Acompanhando os treinos dos 12 maiores clubes do Brasil, O UOl Esporte dividiu as horas empregadas em cada método de preparação das equipes, traçando "um raio-x dos trabalhos realizados entre o início de pré-temporada até o dia 31 de janeiro"
Ainda que careça de maiores detalhamentos (como por exemplo, a data do início dos trabalhos de cada time) o levantamento do UOL é extremamente válido e preenche uma coluna, de tentar explicar para o torcedor como são feitos os treinamentos dos grandes times.
Eu não tenho capacidade técnica ou maiores subsídios para referendar ou questionar o trabalho desenvolvido no Grêmio. E também é preciso ter em mente as diferentes necessidades e preferências de cada time e treinador, bem como o a questão da quantidade Vs. qualidade
Assim sendo, só dá pra achar curiosos alguns dados apresentados, como o fato de Silas ser o treinador que menos faz treinos táticos, ou que o Grêmio tenha um baixo numero no total de horas trabalhadas (34h45, enquanto a média dos times foi de pouco mais de 45 horas)
Número Total (em horas)
11º - Grêmio: 34h45
Treino Tático
12º - Grêmio: 03h00
Treino Técnico
06º - Grêmio: 07h30
Treino Físico
08º - Grêmio: 14h35
Treino Coletivo
05º - Grêmio: 03h50
9 comentários:
Vi isso, e achei preocupante.
eu senti falta da informação de quantos dias duraram as pré-temporadas. suponho que o período de trabalho por dia seja semelhante em todos os clubes - pelas minhas contas, do grêmio são quase 4h/dia, incluindo descontração.
cada equipe deve ter necessidades diferentes, mas essas 3h de treino tático parecem estar se refletindo em campo. assustadoramente.
Explica algumas coisas que estão acontecendo. Claro que não devemos levar ao pé da letra.
Isso é muito relativo. Existem várias formas de treinamento físico: Progressivo, em série, em ciclo... Se o Grêmio está fazendo um treino físico mais prolongado, é sinal de que provavelmente está aumentando a carga aos poucos e seguindo um cronograma de preparação pra atingir o ápice mais tarde. Se o nível máximo for atingido muito cedo, a decadência também começa antes da hora.
Acho o levantamento interessante. Mas acho curioso que os 3 primeiros com mais horas de treino estão apresentando um futebol tão irregular quanto o Grêmio, que foi o penúltimo em carga de trabalho.
E não se deve esquecer que a pré-temporada gremista durou apenas dez dias... Quando começam as partidas oficiais, é normal uma diminuição no ritmo de treinamentos, até para a recuperação física dos atletas no pós-jogo.
souza,hugo,borges,leandro,fabios,tulio, tem que contar as horas de migué, so durmindo.Cambada de perna de pau, mercenaria
Puxa vida, muito interessante! Isso que vimos inúmeras reclamações a respeito do tempo insuficiente para pré-temporada por parte da comissão técnica. Mas times que começaram o trabalho no mesmo dia e iniaram o campeonato estadual TAMBÉM no mesmo dia tem um total de horas significativamente MAIOR que o Grêmio.
No mínimo, questionável.
Isso talvez tenha a ver com a questão da divisão de elenco. O inter, por exemplo, tem usado um time pro gauchão e poupado o outro pra libertadores. Mas esse outro grupo continua treinando e provavelmente em turnos diferentes, por isso o tempo de treino deles parece muito maior. ainda que tenham iniciado o campeonato no mesmo dia.
Além disso, notem que entre os times com mais horas, um grande percentual é de recuperação (exceto o atlético, mas ele foi o que teve a pré-temporada mais longa).
O Grêmio não fez tantos treinos táticos porque se ocupou mais com treinos técnicos, coletivos e jogos-treinos para dar entrosamento à equipe. E treino tático só rende bem se tiver entrosamento, já que os exercícios visam mais "mecanizar" o time.
Como melhorar a ligação direta, por exemplo, sem saber como os seus jogadores se posicionam?
Postar um comentário