quinta-feira, agosto 28, 2008

Sulamericana - Grêmio 2 x 2 Internacional


Sulamericana "esvaziada". Jogo no início da noite. Muita gente chegando em cima da hora, inclusive a chuva.

Grêmio no 3-6-1. Amaral de terceiro zagueiro, Makelele de ala-direito, Soares sozinho na frente. Inter num 4-5-1. Ricardo Lopes era zagueiro, não ultrapassou a linha do meio campo. O Inter obviamente mostrava maior entrosamento e conseguia ter mais posse de bola, pricipalmente quando D´Alessandro a conseguia segurar. O Grêmio tinha mais dificuldades. Conseguia jogar quando a bola passava por Souza e Orteman, saíam triangulações pelos lados do campo mas faltava jogadas de área. Soares muito sozinha, faltava a opção para uma jogada mais forçada na frente. O inter criou as melhores chances da primeira etapa. Nos chutes para fora de Gustavo Nery, Nilmar, no chute de Taisson defendido por Marcelo Grohe e no rebote pego por D´Alessandro e salvo por Amaral. Gêmio ameaçou na cabeçada de Rudinei, que Clemer pegou no susto e no voleio de Léo.


Cedo no segundo tempo, bola vencida no alto pelo Inter (Roth reclama, com razão, de falta em Souza) e num bate e rebate entre os zagueiros do Grêmio (jogada de Pinball), Nilmar tem a sorte de a bola cair em seus pés, e tem a competência de encobrir Marcelo Grohe e abrir o placar. Grêmio reage e vai para cima, sempre com Souza, que cria todas as jogadas de ataque. Seus chutes e cruzamentos levaram perigo.

Com pouco mais de 20 minutos do segundo tempo, bola na ponta esquerda de ataque do Grêmio. Cruzamento para dentro da área colorada e a bola é interceptada pela mão de um defensor vermelho. Pênalti. Eu estava de frente para o lance vi claramente, mas o estádio inteiro reclamou. Gaciba se fez de louco e não marcou.

Segundos depois, escanteio curto do Inter, desatenção defensiva do Grêmio e Índio subiu sozinho no segundo pau para fazer o segundo gol. Roth colocou Perea, que, somado as alterações anteriores (Adilson e André Luís), fez o Grêmio crescer. Tite tentou se resguardar com Edinho. No entusiasmo do time e da torcida surgiu empate. Bela assistência de Orteman, Perea teve calma para deixar Índio no chão e fuzilar Clemer. Pressão sobre a defesa colorada. Aos 43, Soares gira na entrada da área, chuta forte, Clemer espalmou para o alto mas não conseguiu evitar o gol de empate gremista




Lamenta-se o calendário e a ausência dos titulares. Mas também lamenta-se a ausência de alguns reservas como Reinaldo e Felipe Mattioni. Grêmio jogou dois clássicos sem um lateral direito.

Gostei muito do Souza, melhor em campo (ao menos pelo lado do Grêmio). Lhe faltou um pouco de "parceria" na armação de jogadas de ataque.

William Magrão foi bem. Ganhou a grande maioiria das divididas e disputas de cabeça. Se impôs.

Orteman começou muito bem. Depois acusou a falta de ritmo de jogo e o desontrasamento com os demais.

Rudinei muito mal. Ficou sem função entre o ataque e o meio campo. Talvez o único erro de Roth.


Gaciba é o melhor produto de exportação da arbitragem gaúcha. Mas para o mercado interno não serve. Impressionante como ele se afeta quando tem que apitar jogos da dupla. Não só pelo pênalti não marcado. Não só por não ter mostrado cartão para Índio, que fez falta idêntica, em questão de segundos, a que Jean fez e ganhou amarelo. Não só por ter dado apenas 3 minutos de descontos num segundo tempo de 4 gols (e longas comemorações) e 6 substituições. Não só pela falta não marcada em Souza na origem do 1º gol colorado. Não só pela solada em Helder não marcada no primeiro tempo. Não só por ter feito uma "cena" com os gandulas. Por tudo, por mudar o estilo, por não deixar o jogo correr. Etc...


Não sei ao certo se 23 mil pessoas é bom público. Mas tenho certeza que 19h20min é um péssimo horário para Futebol. Não só para quem vai ao estádio, mas para a cidade como um todo, que é afetada bem na hora do rush.

O ideal é vencer todos os jogos e ganhar todos os títulos. Mas isso é o ideal. A realidade é que essa Sulamericana não leva a nada. Avançar nesse campeonato só atrapalharia o desempenho no brasileirão. Outras fases preliminares virão com mais facilidade do que uma boa campanha no campeonato brasileiro.

Banguzinho invicto e cumpridor.

Eliminado no formulismo? Espero que ninguém repita essa besteira, muito dita pelos idos de 2006.

