sexta-feira, outubro 12, 2007

Brasileiro 1991

Para quem não sabe, o técnico campeão do mundo em 1983 tem um blog onde conta várias histórias interessantes. O endereço é www.valdirespinosa.zip.net, de lá tirei várias informações para montar os blogs da Libertadores e do Mundial de 83.

Ultimamente, Espinosa tem postado vídeos onde responde a perguntas dos internautas. Tratei de fazer minha pergunta, sobre o fatídico jogo entre Botafogo e Grêmio pelo campeonato brasileiro de 1991. No vídeo de número 7, Espinosa respondeu. Abaixo o vídeo com a resposta (que aparece a partir dos 3 minutos e 28 segundos, antes ele fala da batalha de la plata)



Em 1991, o Grêmio fez um campeonato brasileiro terrível, e chegou a última rodada brigando contra o rebaixamento junto com Vitória e Sport, dos 3 times, 2 caíriam. O Vitória jogaria em casa contra o Fluminense, o Sport receberia o Flamengo e o Grêmio enfrentaria o Botafogo em Niteroi. Dos coadjuvantes, apenas o Fluminense ainda tinha chance de classificação. Bem, o Fluminense acabou vencendo o Vitória, o Sport ganhou do Flamengo ( Júnior fez um gol contra salvador para os pernambucanos) e o Grêmio foi derrotado pelo Botafogo.

Antes do jogo muito se especulou que o Botafogo entregaria o jogo, a chiadeira dos nordestinos foi forte. Mas, até onde eu sei o Grêmio não comprou e sequer fez o menor esforço para comprar o jogo. No vídeo, Espinosa lembra muito bem que no Botafogo, além dele mesmo, haviam mais ex-gremistas naquela equipe: Paulo Roberto, De León e Renato Portaluppi. Oficialmente Renato não jogou aquela partida por causa de uma contusão, mas reza a lenda que ele se recusou a participar do rebaixamento do tricolor, o que fez muita gente questionar o papel do outros ex-gremistas naquele jogo. Abaixo a ficha da partida

 
 
 
 
 
 
 
 





Botafogo 3x1 Grêmio

BOTAFOGO: Ricardo Cruz, Paulo Roberto, André, De León e Jefferson; Carlos Alberto, Pingo e Juninho; Vivinho, Valdeir e Pichetti
Técnico: Valdir Espinosa

GRÊMIO: Gomes, Chiquinho, João Marcelo, Vílson e Hélcio; Jandir (expulso aos 42' do 2 o), Donizete Oliveira (Darci) e Caio; Maurício, Nando e João Antônio (Nílson).
Técnico: Dino Sani

Campeonato Brasileiro 1991 – 19ª Rodada - 1 ª Fase
Data: 19/05/91 (Domingo)
Local: Estádio Caio Martins (em Niterói - RJ)
Renda: Cr$ 895.000,00
Público: 880
Árbitro: Ílton José da Costa (SP)
Gols: Pichetti (10' do 1º ), Pichetti (1' do 2º), Chiquinho (5' do 2º, de pênalti) e Bujica (38' do 2º ).

10 comentários:

Anônimo disse...

Deste mau-caráter e fanfarrão "Renatinho gaucho" só se pode esperar este comportamento!

o nosso dia dia disse...

me lembro bem deste jogo e o gremio alem de jogar mal foi prejudicado pela arbitragem e mal escalado por um tecnico ruim e de baixa qualidade foi uma vergonha para nação tricolor e quanto ao renato gaucho na epoca ele não aceitava renato gaucho tinha que ser renato portalupi tinha vergonha do sul da sua origem

Anônimo disse...

hahahahahaahhaahahahahahhhaha

nada pode ser pior...........jamais o meu colorado vai fazer um vexame destes.....bi-segundona da america....

Anônimo disse...

HAHAHAHA teu colorado fez coisa pior , VEXAME, primeiroooo time em 51 anos da libertadores a ser eliminado antes de chegar na final do mundial SAUIDHUSAIDHSAIDH

OTÁRIO

fabiano moraes disse...

é tens razão, ser BI-rebaixado é melhor que ficar em 3º no MUNDIAL, é és gremista mesmo.ahahahahahahahah

Anônimo disse...

para ser eliminado pelo MAS EM B tivemos que ser campeões da libertadores.

para ganharem a batalha dos aflitos tiveram que ser rebaixados para a segundona.

QUASE IGUAL NÉ?

Anônimo disse...

Colorado não discute com gremista porque o freguês sempre tem razão.

Traz mais uma cerveja, grêmio copeiro.

Hehehehehe.

Renato Gonzales disse...

Algo que é meio incompreensível é o fato do Grêmio ter caído tanto de rendimento. Tenho 24 anos e não acompanhava futebol seguido em 1991. Mas, analisando a história, se vê que o Grêmio ficou em terceiro lugar no Brasileirão de 1990 e mesmo em 1991, 1 mês depois do rebaixamento, decidiu e perdeu a Copa do Brasil para o Criciúma. Ou seja, estava com desempenhos interessantes. O que reforça a tese de que o rebaixamento de 1991 foi um descuido grave, possível até em função do Brasileirão ser bem mais curto na época. Porém, em 2004, em turno e returno, aí sim o Grêmio foi um desastre do início ao fim (graças à gestão Obino, o pior presidente da história do clube).

Luis Fernando Borba disse...

O Amigo esqueceu de citar que no ano seguinte o "imortal" ficou em 9º lugar na série B, e só foi promovido pra série A porque a CBF virou a mesa e promoveu 12 times. Mais uma façanha tricolor.

André Kruse disse...

O "amigo" esqueceu de ler um pouco mais antes de fazer tal comentário:

http://gremio1983.blogspot.com/2007/01/placar-ataca-novamente.html