terça-feira, maio 26, 2009

Camisas 2009


FinalSports
"A maior parte da torcida do Grêmio definitivamente não gostou do novo modelo de camisa oficial do Grêmio para o Campeonato Brasileiro de 2009. Nos desfiles realizados antes da partida entre o tricolor e o Botafogo, na tarde deste domingo, muitas vaias foram ouvidas nas dependências do estádio Olímpico para o uniforme número 1. A camisa branca com faixas verticais azul e preta foi aplaudida. O vice-presidente de marketing do Grêmio, César Pacheco, considerou normais as manifestações devido as inovações do fardamento e imputou as vaias ao desfile feito por modelos masculinos.

Eu acho que a torcida vaiou os moços que estão servindo de modelos para a camisa. (...) Tudo que é novo e diferente, às vezes, o pessoal não aceita bem. Como foi a camisa da Libertadores, que hoje todo mundo é apaixonada por ela. (...) Os grandes clubes estão jogando com essa camisa na Europa. Um desenho diferente e inovador, com certeza, vai fazer um sucesso muito grande”, afirmou o vice de marketing."

Diário de Canoas
"Se o time saiu de campo aplaudido após derrotar o Botafogo, o novo fardamento não teve uma boa recepção antes da bola rolar. Apresentada neste domingo, a nova camisa tricolor foi vaiada pelos torcedores no Estádio Olímpico. A gola do novo modelo foi o ponto mais criticado desde o lançamento. Os uniformes reserva e de passeio foram aplaudidos."

ClicRBS
"A impressão de que a nova camisa do Grêmio não agradou nem um pouco os torcedores foi confirmada neste domingo, antes da partida contra o Botafogo, no Olímpico. A ação de marketing promovida pelo clube para apresentar o novo uniforme foi recebida com uma longa vaia.

O vice de marketing César Pacheco e o presidente Duda Kroeff minimizaram o ocorrido. Segundo o presidente, a torcida não recebeu bem a camisa por causa da baixa qualidade de uma foto que vazou na última semana. A imagem ganhou rapidamente a internet e alimentou muitas discussões em fórums e enquetes. A imensa maioria reprovou a novidade.

Essa foto que vazou era muita ruim, sem iluminação, amadora. A gola parecia muito mais volumosa do que realmente é. Eu tinha visto a camisa seis meses atrás quando o Conselho de Administração a aprovou e fiquei até apreensivo. Mas pedi para ver de novo e achei muito boa. Hoje nos jogadores ficou excelente, moderna e bonita. O novo sempre assusta – disse Kroeff."

Correio do Povo - Hiltor Mombach
"Não ouvi um gremista que gostasse da nova camiseta. Duda Kroeff acha a camisa da Libertadores mais bonita. Eu também."




Realmente as camisas não agradaram, especialmente a tricolor. É muito difícil achar algúem que tenha gostado de verdade das camisetas. Não me refiro a quem é indiferente ou é incapaz de achar um fardamento do Grêmio feio. Estou me referindo a alguém que tenha achado esta camisa mais bonita do que as de anos anteriores.

Essas desculpas da direção realmente cansam. Não era a foto que era ruim, tampouco foram os modelos que foram vaiados e as camisas da libertadores foram elogiadas. A camisa foi vaiada por que é feia. Simples assim.

É sabido que o Grêmio fica na mão da Puma, que tenta encaixar o tricolor no seu padrão (O próprio vice-presidente de marketing do clube confirma isto). Em 2005 demos sorte (Padrão da Euro 2004), assim como na Libertadores de 2009 (Padrão da nova camisa da Itália). Já as camisas de 2006, 2007 e 2008 foram um desastre.

Nem a direção do Grêmio e nem a Puma podem ficar surpresos com a repercussão negativa do atual modelo. A começar pelo peculiar texto de apresentação: "faz parte da terceira geração da Coleção V-Konstrukt da Puma. Desenhada para intimidar, seus detalhes estão inspirados em grandes máquinas como os aviões, onde se vê tubos externos e gráficos com linhas de corte, que nesse corte ajudam a ressaltar o peito do jogador e os músculos de seus ombros. Segundo a PUMA, estas características aumentam a confiança do jogador e impressionam o oponente." (Site Oficial do Grêmio)

É no mínimo curioso ver que o Marketing gremista não pensou em consultar a torcida. (aliás, sequer consultou o comitê de marketing) Contudo, era só pesquisar na internet, e seria possível ver vários alertas de que os modelos 2009-2010 da Puma dificilmente se encaixariam bem na camisa tricolor. Eu mesmo fiquei bastante apreensivo quando do lançamento dos novos agasalhos.

Já a Puma tinha um belo exemplo da péssima receptividade que seu modelo teve em equipes com mais de uma cor. Foi o caso do Feyenoord, de Rotterdam:

"Puma is willing to listen to the sea of complaints about the new 09/10 Feyenoord shirts. The German kit manufacturer said it will be making adjustments to the design, after a storm of protest.

