terça-feira, fevereiro 03, 2009

Novas Camisas? III

Vazaram as novas camisas?

Aparentemente as fotos começaram a rolar na quarta-feira. Fui alertado nos comentários do blog pelo Francisco Luz. Fui atrás das fotos e postei aqui no blog na quinta de manhã. Pouco mais de uma hora depois recebi um email de um sujeito dizendo que era ele que, aparecia nas fotos, pedindo para deleta-las. Não tinha porque duvidar dele. Tirei o post do ar. A mesma coisa aconteceu em vários blogs. (Clube da Bolinha, Minhas camisas, Grêmio Libertador)

Estas fotos ainda pode ser encontradas em diversos sites (como aqui). Para mim parece ser verdadeira, as camisas fecham com a descrição dada pelo César Pacheco. De um modo geral gostei. Na tricolor gostaria de ver o distintivo maior, e não consegui observar detalhes das mangas e ombro. Também não gostei do símbolo da Puma estar novamente em dourado. Na branca penso que a listrar poderiam seguir na parte de trás da camisa.

Ainda na quinta, surgiram fotos de outras camisas. (publiquei e ninguém pediu para tirar)Aí sim ninguém entendeu mais nada. Essas não fechavam com a descrição do Pacheco, mas estranhamente traziam o Patch dos 50 anos da Libertadores. Não gostei. A branca é muito sem graça. Na tricolor a gola preta e dourada não me agradou nenhum pouco. Sem falar no Patch no meio do peito, que estraga as duas camisas. Deveria ir nas mangas, como os demais clubes da competição estão fazendo.

Mas afinal, o que são estas camisas?

Falsas, verdadeiras ou testes da Puma?

Me pareceram verdadeiras, por diversos motivos. Mas será que o Grêmio vai lançar estas mesmo? (ouvi dizer que uma campanha de marketing já foi cancelada)

Não me agrada a idéia de um uniforme exclusivo para libertadores. A camisa tricolor deve ser uma só.

Bom, mas já me perdi nas divagações aqui. O importante era dizer que somente nos sábados as camisas foram aparecer na mídia tradicional.

O Correio do Povo não deu certeza, mas deu crédito ao site Minhas Camisas. Não sei se o crédito é devido, pois não foi o site o responsável pelo vazamento. Também não sei se esse crédito foi uma atitude nobre de não roubar o mérito dos outros e se foi uma maneira de não se responsabilizar pela informação.

Na Zero Hora a notícia ganhou a capa do jornal, mas as fotos são creditadas vagamente a Internet (Muito embora sejam as imagens retiradas do Minhas Camisas). A ZH foi garantiu que se tratam das novas camisas.

Curiosamente, nem a ZH, nem o CP e nem o Minhas Camisas publicaram a foto da segunda camisa branca.

Enfim, isso tudo revela que o Grêmio está lidando muito mal com essa questão do lançamento de novos uniformes. O correto seria que no primeiro jogo de 2009 o time já atuasse com o novo fardamento, que já deveria estar a venda. Em relação aos últimos anos, ter o lançamento em fevereiro é um claro avanço, mas ainda longe do ideal.




"Roupa nova
Uniforme é revelado na internet

O Grêmio organiza um evento no Olímpico para apresentar com pompa seu uniforme para 2009. Mas desde quarta-feira, as fotos com as novas camisetas já circulam na internet. A grande inovação estará no uniforme reserva, com listras brancas e azuis celeste e sem o preto.

Oclube e a Puma, fornecedora do material esportivo desde 2005, criaram também uma camiseta diferenciada para a Libertadores. Ela será a tradicional tricolor, com listras verticais. A novidade está na volta dos pretos nas mangas e na gola, que será polo e terá o V em amarelo. No peito, terá um selo comemorativo aos 50 anos da competição sul-americana.

Nos jogos do Gauchão, o time usará um uniforme parecido com o da Libertadores. A única diferença estará no branco das mangas e da gola, em V.

A ausência do preto no uniforme reserva, que era azul celeste, estranha pela quebra da tradição e pelo sucesso que fez a camiseta preta lançada há alguns anos. Mesmo que não fosse usada em jogos, caiu nas graças da torcida e bateu recordes de venda.

Ontem, o clube desmentiu que as camisetas colocadas na internet sejam os modelos para 2009. Mas segundo algumas fontes contatadas por ZH, trata-se, sim, do uniforme desenhado para a temporada. Normalmente, os clubes mantêm sob sigilo os modelos, para causar impacto nas vendas e para evitar a pirataria."



5 comentários:

Anônimo disse...

Por contrato, a Puma lança seus uniformes para o Grêmio em abril/maio. Os fardamentos devem durar um ano inteiro e os primeiros foram nessa época.

Assim, o uniforme do Brasileiro de um ano é o mesmo do Gauchão do ano seguinte.

O lançamento de uniformes exclusivos para a Libertadores (já tentado, sem sucesso, em 2007) é uma maneira de driblar essa obrigatoriedade.

Depois do Estadual, virão os uniformes 2009-2010.

Cassol disse...

André K.,
falando sério mesmo, tu não cogita que esse lance de vazar as fotos pode ser uma estratégia de marketing, no que os especialistas chamam de VIRAL?
Abraço.

André Kruse disse...

Acho que não. O apelo do cara me pedindo para tirar as fotos me pareceu bem sincero.

Não duvido que depois de lançadas as camisas alguem saia com essa de que tudo havia sido planejado, inclusive o "vazamento" (Tipo aquela história do Dallegrave X Gabiru), mas acho que não é o caso.

Fiquei sabendo de boatos sobre um site que ia ser feito e acabou cancelado.

E acho que é desnecessário criar mais mistério em torno da camisa. Ano passado o lançamento do fardamento foi ums das noticias mais lidas do ClicRBS:
http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=1&local=1&template=3948.dwt&section=Blogs&post=136762&blog=30&coldir=1&topo=3994.dwt

Mas nunca se sabe, to indo no puro palpite.

Anônimo disse...

Do "Grêmio Libertador":

o Grêmio anuncia a venda das camisas no seu saite:

http://www.gremio.net/shop/shop_category.aspx?language=0&category_id=21

Tarsis disse...

André, se houver tempo para opiniar, peço para que tu veja o post do Bruno.

http://gremio1903.wordpress.com/2009/02/03/ideias-e-opinioes-sobre-a-gremio-2009/

Se gostar do desenho e puder apoiar a idéia, seria muito grato.

Abs!