domingo, agosto 31, 2008

Brasileirão 2008 - Grêmio 2x1 Vasco


Tarde ensolarada e quente no Olímpico de bom público. Grêmio, com um volante (Rafael Carioca) e dois meias (Souza e Tcheco) foi para cima do Vasco. Com um minuto, Tcheco e Perea fizeram linda tabela que adentrou a área, mas o colombiano foi travado no último instante por Jorge Luiz. Aos 2 minutos, Pereira sobe bem no escanteio, mas Tiago defende a cabeçada no meio do gol. Aos 12, Souza fez o "um-dois" com Perea e chutou buscando o ângulo, Tiago fez uma defesa sensacional. Após o entusiasmo inicial, o Grêmio se mostrou um tanto "torto", jogando exclusivamente pela direita. Quando conseguiu virar o jogo levou perigo, como no cruzamento fechado de Pico e o chute para fora de Perea. Em falta não marcada, Perea se machucou, saiu, foi atendido, tentou voltar mas não conseguiu. Soares ingressou ainda no primeiro tempo. Aos 45, cruzamento de Paulo Sérgio, Marcel tenta matar no peito e é desarmado, a bola fica viva dentro da área e Rafael Carioca chuta pro gol mas é bloqueado, a bola sobra mais uma vez mas Pico arremata em direção a bandeirinha de escanteio.


No segundo tempo, acentuou-se a diferença de postura entre as duas equipes. O jogo parecia acontecer somente no campo de ataque gremista. O Vasco colocava todos seus jogadores atrás da sua intermediária defensiva. O Grêmio trocava passes no ataque e incomadava na bola parada. Aos 9, Souza e Marcel apertam a saída do Vasco, Marcel rouba a bola, faz jogada pela ponta direita, cruza e Soares cabeceou para o chão, a bola bateu nas duas traves antes de entrar. Grêmio continuou criando, Pereirão chutou raspando a trave, após confusão na área. Aos 20, bela arrancada de Tcheco terminou em assistência de Soares para gol de Marcel, mas o lance foi corretamente anulado por impedimento. Aos 25, falta para o Vasco. Cruzamento da intermediária, Alan Kardec cabeceia com alguma liberdade, Victor "reboteia" mal, para frente, e Alan Kardec, dessa vez com os pés, empurra para as redes. Mesmo já tendo feito as 3 alterações, o Grêmio não se abalou. Minutos mais tarde, belo cruzamento de Helder, Soares escorou e Marcel mandou, de cabeça, para o fundo do gol. O Vasco não mostrou mais forças para reagir. Grêmio ainda ameaçou fazer um terceiro, principalmente nas descidas de Rever.


Não é má idéia tentar utilizar André Luís (e sua velocidade) na ala. Mas ele tem que melhorar a parte defensiva, que é deficiente. Como se viu na falta, desnecessária, que originou o gol vascaíno.

Penso que o esquema com 1 volante e 2 meias só funcionará em situações como essa: Jogo em casa contra adversário bastante recuado.

O segundo gol talvez só tenha acontecido pela ausência de um zagueiro vascaíno, que era atendido fora do campo, no que parecia ser pura "cera".

Péssima partida de Pico. Helder foi animador, mais eficiente do que nos grenais.

Alan Kardec e Wagner Diniz são jogadores interessantes.

Evandro Rogerio Roman parece não se cansar de marcar "faltinhas". Truncou o jogo.

Jogando com numeração "fixa" e nome nas camisetas no Brasileirão também.

Estou tendo muita dificuldade de acessar o site do Grêmio nas horas posteriores as partidas.

Fotos: ClicRBS, Terra e Gremio.net


Grêmio 2 x 1 Vasco da Gama
Soares 54´
Alan Kardec 70´
Marcel 74´



GRÊMIO: Victor, Leo, Pereira e Réver; Paulo Sérgio (Hélder, 18'/2ºT), Rafael Carioca, Tcheco, Souza e Ânderson Pico (André Luis, 10'/2ºT); Perea (Soares, 42'/1ºT) e Marcel.
Técnico: Celso Roth.

VASCO: Tiago, Marcus Vinícius, Eduardo Luiz, Jorge Luiz e Edu; Rodrigo Antônio, Serginho (Mateus, 23'/2ºT), Wagner Diniz e Alex Teixeira; Jean (Éder, 40'/2ºT) e Alan Kardec.
Técnico: Tita

23ª Rodada - Campeonato Brasileiro 2008
Data: 31 de agosto de 2008, domingo, 16h00min
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre

Público: 37.978 (33.943 pagantes).
Renda: R$ 621.431,25
Arbitragem: Evandro Rogério Roman (Fifa/PR),
Auxiliares: José Carlos Dias Passos (PR) e Moisés Aparecido de Souza (PR)
Cartões Amarelos: Jorge Luiz e Alan Kardec (V); André Luís (G)
Gols: Soares (G), aos nove, Alan Kardec (V), aos 25, e Marcel (G), aos 29 minutos do segundo tempo.


6 comentários:

Gustavo disse...

Também tive a sensação de falha do Victor quando da primeira defesa - rebote para a frente. Quase todo o primeiro tempo foi sonolento, exceto os primeiros 10-15 minutos. Já o segundo tempo inteiro foi excelente.

Concordo inteiramente contigo, de que o Grêmio não pode jogar com um único volante em jogos fora de casa ou contra adversários mais qualificados. No entanto, o posicionamento de Tcheco um pouco mais recuado foi excelente, pois ele fez vários desarmes e conseguia ir para o ataque com velocidade.

Por sinal, Tcheco jogou DEMAIS.

DJ Aldebaran disse...

Cara, depois do BA-nal da Sul-Americana (Banguzinho X elas) eu assisti a uma parte de Universidad Catolica X Olimpia, e me chamou a atenção que o time chileno, que também tem uniforme fornecido pela PUMA, usa a fonte da Euro 2008, e não aquela do ano passado que nós estamos usando. Ahn, nem uma das fontes possui letra maiúscula. Isto foi invenção daqui. O GRÊMIO devia questionar isto junto à fornecedora de material.

Anônimo disse...

GREMISTA: por uma maior valorização dos sócios, apóie a redução da cláusula de barreira das eleições do Grêmio de 30% para 20% - http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/1178

luís felipe disse...

essa numeração fixa me racha a cara. Porra, eu não quero ver o Morales usando a 42 no Monumental.

grande site

luís felipe disse...

comentaram com o meu nome ou é impressão minha?

Anônimo disse...

GREMISTA: por uma maior valorização dos sócios, apóie a redução da cláusula de barreira das eleições do Grêmio de 30% para 20% - http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/1178