On numerous websites and through many angry e-mails to Puma and the Rotterdam club itself , the new design was overloaded with criticism.

Main complaint is that the puma shirts are not looking like classic Feyenoord shirts, with the two futuristic stripes around the shoulders. The collar is an "ugly shame`" according to many fans." (www.footballshirtculture.com, 11 de dezembro de 2008)



Confesso que não me importo muito com inovaçoes nas camisas reservas, mas a titular é sagrada. Deve, ou deveria, ser listrada de cima a abaixo. A direção deveria saber disto com a reação ao uniforme do ano passado. Pior ainda, não poderia permitir que uma idéia que foi rejeitada anteriormente fosse agora aprovada:

"a característica que provoca mais polêmica é a parte de trás da camisa titular. Isso porque, abaixo do número, as listras são substituídas apenas pelo azul. Pacheco explica que houve negociação com o fornecedor, já que a idéia inicial da empresa era que as listras fossem suprimidas acima do número, o que foi rejeitado" (Correio do Povo, 11 de maio de 2008)

Ainda, se a idéia é inovar, por que a Puma repete os horrosos números "pixelados" de 2008? (Assim como fez em 2006 e 2007)

18 comentários:

Gustavo disse...

Vou fazer uma suposição, sem nenhum tipo de comprovação: acredito que o contrato do Grêmio com a Puma não permite a ingerência do clube sobre o modelo da camiseta. Ou talvez, alguma coisa mínima. Talvez os dirigentes estejam agora desconversando porque, na prática, eles nem tinham poder de veto.

Independente de ser do Grêmio ou de qualquer outro clube, as camisetas Puma 2009/2010 estão feias. Parece que a empresa está querendo repetir a década de 90, que foi a "década perdida" no mundo inteiro, em termos de qualidade do design das camisas futebolísticas.

Lourenço disse...

Eu achei que essa camisa não é pior que a de 2008 ou 2006. A de 2007 eu acho muito bonita. A de 2005 e a da Libertadores atual são lindíssimas, dificilmente superáveis.

Não tenho certeza se é verdade o que vou dizer, mas lembro a idéia original daquela camisa "meio a meio" da Libertadores 2007 foi concebida para ser usada sempre na competição, como fez o Sport agora. Houve muito protesto, e ficou a tricolor. Esse tipo de coisa sim se prestaria aos protestos que estamos vendo agora.

A desculpa de que se estava vaiando porque eram modelos homens é patética. Achei que o Pacheco estava brincando quando disse isso.

André Kruse disse...

Gustavo: Ouvi uma história de que, por contrato, o Grêmio não poderia vetar elementos que sejam "padrão mundial" da Puma. Teria sido o que ocorreu com o número e o espaço azul embaixo dele na camisa de 2008.

Lourenço: Lembro disso. A direção nega, tanto é que foi publicada uma nota no site do Grêmio sobre isto na época
http://www.gremio.net/news/view.aspx?news_type_id=4&id=1613&language=0

André Kruse disse...

Bom, e discordando dos dois um pouco.

Eu gostava e ainda gosto das camisas dos anos 90.

Acho a camisa de 2007 a pior de todas, é uma camisa azul com duas listras pretas finas.

Augusto disse...

andré,

a estratégia de lançamento também foi um desastre. sujeitar os modelos à vaia depois da repercussão negativa na internet é muito amadorismo.

legal mesmo é o lançamento da nova camisa do palmeiras. um vídeo no youtube (http://www.youtube.com/watch?v=ztPFAsVKtg4) com os jogadores na concentração do hotel dá conta de kits perdidos de camisetas. o vídeo redireciona pra um blog (http://www.minhasegundapele.com.br/), que tem pistas pra um jogo de "detetive", onde tu tem que encontrar as novas camisas escondidas em locais da cidade.

Vicente Fonseca disse...

Gosto é gosto, não adianta. Gostei da camisa de 2008, com exceção àquela parte azul atrás. Mas o desenho das listras é bem bonito. Concordo que a de 2005 e da Libertadores são as melhores da Puma, mesmo.

A camisa de 2007 não é feia, mas é a que mais descaracteriza a tradição. Fiquei bem chateado quando a vi pela primeira vez, mas depois até que me acostumei.

Na década de 90, acho que aquela gloriosa de 1995/96 era bonita, discreta ros padrões cheios de brilhos da época. As anteriores sim, caíam mais na vala comum. Mas sou daqueles que o André citou no primeiro parágrafo: pra mim, a camisa do Grêmio tricolor é sempre bonita. Mas claro, gosto de quanto mais tradição for possível.

Eduardo Doria disse...

Se o preto da parte "V" fosse azul, creio que a situação ja seria amenizada. De costas com certeza ficaria bem melhor.
A gola em azul ou branco acho que seria melhor também.
Só não sei se a Puma faz questao de ter cores distintas da camiseta nessa parte V. A gola já vi que não.

