quarta-feira, agosto 06, 2008

Brasileirão 2008 - Grêmio 1 x 0 Ipatinga


O Grêmio tinha um compromisso essa noite. Como líder, tinha obrigação de vencer o lanterna do campeonato. Bem, essa obrigação foi cumprida, mas sem nenhum louvor.

Cedo no jogo o Ipatinga assustou, numa cabeçada que passou muito perto. Aos 3, Thiego subiu pela direita e cruzou para área, a bola passou por Marcel (passou) e chegou em Perea, que ajeitou, virou e bateu para fazer o único gol do jogo. A partir daí sequer dá para dizer que o Grêmio foi burocrático. Faltou inspiração e transpiração. A pegada, a compactação, a rápida re-organização defensiva não se fizeram presentes. O Ipatinga esteve perto do empate em, ao menos, duas opurtunidades: Na primeira Victor fez uma grande defesa; na segunda a cabeçada saiu a esquerda do gol.

Na volta do segundo tempo o Grêmio melhorou um pouco. Adiantando um pouco a marcação e valorizando a posse de bola no campo ofensivo. Chances foram criadas e desperdiçadas. O Ipatinga voltou a gostar do jogo e o final de jogo foi muito bem vindo pelos torcedores presentes no Olímpico.



Ao contrário do que foi dito no "show do intervalo" da Globo, Perea NÃO ESTAVA IMPEDIDO no gol. Marcel não tocou na bola e o que vale é o momento do cruzamento feito por Thiego, quando o colombiano estava em posição legal.

"No último minuto de partida, o Ipatinga tinha falta para cobrar. O árbitro pernambucano Wilson Souza de Mendonça não permitiu a cobrança e sinalizou o final de jogo, irritando o clube de Ipatinga" (Terra) Não entendo o juiz. Marcou uma falta duvidosa, colocou a bola no lugar, ajeitou a barreira e acabou o jogo. Tem juiz que tenta complicar jogo fácil.
atualização:" Só o último minuto do jogo ficou para algumas discussão: não houve a falta de Pereira, e o árbitro deveria ao menos permitir a cobrança da falta, mas terminou antes o jogo" (Ruy Carlos Ostermann - Zero Hora, 7 de agosto de 2008)

Não teria sacado Perea do jogo. Na entrevista Roth se mostrou preocupado com o desgaste físico do jogador.

Souza novamente entrou bem. O mesmo pode ser dito para Makelele. Felipe jogou pouco tempo, mas quase fez um gol.

Vendo pelo lado bom foi uma ótima combinação. O resultado valeu os mesmos 3 pontos de qualquer vitória, e atuação serve de alerta contra um possível "salto-alto" e poderá servir de exemplo para o resto do campeonato.

Bom público para as circunstâncias. Muita gente chegando com a bola rolando.

Fotos: Gremio.net

Grêmio 1 x 0 Ipatinga
Perea 3´

GRÊMIO: Victor, Thiego, Pereira e Réver; Paulo Sérgio, Rafael Carioca (Makelele 24/2ºT), William Magrão, Tcheco e Anderson Pico (Felipe Mattioni 36/2ºT); Perea (Souza 24/2ºT) e Marcel.
Técnico: Celso Roth.



IPATINGA: Fred; Leandro Salino, Patrick, Henrique e Beto; Xaves, Sandro (Rodriguinho 12/2ºT), Paulinho Dias e Léo Silva (Márcio Gabriel 31/2ºT); Adeílson e Kempes (Michel 26/2ºT).
Técnico: Ricardo Drubsky.

18ª Rodada - Campeonato Brasileiro 2008
Data: 06/08/2008 - quarta-feira - às 19h30min
Estádio: Olímpico. Porto Alegre (RS)
Público Total: 31.364 (28.137 pagantes)
Renda: R$ 468.958,50
Árbitro: Wilson Souza de Mendonça (PE),
Auxiliares: Hilton Moutinho Rodrigues (RJ-FIFA) e Fernando Lopes (SC)
Gol: Perea aos 3 minutos do primeiro tempo.

3 comentários:

Gabriel disse...

Não me preocupo com atuação de ontem, é norma essas quedas, se for contra o lanterna, melhor ainda.

O America de Natal também engrossou ano passado no Olimpico e o Ipatinga tirou pontos do São Paulo, Inter, Vitória e Cruzeiro.

Eu to começando a ficar preocupado com o Coritiba ( tá me lembrando o Grêmio de 2006) e já tem 3 vitórias fora de casa.

Vicente Fonseca disse...

Wilson de Souza Mendonça faz de tudo para aparecer SEMPRE. Aliás, não vai se aposentar nunca esse cara? Vejo ele meter a mão no Grêmio aqui há uns 15 anos, sem exageros.

André Kruse disse...

Resultado do América-RN o ano passado foi "enganoso". Saja foi um dos melhores em campo naquele jogo. Bela lembrança.

Coritiba tá bem mesmo, o que só reforça o valor da vitória no Couto Pereira.

Eu simplesmente desisti de entender o "wilson".