Fotos: Gremio.net, ClicRBS e Terra


Grêmio 2 x 2 Internacional
Nilmar 47´
Índio 70´
Perea 84´
Soares 88´


GRÊMIO
: Marcelo Grohe; Leo, Jean e Amaral (Adilson, 15'/2ºT); Makelelê (Perea, 30'/2ºT), William Magrão, Orteman, Souza, Rudnei (Andre Luis, 3'/2ºT) e Hélder; Soares.
Técnico: Celso Roth.

INTERNACIONAL: Clemer; Indio, Bolívar e Marcão; Ricardo Lopes (Andrezinho, 46'/2ºT), Magrão, Guiñazú, D’Alessandro (Edinho, 28'/2ºT) e Gustavo Nery; Nilmar e Taison (Daniel Carvalho, 25'/2ºT).
Técnico: Tite.

Copa Sulamericana 2008- 1ª Fase - Jogo de Volta
Data: 28/08/2008 – quinta-feira - 19h20min
Local: Estádio Olímpico (Porto Alegre, RS)
Público Total: 23.960 (21.679 pagantes)
Renda: R$ 520.122,00
Árbitro: Leonardo Gaciba (RS)
Auxiliares: Roberto Braatz (PR) e Alessandro Rocha (BA)
Cartão Amarelo: Jean, W.Magrão, Hélder ; Indio, Guiñazú, Clemer, Daniel Carvalho
Gols: Nilmar, 2'/2ºT ; Indio, 25'/2ºT (0-2); Perea, 39'/2ºT (1-2); Soares, 43'/2ºT

8 comentários:

Gabriel disse...

É, mas se você lembrar as competições anteriores, o Grêmio foi eliminado ou nos penaltys ou pelo critério de gols fora de casa.

guilherme disse...

EXCELENTE JOGO!

Nos livramos da Sudamericana sem perder e agora podemos nos focar no título brasileiro. GRÊMIO B mostrando muita eficiência, mais 5 minutos e marcariamos mais um naquele bando de morto do intermunicipal.

Não tenho nada contra a Copa em si, até gostaria de conquistá-la, mas na atual circunstância da temporada o mais importante ao GRÊMIO é focar-se totalmente na Liga.

AULA DA TORCIDA GREMISTA NO OLÍMPICO MONUMENTAL QUE, AO CONTRÁRIO DA COLORADA QUE AO LEVAR O GOL DE EMPATE SE CALOU VERGONHOSAMENTE NO BEIRA LAGO, NAO PAROU DE CANTAR UM SÓ INSTANTE.

GRÊMIO ÜBBER ALLES!

Vicente Fonseca disse...

Última frase perfeita. Aqui de longe eu precisava ler o Grêmio 1983 para ter uma nocão mais clara do pensamento gremista aí de Porto Alegre.

Abraco!

Anônimo disse...

depois desse jogo acho que o inter ja sabe quem manda e se nao sabe e tricolor gaucho seus colorado loki

Gustavo disse...

É legal perceber que era possível eliminar o Inter, jogando com um time recheado de reservas. Teria sido fantástico.

Mas, sem dúvida, a eliminação foi efetuada da melhor forma possível, com banguzinho invicto.

João disse...

Avaliador nota ZERO
Excluímos da nossa proposta fazer a análise dos jogos. Por um motivo simples. Há bons blogs gremistas a realizar com maestria essa tarefa. Exemplificando o Grêmio 1983 e o Blackão.
Mas há questões que não podem passar em branco.
Vejamos, na avaliação individual dos jogadores do Gre-Nal feita, hoje, por Zero Hora:

Marcelo Grohe
Três defesas salvadoras no primeiro tempo e outra no segundo. Não teve culpa nos gols do Inter. 7

Clemer
Ia muito bem até o segundo gol do Grêmio. Faltou agilidade, após a primeira Defesa, para se recuperar a tempo de evitar o empate. 6

Ou seja, Marcelo fez 04 defesas salvadoras e não teve culpa nos gols do adversário. No entanto, recebe um único pontinho a mais do que o goleiro que foi diretamente responsável pelo gol de empate do Grêmio.
Um único pontinho a mais.
Pode?


SOUZA
Não foi o articulador maior que se esperava. Mas lutou até o fim e não se escondeu do jogo, o que é um dado bastante positivo. 6

Celso Roth e os principais comentaristas declararam que Souza foi, do Grêmio, o nome do jogo .
No entanto, recebe apenas nota 06, quando D´Alessandro que não foi o nome do jogo recebe nota 07.
Pode?

É cegueira, burrice ou falta de isenção mesmo?
Resposta com os amigos leitores

Outra coisa: não me venham com grande atuação do árbitro. Critérios de faltas e cartões totalmente parcializados a favor dos vermelhos.
Postado por João Silva às 5:19 PM 0 comentários Links para esta postagem
Marcadores: Grêmio, Marcelo Grohe, Souza, zero hora

Anônimo disse...

GREMISTA: por uma maior valorização dos sócios, apóie a redução da cláusula de barreira das eleições do Grêmio de 30% para 20% - http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/1178

Anônimo disse...

GREMISTA: por uma maior valorização dos sócios, apóie a redução da cláusula de barreira das eleições do Grêmio de 30% para 20% - http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/1178