Outra coisa que nao gosto é a diferença do tom de azul nos diferentes tecidos da camiseta. Eles nunca "batem".

Anônimo disse...

Po, peraí. Vou discordar da opinião do André dono do blog. A camisa 2008 É BELÍSSIMA, imita as camisas antigas com as faixas estreitas, inclusive as mangas estão com as faixas (diferente da de 2007 essa sim um terror) A ÚNICA MERDA que eles fizeram nessa de 2008, foi o tal DETALHE TODO AZUL na altura dos rins de quem usa até em baixo, e tb, o fato de e o final das mangas estarem em preto ao invés de branco.

Andre disse...

e o fato da gola estar em preto tb ao invés de branco.

Danddy disse...

ficou legal , bem melhor q ano passado , agora tem mais azul as faixas sao maiores , bem bonito , mas na vaia eu tava no olimpico e eles vaiaram os MODELOS os caras , eles queriam q fossem mulheres e nao homens , por isso a vaia .

Danddy disse...

muito foda essa do palmeiras !! pena q o Marketing do Grêmio eh fraco =/
.
Em vista dos descontentamentos com as nossas camisas, por que a Direção não colocou no site do Grêmio uma simples enquete com as possiveis camisas feitas pela puma e nós votamos através de um cadastro (pra evitar que a macacada ajude a eleger um modelo ridiculo desses) e assim elegemos a que mais nos agrada?

Afinal não é esse o procedimento? A fornecedora de material não precisa da aprovação da direção do clube? Então, pq o clube não ouve a opinião da torcida? Excelente jogada de marketing, aumento das vendas e torcida satisfeita!

Bem que a direção poderia ter esta iniciativa para o ano que vem, porque não??

André Kruse disse...

Eu estava no Olímpico também e vi que não foram os modelos que foram vaiados.

Tanto é que as vans da Puma foram vaiadas antes mesmo de qualquer pessoa descer delas.

Márcio C. M. disse...

www.forapuma.com

No clube europeu a Puma decidiu reavaliar o design devido aos protestos, aqui, certamente não será feio nada.

Cesar Pacheco é patético, declarando que as vaias foram para os modelos homens.

Sancho disse...

Achei uma outra versão sobre a história do uniforme do Feyenoord. Ela é de 9.12.2008:

Feyenoord and Puma presented the new 20009/10 home and away kits today. Feyenoord will wear the Puma kits in the next season of the Dutch Eredivisie.

The new kits were designed after a discussions among Feyenoords supporters, the club and Puma. As expected, the traditional colours of the home shirt have been maintained while black and green were chosen for the away kit.

“We have listened to the fans who wanted to see the colour green return in the 09/10 away kit “said general manager Sander van Gelder of Puma Benelux.

The 2008/09 Feyenoord 100th Anniversary logo will be replaced with the normal Feyenoord logo for next season’s kit. A star indicating that Feyenoord has won more than 10 Dutch league titles in the past will be placed above the logo. The back of the shirts’ collars will feature the logo of the city of Rotterdam.

“We have included the designs details that the fans like to see on the uniforms. We are therefore very pleased with the final result” said van Gelder.

The Feyenoord Rotterdam Puma 2009/10 home and away will be available from the beginning of the next season in the fan shop and all other official outlets.
http://footballfashion.wordpress.com/2008/12/09/feyenoord-rotterdam-puma-200910-home-and-away-kits-jerseys/

André Kruse disse...

a notícia que eu postei aqui é de 11 de dezembro

Sancho disse...

Eu sei, por isso pus a data. Mas não creio que dois dias façam muita diferença. A diferença de conteúdo é muito maior do que a de datas.

José disse...

Encontrei postagem de 8/12/2008 com o texto abaixo.
Lá no www.gremioimortal.blogspot.com em que eles dizem que foram atrás de uma indicação de André Kruse deste excelente blog.
Feyenoord and Puma presented the new 09/10 home and away kits today, which Feyenoord will wear next season, starting from July 2009.

The new kits are designed after a dialogue between the supporters, the club and Puma. Naturally, the characteristic colours of the home shirt maintained. For the away kit the colour black and green was chosen.

“We have listened to the fans who wanted to see the colour green return in the 09/10 away kit “said general manager Sander van Gelder of Puma Benelux.

The anniversary logo will be replaced with the normal Feyenoord logo. The star, indicating that Feyenoord has won more than 10 National titles in the past will be visible above the logo. Placed in the back of the collar the logo of the city of Rotterdam.

“we have included the designs details that the fans like to see on the uniforms. We are therefore very pleased with the final result.” said van Gelder.

The 09/10 kits will be available from the beginning of the next football season in the fan shop and all other official outlets.

Blog do Fer disse...

Sem dúvida a pior versão até agora.

Para mim, a camisa de 2005 é a mais bonita da história.