domingo, maio 24, 2009

Brasileirão - Grêmio 2 x 0 Botafogo

Grêmio estreou um bom treinador e uma camisa horrorosa hoje no Olímpico. Análises sobre o fardamento ficarão para um segundo momento. Aqui analisarei o jogo:

Mesmo com apenas uma semana de treino, já deu sim para ver a "mão" de Paulo Autuori, e não teve nenhuma surpresa, as mudanças foram as anunciados pelo treinador no meio da semana: Tcheco mais adiantado (e rendendo bem mais) e ajuste do posicionamento dos alas.

As duas equipes jogavam no 3-5-2 (no Botafogo, Leandro Guerreiro era Sttoper). Grêmio ditava as ações, e tinha a posse de bola na maioria do tempo. O Fogão não conseguia encaixar o contra-ataque, e pouco ameaçava a meta de Victor. O Grêmio por sua vez era perigoso em alguns chutes , como foram os de Fábio Santos, Ruy, Souza e Jonas. Léo teve a melhor chance da primeira etapa, mas seu arremate estourou na trave. Apesar do domínio, a equipe tricolor não jogava bem, se precipitava, não fazia a bola "rodar", faltavam jogadas de flanco, especialmente pela esquerda.

Ney Franco viu que seu time estava sendo dominado e fez 2 mudanças já no intervalo. Deu algum resultado, o jogo não era bom para o Grêmio, que começava a se complicar com o passar do tempo. Aos seis minutos, Juninho acertou a trave em cobrança de falta. A perspectiva de um mal resultado frente a uma equipe limitada (ainda que bem organizada) assustava os torcedores presentes.no Olímpico. Grêmio ia ao ataque mais na vontade do que na organização. E foi assim que o gol surgiu. Tabela entre Jonas e Rafael Marques, zaga do Botafogo cortou mal, a bola voltou para o Jonas, que, de bico, abriu o placar.

Gol matou o time do Botafogo, e tranquilizou o time do Grêmio, que só então começou a valorizar a posse de bola, trocando passes, não tendo pressa de buscar a melhor jogada. Aos 33, Douglas desceu pela ponta esquerda, cruzou rasteiro. No primeiro pau, Maxi Lopez deu uma assistência magistral de calcanhar para Fábio Santos completar para o fundo do gol. 2x0, garantindo o placar final e a primeira vitória gremista no Brasileirão.

O Grêmio jogou mais que seu adversário, mas não jogou bem.

Jonas fez um gol num momento bem complicado da partida. Acho que merecia mais destaque no pós-jogo.

Douglas Costa é muito novo, ainda é muito irregular. As vezes entra mal; outras entra bem. Hoje ingressou elétrico, incendiando a partida. Mas vamos com calma. Não vejo lugar para ele no onze titular.

Gostei da entrevista do Autuori. "enxergou" bem o jogo.

Até onde eu sei, o afastamento de Jadílson passa muito mais por uma tentativa mal-sucedida de ingerência na escalação por parte da direção do que por supostos problemas disciplinares.

Fotos: Gremio.net, ClicRBS, Terra, e Final

Grêmio 2 x 0 Botafogo
Jonas 57´
Fábio Santos 78´

GRÊMIO: Victor; Rafael Marques, Léo e Réver (Thiego, 40/2ºT); Ruy, Túlio, Tcheco, Souza (Douglas Costa, 26/2ºT)e Fábio Santos; Jonas (Herrera, 35/2ºT) e Maxi López
Técnico: Paulo Auruori

BOTAFOGO: Castillo; Leandro Guerreiro, Juninho e Eduardo; Alessandro (Diego, 28/2ºT), Fahel, Túlio Souza, Rodrigo Dantas (Jean Coral, intervalo) e Gabriel (Wellington, intervalo); Tony e Victor Simões
Técnico: Ney Franco.

3ª Rodada - Campeonato Brasileiro 2009
Data: 24 de maio de 2009, domingo, 16h00min
Local: Olímpico, Porto Alegre-RS
Público: 29.665 (25.894 pagantes)
Renda: R$ 530.432,50
Árbitro: Sálvio Spinola (Fifa/SP)
Auxiliares: Roberto Braatz (Fifa/PR) e Alessandro Rocha de Matos (Fifa/BA).
Cartões amarelos: Réver (GRE); Eduardo, Gabriel e Tony (BOT)
Gols: Jonas (12/2ºT) e Fabio Santos (33/2ºT)

6 comentários:

Márcio C. M. disse...

O Douglas entra bem loco, alguém podia dar um toque nele pra cuidar com as faltas perto da área. Dále.

Cristian FS disse...

Bom dia
só pra consta acho que foi o Réver que teve a melhor chance no 1° tempo quando quase derrubou a trave do monumental...
treinador bom...time em ajustes...Douglas Costa finalmente jogando (ao menos um pouco, mas jogando)..só falta mithyue (acho que é assim que se escreve)...souza acertando...tcheco menos sobrecarregado...Jonas fazendo gol...Herrera entrando com raça...Maxi indiscutivelmente raçudo...Réver como sempre muito bem...Olha acho que se mantermos o foco acredito que este ano vai heim
Cristian sempre sempre tricolor dale

Gustavo disse...

Não consigo achar aquela bola explodida na trave uma chance de gol real, pois o chute foi meio descoordenado e a bola pegou bem no lado de fora da trave.

Aquela triangulação que resultou no chute pra fora do Fábio Santos teria sido o gol mais lindo da rodada, sem dúvida.

Grêmio perdeu o meio-campo no final do primeiro tempo e no início do segundo. Só depois do bico salvador do Jonas é que as coisas voltaram pros eixos no Grêmio.

André Kruse disse...

No estádio eu achei que tinha sido o Léo.

Até ouvi alguns comentarios, mas não lembro de nenhuma falta cometida por ele ontem.

Teve uma bola em que ele não alcançou um balão dado pelo Victor. O guri pediu desculpas e logo depois mandou o Victor lançar a bola com a mão.

Eduardo Doria disse...

Gremio perde completamente o meio campo. Varios momentos ninguem ocupa o circulo central. Não é de hoje que isso ocorre. O Tcheco ja vinha fazendo jogadas de linha de fundo a outros jogos. A mudança mais significativa foi a dos 2 laterais, que nao subiam juntos ao ataque. Antes muitas vezes os 2 chegaam a formar a linha mais ofensiva do time.
De resto foi o time de sempre, com um adversario mais pobre tecnicamente.

Augusto disse...

Lançamento da nova camisa do Palmeiras, olhem que afudê! Primeiro, um vídeo no youtube (http://www.youtube.com/watch?v=ztPFAsVKtg4) que redireciona pra um blog (http://www.minhasegundapele.com.br/). No blog, pistas pra um ARG.