quarta-feira, novembro 19, 2008

Racismo?

Desde a eleição do Grêmio, eu tenho achado muito estranhas estas notícias que vem sendo publicadas "contra" a Geral.

Eram coisas menores, superdimensionando alguns fatos; inventados outros. Misturando versões fantasiosas com um resquício de realidade.

Mas essa passou todos os limites.

A Geral tem sim seus problemas, mas também tem suas virtudes. Se um supera o outro? não é o que se discute aqui.

Um sujeito disparou arma de fogo contra cidadãoes em uma rua de Porto Alegre. É um problema de polícia. Ponto final.

Valer-se disso para atacar o Grêmio, sua torcida, a Geral ou parte dela é um golpe baixo.

Se um sócio do União (Ou Sogipa, Juvenil, qualquer outro clube) atira em uma rua próxima ao clube, qual a responsabilidade da instiuição? O presidente do clube deve tomar alguma atitude?

Se ocorre uma confusão na saída de um show, a responsabilidade é da banda?

Mas o Grêmio dá uma sala para a Geral. E daí? O Grêmio também disponibiliza sala para outras torcidas, departamentento consular, etc... Também existe uma sala de imprensa no Olímpico. Se algum repórter comete um crime tem o Grêmio alguma culpa por "abrigar" o indivíduo.

Além do mais, falam dessa sala como se fosse um palácio. E falam do dinheiro como se fosse uma fortuna. Tem gente vivendo às custas de torcida, em porto alegre e no resto do brasil, há muito tempo. Por que só falar nisso agora? Por que falar de uns e esquecer de outros?


Golpe mais baixo ainda é acusação de racismo.

Aparentemente, os membros da Máfia viraram santos, e passaram a ter credibilidade. O que eles dizem é verdade a ser impressa em jornal.

Pior ainda é ver que pessoas que deveriam ter algum senso crítico acreditar em uma besteira dessas.

Ora, não me parece nem um pouco razoável que uma torcida que ostenta faixas reverenciando um jogador negro (Anderson) e um nordestino (Dinho) fique incomodada com faixas de outros Gremistas negros.


Se existem racistas na Geral? não sei, devem existir. Assim como podem existir pedófilos, drogaditos, agressores de mulheres, estelionatários e etc..., Não há um controle sobre o caráter das pessoas que frequentam aquele espaço. Mas, ao menos na minha experiência, nunca vi ou fiquei sabendo de nada parecido com que é descrito nesta denúncia, que é tão rídicula que nem vale a pena refuta-la.

Existe sim algum dinheiro rolando nas torcidas. Existe um certo tráfico de influências. O que gera uma grande disputa de egos. Foi o que gerou esse confronto. Mais um, entre tantos no futebol. Na imensa maioria dos jogos em Porto Alegre são registrados ocorrências nos juízados especiais. Recentemente comemorou-se que, devido ao baixo público, na partida entre Inter x Ipatinga não houve ocorrências.

Essa comoção surgida junto com a absolvição dos acusados no caso dos banheiros químicos não se justifica. Crimes que tem o futebol como pano de fundo não tem maior ou menor importância do que qualquer outro crime. São responsabilidades do estado, e não dos clubes.

Alguém se lembra da última acusação de racismo feita contra a geral? Recordam-se do estardalhaço feito pela imprensa? E como ficou o caso? tem tido algum acompanhamento pelos jornalistas?

Por último, esta história do vídeo está muito mal contada. Adicionado no dia da publicação das notícias, excluído no dia seguinte. Ainda bem que alguns jornalistas começam a demonstrar alguma capacidade de discernimento. Talvez seja tarde demais, pois parte do estrago já está feita.

10 comentários:

Gustavo disse...

Muito lúcida a tua avaliação, André.
Quanto à absolvição do caso dos banheiros, concordo contigo (em comentário teu feito no Impedimento) que o inquérito foi mal elaborado e que, por causa disso, deu em pizza.

No entanto, isso não poderia ter acontecido. Uma punição exemplar aos culpados pelo ocorrido no Beira-rio teria um efeito multiplicador muito positivo sobre os maus elementos.

André Kruse disse...

Pois é. Pra ficar em um só detalhe. Quantos banheiros foram queimados? só 10 pessoas participaram disso tudo?

Não concordo muito com essa coisa de punição exemplar. Punição tem que ser justa.

Anônimo disse...

QUE PIADA! IMPRENSA SEMPRE PROCURANDO MEIOS DE PREJUDICAR A TORCIDA GERAL DO GRÊMIO, INVENTANDO FATOS E ACRESCENTANDO DETALHES INEXISTENTES!

