terça-feira, agosto 05, 2008

Televisionamento

É muito, mas muito difícil achar uma coluna do Paulo Sant´ana que tenha alguma serventia.

Contudo, a de hoje tem.

Tento entender a realidade do "negócio futebol". Mas mesmo assim essas justificativas da televisão nunca me convencem muito. Falta vontade. Um exemplo foi em 2005. Todos jogos do Grêmio fora de casa na série B foram mostrados na TV aberta. Esse ano, salvo engano meu, Porto Alegre só viu um jogo do tricolor no campeonato. Pouco, muito pouco.

Eis a coluna:




"Esta coluna, por vezes, vira centro nervoso do Rio Grande, por aqui passam os protestos e os elogios mais veementes dos gaúchos.

Eis que minha mesa ficou atulhada de reclamações de telespectadores do interior do Estado que não se conformam que a RBS TV não tivesse transmitido para o Interior o jogo Grêmio x Vitória, colocando no ar São Paulo x Vasco, domingo passado, às 16h.

Então, as pessoas, leitores desta coluna e outros da adjacência, resolvem apelar para mim, certamente entendendo que sou o indicado para pegar touro a unha.

E em face do volume das reclamações, saí a campo para apanhar o meu touro sem pano, só com o auxílio das minhas próprias mãos.

Entrei em contato com a direção da RBS TV, que gentilmente, pela palavra do diretor Raul Costa Júnior, me cedeu as explicações.

Segundo ele, a grade de transmissões de jogos do Campeonato Brasileiro para o interior do Estado e para a Capital é regulada por contrato entre a TV Globo e o Clube dos 13. E freqüentemente têm sido transmitidos jogos da dupla Gre-Nal, ao vivo, para o interior do Estado.

Diz, no entanto, a direção que alguns jogos, por exceção, não podem ser transmitidos para o Interior porque são jogos que pertencem ao sistema pay per view (pago), sendo vedado à RBS, por contrato, transmiti-los ao vivo, como acontece em outros Estados.

No entanto, foi uma exceção. Haverá obviamente outras exceções, mas os telespectadores do Interior irão ver muitos jogos, como já vinham vendo, em transmissão direta e canal aberto.

Há jogos que a RBS, por contrato, escolhe para transmitir ao vivo. E há jogos que a TV Globo e o Clube dos 13 escolhem, por contrato, para que sejam só transmitidos por pay per view.

O contrato é que os determina. Mas assegura o diretor da RBS TV que inúmeros jogos da dupla Gre-Nal serão transmitidos nos próximos dias e meses para o Interior. E alguns para a Capital.

Pronto, está aí esta coluna prestando mais um serviço à aflição dos torcedores e telespectadores.

A mim, como diz o castelhano, sempre me tocou bailar com a mais feia.

Mas peguei o touro a unha" (Paulo Sant´ana - Zero Hora, 5 de agosto de 2008)


Um comentário:

Anônimo disse...

O Grêmio jogou praticamente todo sab/dom no Olimpico, enquanto nos jogos do meio de semana ia pra fora.

No meio de semana, parece que pesa mais o Pay-per-view, logo, o Grêmio como um dos clubes que mais recebe com o pay-per-view, joga no horario das 18:10, 19:30 e 8:30, mas, dificilmente, as 22:00