quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Gauchão - Grêmio 3 x 0 Brasil-Pel


Roth surpreendeu com a escalação do time misto. Um 4-4-2 com 3 volantes na teoria. Na prática Makelele jogou como um meia-direita. Rapidamente o Grêmio passou a mandar no jogo e atuar no campo do Brasil. Jogadas pelas duas pontas: pela direita com Makelele e Wellington e pela esquerda com Jadílson. No ataque Jonas jogava mais recuado, ainda que centralizado, e Herrera era o centroavante. O tricolor criou várias chances, parou boas defesas de Danrlei e na trave. Aos 24 Jadílson foi a linha de fundo, cortou para trás, a bola ficou no seu pé ruim, mas ele cruzou de três dedos com o esquerdo e Herrera abriu o placar de cabeça. O gol trouxe a certeza dos três pontos para o Grêmio. Já no final do primeiro tempo Makelele fez o segundo, após novo cruzamento de Jadílson.

Roth mudou para o segundo tempo, entraram Orteman e Reinaldo, saíram Jonas e Adílson (titulares). A segunda etapa em si foi sonolenta. A acertada expulsão de Jorge Mutt fez com que o Brasil se limitasse a evitar o pior. Aos 37 Orteman fez jogada com Roberson e marcou o terceiro gol.


Danrlei obviamente foi ovacionado. Para minha surpresa, uma vez que não vinha bem na competição, teve boa atuação. Errou em dois lances apenas. Num rebote que soltou para frente, que Makelele acabou acertando a trave, e numa furada após um recuo feito por um companheiro. Fez uma grande defesa em chute a queima-roupa de Herrera.

O preparo físico do Brasil é claramente precário. Por motivo óbvios.

Boa presença da torcida Xavante no Olímpico.


É díficil uma jogador defensivo se destacar contra um adversário sem pretenções ofensivas. Ainda assim não gostei da atuaçao de Diogo ontem.

Douglas Costa teve atuação discreta. Mostra qualidade em vários momentos. Talvez falte ritmo de jogo.

Jadílson deu o passe para os dois gols da primeira etapa. Com exceção do lance do gol de Herrea, ele jamais levantou a cabeça antes de cruzar. E levou bolas nas costa. Corrigiu isso no segundo tempo guardando mais a posição.

Ao contrário da equipe da Rádio Gaúcha eu não me empolguei com Orteman. Entrou contra um adversário que já estava morto em campo.

Sei que na prática isso não altera nada, mas Róberson não precisa jogar de chuteiras laranjas. Existem opções mais discretas para um jogador que está começando.

Desde a divulgação da tabela já se previa que o Grêmio dificilmente seria o primeiro colocado geral da primeira fase. Menos mal que conseguimos a primeira colocação no grupo. Ao menos o time não sairá de Porto Alegre na maratona de 4 jogos em 8 dias que virá na seqüência.


fotos: Gremio.net e ClicRBS

Grêmio 3 x 0 Brasil de Pelotas
Herrera 24´
Makelele 45´
Orteman 82´

GRÊMIO: Victor; Wellington, Leo, Héverton e Jadilson; Diogo, Adilson (Orteman, intervalo) Makelelê e Douglas Costa; Herrera (Róberson 19/2ºT) e Jonas (Reinaldo, intervalo).
Técnico: Celso Roth.

BRASIL: Danrlei; Adriano Sella, Pereira, Eliandro e Gleidson; Luciano, Cleber Gaúcho, Fred (Picon 29/2ºT) e Gabriel (Porcellis, intervalo); Magno (Rodrigo, intervalo) e Jorge Mutt.
Técnico: Claudio Duarte.

Gauchão 2009 - 1ºturno - 3ª Rodada (jogo atrasado)
Data: 17/02/2009, terça-feira,20h30min
Local: Estádio Olímpico (PortoAlegre, RS)
Público: 11.603 (9.865 pagantes)
Renda: R$ 132.824,00
Árbitro: Anderson Daronco
Auxiliares: José Eduardo Calza e Edson Arnhold
Cartão amarelo: Jorge Mutt, Pereira e Gleidson (B)
Cartão vermelho: Jorge Mutt (B) 9 do segundo tempo.
Gols: Herrera 24, Makelelê 45 do primeiro tempo; Orteman 37 do segundo tempo

6 comentários:

Vicente Fonseca disse...

Também não me empolguei com o Orteman. Errou o chute quando fez seu gol, inclusive. É que pegou tão mal que Danrlei foi surpreendido.

Tenho uma dúvida, André, e tu és o mais indicado pra me solucionar. O Grêmio pode inscrever quatro estrangeiros na Libertadores? Se não, um dos dois entre Orteman e Perea ficará de fora. Acho que o colombiano nem será inscrito nesta primeira fase, já que demorará a se recuperar.

Obrigado pela referência e um abraço.

Sancho disse...

Pode inscrever quantos estrangeiros quiser, mas só poderá ter 3 entre os 18 que assinam a súmula a cada partida.

San Tell d'Euskadi disse...

Caso o Grêmio vença seus dois jogos, e os vermelhos empatem ambos, se os dois chegarem à final da TFC, ela será no Olímpico.

André Kruse disse...

Vicente o regulamento é omisso quanto a isso. O clube tem que obedecer o que a sua federação manda. E no caso é isso que o Sancho disse.

Outro lance que Orteman protagonizou foi a tentativa de dominar de cabeça uma bola que estava na altura do joelho.

Pelo que disseram na rádio, eu nao li o regulamento do gauchao sobre isso, isso so acontecerá se o inter ganhar somente nos penaltis. Ganhando na prorrogação valeriam os 3 pontos (algo que eu nao concordo).

Vicente Fonseca disse...

Bah, não sabia dessa. Achei que só valeria a campanha da primeira fase do Carvalhão pra decidir os mandos de campo.

Obrigado pelas informações, gurizada.

Márcio C. M. disse...

Ou falta ritmo de jogo ou o Orteman é mto ruim mesmo. Cada jogo ele é o protagonista de um lance bizonho, como a dominada de cabeça estilo minhoca, ou o cruzamento de rosca pra trás contra o VEC.

Diogo também é mto ruim, precisamos de um volante que venha e entre jogando.

Danrlei é Rei.