O QUE SE PASSOU FOI O SEGUINTE: É SABIDA A ALIANÇA EXISTENTE ENTRE A MAIORIA DAS TORCIDAS DO GRÊMIO COM A TORCIDA IMPÉRIO ALVIVERDE, DO CORITIBA. O QUE ACONTECEU FOI QUE, APARENTEMENTE, UM SUJEITO IDENTIFICADO COMO COMPONENTE DA TORCIDA MAFIA INDEPENDENTE ESTAVA TENTANDO ARRUMAR CONFUSAO COM OS REPRESENTANTES DA IMPÉRIO, E LOGO FOI CONTIDO PELOS INTEGRANTES DA MESMA.

MAIS TARDE OCORREU UMA CONFUSÃO ENVOLVENDO OS MESMOS INTEGRANTES DA MAFIA CONTRA PIBES DA GERAL JUNTAMENTE COM INTEGRANTES DA IMPÉRIO ALVIVERDE E TORCIDA JOVEM DO GRÊMIO.

NO FINAL DO JOGO, ENTÃO, AFIM DE ACERTAR CONTAS, ALGUNS INTEGRANTES DA MÁFIA SE DESLOCARAM ATÉ O BAR DA GERAL, ONDE OCORRERAM OS TIROS.

OU SEJA, ABSOLOUTAMENTE NADA RELACIONADO A RACISMO OU QUALQUER OUTRA COISA QUE VEM SENDO INVENTADA PELA IMPRENSA AFIM DE PREJUDICAR A GERAL!

Anônimo disse...

Acrescentando o que disse o cara de cima:
1° - não foi um torcedor da Máfia que arrumou confusão, e sim um torcedor da extinta Raça.
2° - A Raça era aliada com a Fanáticos do Atlético-PR, uma razão para a Império ir para cima do torcedor da Raça.
3° - Desta forma, vendo um gremista apanhar dos torcedores do Coritiba, torcedores da Máfia que estvama perto do local foram socorrer o gremista, e arrumaram mais confusão com a Império, que como o cara disse é aliado da Geral e da Jovem.
4° - Com certeza os caras da Império foram reclamar com os da Jovem e da Geral.
5° - Ao ficarem sabendo da bronca com a Máfia, a Geral se organizou para brigar com a Máfia após o jogo.
6° - Mas os tiros foram bem depois da partida, lá por volta da meia-noite.
7° - Como já falado, nada tem a ver com Racismo, e sim num desentendimento acerca de alianças, juntamente com desentendimentos de outros tempos, envolvendo dinheiro principalmente. Afinal, a Máfia é formada por dissidentes da Geral.
8° - O grande problema é que já se fala em vingança no dia 7 de dezembro, no jogo contra o Atlético Mineiro, último jogo do ano no Olímpico.

- Outra coisa: o Paulão saiu da Geral e está com os cara da Máfia, e chegou a fazer parte da briga. Portanto, há um racha forte dentro da Geral.

Douglas Habibe disse...

É a "bambipress" trabalhando por fora, tentando tumultuar o ambiente gremista na reta decisiva do Brasileirão.
.
Eu devo fazer um post sobre isso, mas já fiz o upload da tendenciosa matéria que saiu no Jornal da Bandeirantes ontem.
.
Segue o link:
.
http://www.youtube.com/watch?v=Szdkw8mDK7M

nelson ramão disse...

Porque será que a imprensa não deu a mesma "ênfase clubística" quando há alguns dias atrás um jovem acadêmico da PUC foi assassinado numa festa que acontecia nas dependências da Associação dos Funcionários do Sport Club Internacional?

Anônimo disse...

Boas as observações.
Quanto ao caso dos banheiros químicos, tecnicamente fica muito difícil fundamentar uma decisão condenatória em casos desse tipo, pois há grande dificuldade em individualizar a conduta de cada pessoa,tendo em vista que uma condenação não pode ser genérica. Ademais causaou-me surpresa o fato de a denúncia ter sido recebida pelo juiz.
Nem sequer é o caso de deficiência do inquérito, em crimes de multidão raramente é possível haver punição por impossibilidade fática e jurídica.

Tales disse...

Alguem sabe o que foi que aconteceu no jogo do tricolor vs o xavante ???
Me lembro de um grande deslocamento de integrantes da Geral para o lado da Máfia...eu estava no jogo
A Geral de protesto por ter perdido o apoio e a Máfia do mesmo jeito!A máfia até o inicio do segundo tempo não fede nem cheira
De repente!começa um grande deslocamento de integrantes da Geral para o lado da Máfia...
Uns dizem q foi por causa do subsidio.Outros disseram q foi por causa q o Paulão estava na Máfia e ai os da geral foram pra Máfia.Outros disseram q os integrantes da Geral estavam com medo da Máfia e resolveram se aliár a torcida
O que ouvi realmente ?

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Zandor disse...

bla bla bla

http://www.youtube.com/watch?v=YqYlulEHSxw