feira, no Maracanã, pela Libertadores, o time poderá usar uma uniforme alternativo.

– Já está rompido o contrato. A decisão quanto ao uniforme de quarta-feira cabe à diretoria. Mas acho que há a possibilidade de um uniforme alternativo sim – diz Assef. (ClicRBS - 06/05/2008 11h20min)



A diretoria do Fla já vem reclamando há algum tempo do tratamento dispensado pela empresa americana ao rubro-negro. Atrasos no fornecimento de camisas, envio de modelos errados e, agora, a gota d'água, a confecção de uma camisa comemorativa do título estadual de 2008, antes da partida final, contra o Botafogo. (Jornal dos Sports - 5/5/2008)




Sobre o Flamengo duas coisas devem ser levadas em conta: 1) A Nike fez camisas bem bonitas para o clube da gávea, especialmente as desse ano. 2) Assef, Márcio Braga e Kleber Leite são ufanistas, o que não necessariamente invalida a atitutde

8 comentários:

Francisco Luz disse...

Não sou gremista, mas achei a camisa branca bem melhor do que a tradicional (talvez o recheio missístico ajudasse). E o material pareceu bem mais confiável, também.

Agora, estes problemas de fornecimento não são exclusividade do Grêmio. Na Inter Sport, acontece o mesmo problema. E, nos times de São Paulo, também, à exceção do Palmeiras. Me parece muito mais um descaso geral das marcas com os clubes daqui do que uma birra localizada contra um ou dois times.

Aí fica a dúvida: o que fazer para melhorar tudo isso (material, fornecimento, desenho, etc)?

André Kruse disse...

Me parece que é consenso que a branca é a mais bonita.

A Adidas parece ter uma boa relação com os clubes. A Nike tem um problema pontual de fornecimento, mas os uniformes atuais de corinthians e e Flamengo são bonitos.

é descaso sim.

quanto ao desenho cabe ao clube (dept.marketing) vetar essas camisas estapafurdias. E tambem não admitir usar o mesmo "modelo" de outros times.

Tem a opção de marcas nacionais, que, em teoria, cuidariam dos clubes com mais atenção.

Se bem que o Grêmio nao tem nada a reclamar da Kappa, que é uma multinacional.

Uma solução radical é fazer como o Athletic Bilbao, e confeccionar e vender a própria camisa. O Grêmio tem uma experiencia com a camisa retro de 77.

Outra é fazer como Flamengo e fazer valer o contrato, sem aceitar desculpa furada de fornecedor

Márcio C. M. disse...

Mobilização André! Faz uma campanha! Teu blog tem milhares de visitas!!! Não dá mais pra aguentar!!!

Gabriel disse...

Passei na Gremiomania do Lindóia hoje, fiquei muito decepcionado com o material da camisa. É muito "buraquinho".

André, o contrato com a puma vai até 2010, neh? Vou ter que aguentar essa marca mais 4 anos.

Francisco Luz disse...

Pois é, mas o problema de fazer sua própria camisa é abrir mão do faturamento com a publicidade dos fornecedores. Aí iriam atochar ainda mais o preço.

Na real, mesmo, acho que era a hora de abrir espaço para uma Olympikus da vida com alguns times grandes. Poderiam começar uma nova forma de fazer o material — meio que repetindo o que a Rhummel fez com o Inter em 95 e 96, quando vendiam uma réplica oficial mas sem bordados. Era bem mais barato.

E, com as fábricas aqui, acho que as marcas não iriam vacilar tanto na entrega dos produtos.

André Kruse disse...

A olympikus ta voltando pro futebol. Teve um boato que ia fechar com o Grêmio, mas outro boato dá conta que a empresa quer antes um time do centro do país.

Tem muita gente que defende essa ideia de camisa popular alternativa. Eu não gosto. Torcedor tem que ter a mesma camisa que o atleta usa em campo. Uma alternativa é fazer como o Manchester City fez com a Le Coq Sportif, e obrigar a empresa a estabelecer um preço máximo (abaixo do dos outro clubes)

Flamengo voltou a negociar com a Nike. Ontem na globo deram um close na camisa do Obina, que tinha caído um numero na parte da frente

André Kruse disse...

http://www.minhascamisas.com.br/wordpress/2007/05/21/bom-bonito-e-barato/

http://www.footballshirtculture.com/20070513302/07/08-kits/manchester-city-new-le-coq-sportif-home-away-kits-07/08.html

Nos sites dos clubes:

Man.City - £30.00, agora em promoção por £20.00

Man.Utd - £39.99

Dino Gremista disse...

Infelizmente, também vi a "nova" camisa da Puma, tá parecendo aqueles "perfex", é lamentável o nosso Grêmio e nós torcedores ter q usar aquela inovação, FORA PUMA!! A Penalty é gremista, e sempre tivemos conquistas com aquelas camisas... Acho que a torcida deve boicotar essa da PUMA e exigir que façam algo com a qualidade do GRÊMIO!!!